Tutoria Caminho de Aprendizagem

Quando foi feito o Caminho de Aprendizagem, eram considerado tutores aqueles que já eram treinadores. Agora existem pessoas que concluíram o caminho e são Multiplicadores e não temos definido sobre se essa pessoa esteja apta a oferecer a tutoria.

Pedro Araujo Mendes Sun 24 Jul 2016 7:01PM
neste sentido eu acho:
- ter experiência aprofundada com o DD para poder tirar dúvidas e apoiar no caminho
- maturidade no uso do DD para poder apoiar dentro de experiências pessoais
Mariana Chicaybam Tue 26 Jul 2016 2:15AM
o que vc entende por experiência aprofundada e maturidade no uso?

Pedro Araujo Mendes Tue 26 Jul 2016 2:54AM
ter praticado mais, facilitado, dado cursos, etc... maior vivência com o DD em todos os seus níveis, algo que somente o caminho de aprendizagem para multiplicador pode não suprir...
Felipe Simas Tue 26 Jul 2016 5:36PM
Uma vez que estamos desenhando os passos para chegar de multiplicador a treinador, me parece melhor aguardarmos para então voltarmos neste ponto. Concordo com o Pedro, para a pessoa ser tutora no caminho de aprendizagem me parece importante que seja alguém que já deu alguns (vários) cursos introdutórios sozinha, deu palestram facilitou aprofundamento e realizou diversas aplicações do DD em projetos próprios e na assessoria a outros projetos. Mas aí, tendo feito isto, já é praticamente um treinador.... Neste sentido, me parece que seria melhor manter que os tutores precisam ser treinadores. Gente, são ideias para refletirmos. Não estou propondo ou bloqueando nada ok?
Nara Pais Wed 27 Jul 2016 1:12AM
Concordo com o Felipe que faz sentido que o tutor seja treinador, uma vez que esta sendo aprovado o caminho para isso. No entanto, também acredito que a principal pessoa que deve decidir quem será seu tutor é o caminhante. Por exemplo, se em uma região ainda não existem treinadores ou os treinadores estao ocupados e existe um multiplicador com experiencia disposto a ser tutor de alguem, acho que não deveria haver impeditivo. Talvez nesse caso, ou ate em todos os casos, seria interessante um treinador avaliar o caminho e validar o processo.

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 5:06AM
Eu acho que a principal pessoa pra decidir sobre a tutoria é a relação. Nem somente quem esta entrando no caminho, e nem só o tutor, habitando o lugar entre, em um ganha-ganha.
Sobre sua proposta, tenho uma pergunta esclarecedora: como validar se este multiplicador tem experiência suficiente para tutorar alguem? Lembrando que o trabalho de tutoria é diferente de estar apto para dar um curso.

Gabriel Siqueira Wed 9 Nov 2016 12:12AM
Concordo que é importante ter critérios. Quanto a ter concluido o Caminho de Treinador, não sei se é necessário. Eu comecei meu caminho com a Raquel antes dela ter concluído, mas já super empoderada....

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 4:58AM
Gabriel, no caso específico da Raquel Davi, tenho uma ressalva: ela começou a te orientar no caminho de aprendizagem já tendo concluido todos os pré requisitos para ser treinadora (aplicou o programa de captação empoderada, co facilitou cursos de aprofundamento e cer, dentre diversas outras coisas). Um caso semelhante é o Paulo César em Brasília.
Mas acho que tem multiplicadores que ainda não tiveram toda esta experiência, o que pode deixar a desejar caso se tornem tutores prematuramente.

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 5:02AM
No caso da Raquel Davi e do Paulo César, eles começaram a ser tutores quando não estava muito claro e nós ainda não tínhamos muita experiência neste caminho de aprendizagem. Agora com mais experiência adquirida, me parece mais apropriado que o tutor seja um treinador.

Flavia Vivacqua Wed 9 Nov 2016 3:37AM
Me parece importante é coerente reforçar a voz de que para ser tutor e necessário ser treinador. Acredito que devemos ao máximo cuidar para não atropelar processos ou não antecipalos, seus tempos, aprofundamentos, maturidades.
Acho que com os perfis dos treinadores atualizados e tornado público, será mais fácil uma pessoa interessada saber que ela gostaria para tutoria-la, mesmo estando em outro estado... Inclusive, acredito que faça parte desse aprofundamento conhecer pessoas, projetos e lugares onde o DD se realiza. Tambem, já temos tecnologia para isso e eh o próprio caso da Raquel.

Flavia Vivacqua Wed 9 Nov 2016 3:37AM
Apoio às falas do Pedro e do Felipe.

