Loomio
Mon 8 Jun 2015 4:22PM

Loja Pirata - renovação do domínio

MO Maurício OUyama Public Seen by 189

Piratas. Essa semana chegou a cobrança pra manter o domínio www.lojapirata.com- custa 11 dólares ao ano a renovação, vocês acham que vale a pena manter?

A Loja está meio parada: tem muita coisa encalhada como chocalhos, tapa-olhos, mascara guy fawkes, que estão no estoque desde a I ANAPIRATA.

Vocês tem alguma ideia para ajudar a desovar?

ALB

André L B Kutianski Mon 8 Jun 2015 5:31PM

Gostaria de sugerir e apoiar/patrocinar uma reforma na loja pirata. Desde que descobri a loja tentei inumeras vezes comprar minha camiseta e bandeira, mas não consegui devido a não sei qual problema na loja do facebook. Enfim, desisti. Posso apoiar com um certificado SSL e hospedagem de uma loja mais bacana para usarmos como possível plataforma de arrecadação.

MO

Maurício OUyama Mon 8 Jun 2015 5:56PM

Opa, maravvilha andré, isso seria bem bacana, ceh topa ajudar?

ALB

André L B Kutianski Mon 8 Jun 2015 6:18PM

Topo sim! Patrocino a hospedagem e o certificado SSL para esse domínio! Também ajudo na confecção da loja. Podemos fazer em plataforma livre (wordpress/magento)

LS

Leonardo Sampaio Mon 8 Jun 2015 8:25PM

Então, eu super ajudo. Tenho uma loja online há 5 anos, a Mascate Online, uma micro empresa que hoje conta com 8 funcionários e um bom know-how. Me proponho a ajudar a desenvolver uma estrutura legal que não dê muito trabalho e apresente bons resultados. Acho que a loja é muito importante sim. Mas não recomendo manter o domínio www.lojapirata.com e sim usar um subdomínio do nosso site oficial, tipo loja.partidopirata.org , pois isso dá mais credibilidade e confiança, e isso conta muito pro cliente decidir comprar. Repito, não é pelos 11 dólares por ano, e sim pela confiança que nosso site oficial passa.
@mauricioouyama por gentileza me passe os contatos de todos os envolvidos com a loja para eu poder desenvolver melhor a estrutura. Ahoy!

MO

Maurício OUyama Mon 8 Jun 2015 9:56PM

Maravilha. Eu e o Sebas estamos tocando a Loja Pirata. A parte financeira está com o Sebas, pois recebemos o dinheiro pelo Moip numa conta aberta por ele. Eu fico os fornecedores e os envios dos produtos. Mas penso que daria pra gente pensar numa outra configuração se mais gente topar ajudar. Divulgação, por exemplo. ahoy.

LS

Leonardo Sampaio Tue 9 Jun 2015 12:29AM

Penso em verificar cada etapa do processo, numa espécie de consultoria, indicando pontos que podem ser aperfeiçoados. Aí juntos a gente analisa melhor o que pode ser feito, recursos que precisamos, etc. Podemos começar já com um estudo visando redução do tempo gasto nas operações, junto com melhorias na qualidade do processo de compra. Não estou de forma alguma criticando a loja atual, somente me colocando à disposição para analisar detalhadamente todas as etapas, do marketing à expedição e ao pós venda. Uma sugestão "pra ontem", se já não estiverem usando, é um software chamado SHORTKEYS (versão lite disponível free em http://www.shortkeys.com/lite.htm ) É excelente para gerar respostas repetitivas. Se o cliente tem uma dúvida quanto ao processo de realizar a compra, temos uma resposta pronta. Se ele tem algum problema com os correios, temos uma resposta pronta, inclusive com os caminhos que ele pode fazer para resolver sozinho seu problema. Se ele não informou algum dado crucial para concluir a compra, levamos 10 segundos para enviar a ele a lista completa de informações que precisamos para entregar corretamente seu pedido.

Maurício, se você e o Sebas quiserem visitar aqui a loja, estão convidados, posso abrir toda a info pra vocês e explicar os processos de nossa loja, que despacha 15 a 40 pacotes/dia, e como fazemos para não enlouquecer no meio dessa loucura.
O que acham?

ALB

André L B Kutianski Tue 9 Jun 2015 2:46PM

Leonardo, eu posso estar com uma visão errada mas vou compartilha-la para tentar achar o tesouro enterrado. Utilizando o domínio lojapirata.com não seria possível criar além da loja, uma plataforma de financiamento para o partido através de vendas/arrecadações/o que for possível, sem necessariamente (mas atrelando) atrelar ao dominio pirata? Concordo plenamente contigo com relação a confiança e credibilidade utilizando o dominio piratas, mas isso pode ser criado dentro do dominio lojapirata. Um plataforma de venda e divulgação/arrecadação não só Paraná mas para todos os diretórios e piratas ajudarem na arrecadação de fundos.

