Loomio
Fri 8 Jul 2016 3:42PM

Tutoria Caminho de Aprendizagem

RD RAQUEL DAVI Public Seen by 30

Quando foi feito o Caminho de Aprendizagem, eram considerado tutores aqueles que já eram treinadores. Agora existem pessoas que concluíram o caminho e são Multiplicadores e não temos definido sobre se essa pessoa esteja apta a oferecer a tutoria.

PAM

Pedro Araujo Mendes Sun 24 Jul 2016 6:59PM

Acho que o primeiro ponto é refletiro sobre a pergunta: o que é necessário (e desejavel) para a pessoa exercer a tutoria?

PAM

Pedro Araujo Mendes Sun 24 Jul 2016 7:01PM

neste sentido eu acho:
- ter experiência aprofundada com o DD para poder tirar dúvidas e apoiar no caminho
- maturidade no uso do DD para poder apoiar dentro de experiências pessoais

MC

Mariana Chicaybam Tue 26 Jul 2016 2:15AM

o que vc entende por experiência aprofundada e maturidade no uso?

PAM

Pedro Araujo Mendes Tue 26 Jul 2016 2:54AM

ter praticado mais, facilitado, dado cursos, etc... maior vivência com o DD em todos os seus níveis, algo que somente o caminho de aprendizagem para multiplicador pode não suprir...

FS

Felipe Simas Tue 26 Jul 2016 5:36PM

Uma vez que estamos desenhando os passos para chegar de multiplicador a treinador, me parece melhor aguardarmos para então voltarmos neste ponto. Concordo com o Pedro, para a pessoa ser tutora no caminho de aprendizagem me parece importante que seja alguém que já deu alguns (vários) cursos introdutórios sozinha, deu palestram facilitou aprofundamento e realizou diversas aplicações do DD em projetos próprios e na assessoria a outros projetos. Mas aí, tendo feito isto, já é praticamente um treinador.... Neste sentido, me parece que seria melhor manter que os tutores precisam ser treinadores. Gente, são ideias para refletirmos. Não estou propondo ou bloqueando nada ok?

NP

Nara Pais Wed 27 Jul 2016 1:12AM

Concordo com o Felipe que faz sentido que o tutor seja treinador, uma vez que esta sendo aprovado o caminho para isso. No entanto, também acredito que a principal pessoa que deve decidir quem será seu tutor é o caminhante. Por exemplo, se em uma região ainda não existem treinadores ou os treinadores estao ocupados e existe um multiplicador com experiencia disposto a ser tutor de alguem, acho que não deveria haver impeditivo. Talvez nesse caso, ou ate em todos os casos, seria interessante um treinador avaliar o caminho e validar o processo.

PAM

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 5:06AM

Eu acho que a principal pessoa pra decidir sobre a tutoria é a relação. Nem somente quem esta entrando no caminho, e nem só o tutor, habitando o lugar entre, em um ganha-ganha.

Sobre sua proposta, tenho uma pergunta esclarecedora: como validar se este multiplicador tem experiência suficiente para tutorar alguem? Lembrando que o trabalho de tutoria é diferente de estar apto para dar um curso.

GS

Gabriel Siqueira Wed 9 Nov 2016 12:12AM

Concordo que é importante ter critérios. Quanto a ter concluido o Caminho de Treinador, não sei se é necessário. Eu comecei meu caminho com a Raquel antes dela ter concluído, mas já super empoderada....

PAM

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 4:58AM

Gabriel, no caso específico da Raquel Davi, tenho uma ressalva: ela começou a te orientar no caminho de aprendizagem já tendo concluido todos os pré requisitos para ser treinadora (aplicou o programa de captação empoderada, co facilitou cursos de aprofundamento e cer, dentre diversas outras coisas). Um caso semelhante é o Paulo César em Brasília.
Mas acho que tem multiplicadores que ainda não tiveram toda esta experiência, o que pode deixar a desejar caso se tornem tutores prematuramente.

PAM

Pedro Araujo Mendes Wed 9 Nov 2016 5:02AM

No caso da Raquel Davi e do Paulo César, eles começaram a ser tutores quando não estava muito claro e nós ainda não tínhamos muita experiência neste caminho de aprendizagem. Agora com mais experiência adquirida, me parece mais apropriado que o tutor seja um treinador.

Load More