Loomio

[metodologia] Design Thinking

SO Samantha Orui Public Seen by 376

Tomei conhecimento sobre a existência dessa área dentro do design, em 2015.

Vou ler um livro agora, pela primeira vez, sobre o assunto: Design thinking : inovação em negócios.

Como é um livro gratuito, disponível na internet, vou postar aqui o link para o arquivo que eu baixei e salvei no Dropbox: https://www.dropbox.com/s/0pegnqnmshngnpr/Livro_Design_Thinking_-_Inovao_Negcios.pdf?dl=0.


Podemos ir trocando figurinha sobre o assunto, por aqui,

SO

Samantha Orui Mon 5 Jun 2017 9:32PM

Bom, eis o primeiro novo conceito que tomo conhecimento lendo sobre Design Thinking: pensamento abdutivo.

(...) ao pensar de maneira abdutiva, a solução não é derivada do problema: ela se encaixa nele. in: Design thinking: inovação em negócios

A abdução é uma das três formas canónicas de inferência para estabelecer hipóteses científicas. As outras duas são a indução e a dedução. A abdução foi a noção que Charles Sanders Peirce adaptou. in: Wikipedia


Se alguém tiver um insight sobre o assunto, não se intimide e compartilhe aqui.

SO

Samantha Orui Mon 5 Jun 2017 9:35PM

SO

Samantha Orui Mon 12 Jun 2017 9:20PM

Terminei de ler o livro.

Nele, as autoras explicam quais são as quatro fases que compõem o que é conhecido como Design Thinking e cada fase é explicada por meio da descrição de atividades práticas.

A primeira fase é chamada de Imersão; ela é subdividida em Imersão Preliminar e Imersão Profunda. A Imersão Preliminar é exemplificada por três metodologias. São elas: reenquadramento, pesquisa exploratória e pesquisa desk. A Imersão Profunda, por: Entrevistas, cadernos de sensibilização, sessão generativa, um dia na vida e sombra.

A segunda fase é chamada de Análise e Síntese e as metodologias utilizadas para exemplificá-la são: cartão de insight, diagrama de afinidades, mapa conceitual, personas, mapa de empatia, jornada do usuário e blueprint.

A terceira fase é chamada de Ideação e é caracterizadas por metodologias como braintorming, workshop de cocriação, cardápio de idéias e matriz de posicionamento.

A quarta e última fase descrita pela autoras é a Prototipação. Representam-na metodologias como: protótipo em papel, modelo de volume, encenação, storyboard e protótipo de serviços.

Vou anexar aqui, duas das metodologias citadas ao longo do livro: personas e jornada do usuário+blueprint.


Confesso que eu fico bastante chocada quando eu me deparo com o fato de que as pessoas se especializam em criar serviços; de todo modo, eu queria ler um livro sobre o assunto, para me familiarizar com a linguagem de quem trabalha com isso e, desse modo, me aproximar de suas visões de mundo.

AGN

Anie Gomez Nagamine Mon 26 Jun 2017 9:12PM

Boa parte desses livros são de administração de empresas e como tal, buscam criar necessidades para oferecer serviços 'criar serviços". Também acho essa ideia bastante chocante ( criar novas necessidades, programar para o consumo), mas podemos fazer uso da tecnologia e humanizá-la.