LS

Leonardo Sampaio Tue 9 Jun 2015 5:15PM

Tua ideia é ótima, no sentido de criar uma plataforma de financiamento para o partido, mas usar o domínio "lojapirata.com" pode fazer potenciais apoiadores pensar "será que esse dinheiro tá indo realmente para o partido pirata?"
Tudo bem, o domínio lojapirata.com é simpático, e redireciona para um site confiável (facebook do piratas/pr) mas será que isso vai se traduzir em mais vendas?
Pra ajudar a decidir, precisamos pensar também se será mantida a loja no facebook, ou evoluiremos para uma plataforma própria? A plataforma própria oferece mais flexibilidade, menos custos e não tem a participação do facebook. Não que precisemos escolher entre um e outro, pois o facebook dispõe de ferramentas que podemos usar para importar automaticamente todos os produtos da loja construída em site próprio. Então podemos usar a loja própria como principal, com links de produtos definitivos (importante para o SEO), e mantemos o facebook atualizado automaticamente com nossa loja. Posso colocar no ar uma versão base para a loja (idêntico a http://www.mascateonline.com/prestashop_1.6.0.13/prestashop/br/ ) A ajuda de 1 ou 2 programadores, além de designer, será muito bem vinda para customizar e deixar operante.

MO

Maurício OUyama Tue 9 Jun 2015 6:25PM

A ideia da Loja pirata foi uma iniciativa para ajudar o coletivo estadual, o cash da loja sempre foi algo em torno de 700-800 reais; acho que a forma de apoiamento ao partido deve continuar sendo as doações, enquanto a loja pirata é uma iniciativa nossa. Por exemplo, foi com a grana da lojinha que conseguimos comprar o material de apoio para as coletas; alugar o espaço para a anapirata, etc---- enquanto não houver outra fonte, acho que vender esses produtos é a única forma da gente ter alguma reserva. Se for pra colocar piratasparaná, tudo bem, mas acho complicado misturar vários coletivos nisso.

LS

Leonardo Sampaio Tue 9 Jun 2015 11:30PM

Sim, concordo, vamos continuar tocando, acho até que o coletivo nacional é pirata e não pode reivindicar uma loja "oficial". Mas sei lá também, se usarmos a palavra genérica "loja" tipo eu tinha proposto em "loja.partidopirata.org" talvez caiba alguma reclamação, um subdomínio pode ser considerado uma espécie de concessão do partido para um recurso limitado (só há um subdomínio loja em piratas.org) então de repente a gente pode usar um nome alternativo, ao invés de simplesmente "loja.piratas.org" como eu havia proposto. Ou se preferirem manter mesmo o www.lojapirata.com a gente pode pensar numa forma de passar credibilidade, deixando bem à mostra nossos contatos, links para associação e apoiamento, não sei mas a gente acha uma solução!!
Futuramente quando tivermos uma estrutura mais autônoma, o coletivo paraná pode até fornecer estrutura estrutura (implantação, atendimento, expedição, compras, etc) para o coletivo nacional montar uma loja, e assim a gente aproveitaria a força de uma divulgação a nível nacional, ao mesmo tempo que garante mais estabilidade para os futuros funcionários da nossa loja.

MO

Maurício OUyama Mon 15 Jun 2015 8:59PM

seguinte: então a gente vai cancelar o domínio, e a grana que tá no Moip vai pra conta da Estadual- ai vamos reformular a Loja Pirata com as sugestões que vocês deram. Aliás, ces tem disponibilidade pra tocar a Loja comigo? eu poderia fazer esta parte do fornecimento e envio de produtos e vocês mexerem com a construção da loja on line?

LS

Leonardo Sampaio Mon 15 Jun 2015 9:31PM

Concordo contigo. Pra ficar mais claro, podemos dividir essas funções em 2 etapas: 1) implantação, 2)operação e manutenção.
Ajudo na implantação; Posso colocar o esqueleto duma loja no ar, mas preciso do apoio de 1 ou 2 programadores, e 1 designer. Para a manutenção do sistema da loja, essa ajuda de programação e design vai ser importante também. Me comprometo a ver com o GTI nacional como podemos fazer para obter autonomia para usar como quisermos o subdomínio .pr.partidopirata.org , o qual aproveitaremos também para colocar nossa página estadual. Aí nossa loja ficaria no subdomínio loja.pr.partidopirata.org?
Quanto à operação no dia a dia, vou te ajudar também, @mauricioouyama, mas não posso ainda me comprometer em dizer o que exatamente o que vou ou não vou poder fazer. Mas pode contar comigo sim, só não digo para que exatamente ainda hehehe
Ahoy!

ALB

André L B Kutianski Mon 15 Jun 2015 9:56PM

@mauricioouyama lembrando que irei poder patrocinar a hospedagem tanto do site do diretorio estadual quanto da loja e um certificado SSL. @leonardosampaio poderia ser a loja em "/loja" desta forma o SSL pode ser apenas um.

LS

Leonardo Sampaio Tue 16 Jun 2015 5:36AM

M

marcelohk Sun 21 Jun 2015 3:29AM

gente em quanto vcs tramam e fazem nova loja etc..
deixa a loja atual , vamos dar uma divulgada na fan logo logo

LS

Leonardo Sampaio Sun 21 Jun 2015 1:04PM

sim, com certeza!