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 5:13AM
minha sugestão é dar um passo por vez:
- antes, somente um treinador de treinador poderia dar um ToT (Treinamento de Treinadores) e apoiar na formação de treinadores... já foi um grande processo de evolução o Caminho de Aprendizagem (que aumentou a qualidade da formação, descentralizou e fortaleceu o senso de comunidade).
Assim sendo, sugiro deixar como pré requisito para ser um tutor, ser um treinador, com uma data de validade da proposta e critérios claros de reavaliação (tipo: a oferta para caminhante foi adequada? a qualidade do processo foi garantida? etc...) e depois reavaliar esta proposta.... dentro do mantra: bom pra agora, seguro pra se tentar!!!

Gabriel Siqueira Wed 9 Nov 2016 5:39PM
Eu entendo e acolho as colocações de vocês. Mas, pelo menos daqui de onde estou olhando, do meio do Caminho de Aprendizagem para me tornar multiplicador, me parece que o Caminho de Treinador é bastante longo e exigente. Será que não é viável que o requisito para ser tutor de alguém no Caminho de Multiplicador, basta a pessoa estar no Caminho de Treinador e seu Treinador que está acompanhando nesse caminho dê o aval?

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 5:57PM
É uma possibilidade!

Tanya Stergiou Fri 11 Nov 2016 11:20AM
Olá Gente, trago um outro ponto. Tive a oportunidade de facilitar com várias pessoas diferentes e percebo que todos nos temos jeitos de formas diferentes de fazer as coisas. Isso traz um diversidade, uma beleza e as vezes um confusão, especialmente para quem está aprendendo. Sinto que os treinadores e multiplicadores precisam alinhar em algumas coisas para que podemos estar falando a mesma linguagem e facilitar o processo de multiplicadores tornar treinadores.
Felipe Simas Fri 11 Nov 2016 11:54AM
Olás,
No momento meu sentimento é parecido com o da Tanya. Irmos em fases, avaliando e alinhando a diversidade de saberes e fazeres do DD, inclusive a sua pedagogia e fundamentação teórica, por quem está mais ativo e mais antigo, acolhendo e absorvendo os que estão nos caminhos, os que participam de cursos, projetos e irmos monitorando e cuidando. Acredito que temos acertado bastante enquanto rede, apontando maneiras diversas das pessoas irem se graduando dentro do processo de forma alternativa ao convencional treinamento de treinadores. Meu sentimento no momento é mantermos a condição de treinadores como tutores. Isto não impede arranjos como o esboçado pelo Gabriel, no estilo comunidade de aprendizagem. Treinador - Multiplicador (a caminho de Treinador) - Caminhante a multiplicador. Contudo, entendo que neste desenho é o Treinador que é o tutor dos dois Caminhantes.

Pedro Araujo Mendes Sun 23 Apr 2017 5:13PM
Tive um AHA ganha-ganha!!!
Que tal um multiplicador tutorar alguem no caminho de aprendizagem com o apoio de algum treinadori?
Assim fica um ganha ganha... tipo: multiplicadoris tutoram pessoas no caminho de aprendizagem mas não sozinho. Sempre junto com o apoio de um treinadori. Assim cuida do processo, sem engessar ele.
@rafaelkamtoriotoga @gabrielsiqueira , o que acham deste arranjo ganha ganha?

Gabriel Siqueira Wed 26 Apr 2017 12:35AM
Estou super contemplado com a ideia, Pedro!

Poll Created Sun 30 Apr 2017 7:56PM
Tutoria Caminho de Aprendizagem de Multiplicadoris/Treinadores DD Closed Wed 3 May 2017 7:54PM
Pedro Araujo Mendes
Contexto: Após termos contruido o Caminho de Aprendizagem de Treinadoris/Multiplicadoris DD, surgiu uma dúvida sobre o que é necessário então para ser um Tutor do Caminho de Aprendizagem (basta ser um multiplicador? Somente treinadores?). Uma necessidade de clareza neste sentido se fez necessário, levando em conta termos um processo coerente, que preze pela qualidade e ganha-ganha.
proposta:
- para tutorar alguém no caminho de aprendizagem de MULTIPLICADOR, é necessário ser um treinador ou no caso do tutor ser um multiplicador, ter um treinador acompanhando junto o processo.
- para tutorar alguém no caminho de aprendizagem de TREINADOR, é necessário ser um treinador.
data de reavaliação: 10/11/2017
Results
Results | Option | % of points | Voters | |
---|---|---|---|---|
|
Agree | 100.0% | 3 |
![]() ![]() |
Abstain | 0.0% | 0 | ||
Disagree | 0.0% | 0 | ||
Block | 0.0% | 0 | ||
Undecided | 0% | 23 |
NP
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
3 of 26 people have voted (11%)

Pedro Araujo Mendes
Sun 30 Apr 2017 8:05PM
Seguro o suficiente pra se tentar e bom pra agora!
Pedro Araujo Mendes · Sun 24 Jul 2016 6:59PM
Acho que o primeiro ponto é refletiro sobre a pergunta: o que é necessário (e desejavel) para a pessoa exercer a tutoria?