Loomio
Thu 10 Oct 2019 3:09PM

Questionário "Porque não votaste?"

FF Francisco Frutuoso Public Seen by 92

Ora, vou começar o tópico para se tratar disto enquanto ainda é relevante.

Como falado na reunião, pode ser feita uma campanha para perceber as razões de alguém não ter votado, genuinamente e sem julgamentos.
A ideia surgiu parcialmente após ter lido este post no Reddit e ter verificado que as pessoas facilmente ostracizam que não foi votar.
Falou-se de existir uma campanha nas redes sociais que direccionassem as pessoas a preencher um breve formulário que explicasse o porquê de não se ter ido votar.
Qual o fim disto? Tentar perceber de que forma o Política para Todos pode actuar de forma a mitigar algumas das causas que as pessoas tenham para não ir votar.
Possíveis problemas: o nosso público é por natureza associado a pessoas politicamente activas e que habitualmente votam. Como podemos chegar a quem não vota é uma boa questão. Suponho que parte dos posts nas redes podem ser dedicados a incentivar a partilha para chegar a pessoas que normalmente não votam.

Coisas que serão necessárias para isto acontecer:
- Posts para redes:
Um texto do género: "Não foste votar? Por protesto? Não te apeteceu? Queremos saber o porquê, sem julgamentos."
Este texto tem de ser trabalhado por quem tem mais talento para escrever do que eu, obviamente.
- Questionário:
Falou-se de embeber um Typeform no site.
Que perguntas terá o questionário? Na minha opinião basta ter um dropdown de escolha de faixa etária, e uma caixa de texto que permitisse escrever o que as pessoas quiserem.
- Página no site com questionário : Página onde embeber o questionário. Basta ter o header e o footer do PPT, acho.

NC

Nuno Carneiro Mon 10 Feb 2020 9:41PM

Olá equipa, temos estado a trabalhar no relatório de resultados do questionário e a coordenar no Discord.

Aqui está a versão quase final: https://docs.google.com/document/d/1XarV7S0f7-LyFulEBD59gbfuBgbupB2ifEQVqLRVW6M/edit?usp=sharing

Vai ser criada uma versão em PDF com melhor formatação. Depois avisamos quando tivermos a versão final para ser partilhada.

Como autores do relatório temos: Joana Flores, Renata Henriques, Nuno Carneiro

Mais alguém para aparecer como autor do relatório?

NC

Nuno Carneiro Sun 8 Dec 2019 7:45PM

Olá! Ainda não houve nenhum desenvolvimento na análise resultados pois não?

Sugiro seguir a conversa mais operacional no novo canal do Discord para este tópico: https://discord.gg/QYWVbA5 (Canal #inquerito_porquenaovotaste)

JF

Joana Flores Mon 2 Dec 2019 10:22PM

Boa noite

há situações de pessoal que na parte da idade/região em vez de responder que não quer dizer, colocou em branco. Estava a pensar agregar essas pessoas às categorias do prefiro não dizer. Que dizem?

NC

Nuno Carneiro Mon 2 Dec 2019 6:41PM

Olá!

Há umas semanas fiz uma entrevista para o jornal Prisma da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Quem me entrevistou perguntou agora quando é que teríamos os dados disponíveis para saberem se ainda incluem na reportagem.

Queremos já dar acesso a todas as respostas? Ou vamos fazer uma selecção? Queremos fazer a nossa própria análise antes?

FF

Francisco Frutuoso Sun 1 Dec 2019 5:37PM

Fica aqui um link para a lista de todos os resultados.

Aconselho todos a ler. Tem coisas interessantíssimas, e dá para perceber que as motivações individuais nem sempre são fáceis de meter em categorias para analisar em termos estatísticos.

Não querendo estar a fazer análise estatística, houve algumas coisas que consegui perceber:

  • Os resultados estão bastante enviesados por pessoas que estão no estrangeiro. Embora seja uma razão tão válida como as outras, não acredito que seja uma amostra relevante para representar a abstenção como um todo em Portugal.
    Grande parte destas respostas mostram problemas com o voto por correspondência, falta de informação (ou mesmo informação errada) ou grande distância para os consulados o que implica custos de deslocação.
    Acho que podemos ter um trabalho importante em fazer com que estes problemas não aconteçam no futuro (talvez um portal a detalhar prazos e documentação importante?).
    No entanto, não podemos cair no erro que estes casos representam aquilo que a maior parte da população sente quando não vai votar.

  • Mesmo não estando no estrangeiro, algumas pessoas se queixaram de impossibilidades de deslocação à sede de distrito para o voto antecipado. O que se pode fazer neste caso? Será que o nosso projecto deve pressionar para reformar o sistema de voto actual?

  • Algumas pessoas mostraram-se abertas a querer saber mais sobre política, embora não tenham para já votado por não se sentirem informadas. Os vídeos servem muito para este tipo de pessoas, mas não só. Acho que podemos investir muito mais em conteúdo de redes por ser mais imediato e ter menos "custo" de produção.

  • Desconfiança nos políticos. No geral todos conhecemos alguém com esta opinião. Não é uma atitude fácil de resolver mas acho que este argumento, em conjunto com o anterior, são os ponto principais que representam a maioria da abstenção. Enquanto que os dois primeiros pontos são mais "fáceis" de tentar ajudar a encontrar uma solução, a desconfiança em quem nos representa não é um assunto fácil, e que eu próprio não sei como podemos ajudar.
    Acho também que é difícil perceber todos os motivos de quem se abstém como protesto. Temos disponíveis algumas das razões desse protesto, mas não muitas sugestões do que seria preciso para mudar as posições dessas pessoas.

Fiz um resumo de alguns dos temas, mas volto a salientar, vale muito a pena ler as respostas individuais. Se tiverem um tempo, leiam e tirem ideias. Há bastante por onde podemos pegar.

Outra coisa que tenho de admitir, é que as respostas superaram as minhas expectativas. Ainda bem que houve pessoas mais optimistas que eu, e deixo um pequenino pedido de desculpas pelo pessimismo 🙂

NC

Nuno Carneiro Sun 1 Dec 2019 11:16AM

Olá! Fechei agora o questionário a novas respostas.

Total: 527

Não votei: 215

Seria óptimo se então alguém tomasse a liderança deste tópico, vou ficar de lado por agora :)

JF

Joana Flores Sat 30 Nov 2019 12:49PM

Sim gostava ! :) amanhã posso ver os pontos que a Inês mencionou. Só o text mining é que tenho de ver como fazer. Queria também pedir ajuda a categorizar as respostas dos outros em subcategorias: dificuldades relacionadas com o voto no estrangeiro, dificuldade de deslocação, etc se acharem que faz sentido. Está tudo no Excel do questionário.

LS

Luís Silva Sat 30 Nov 2019 11:14AM

Concordo totalmente em fazermos uma análise dos resultados e em fazermos tanto um blog como colocar nas redes socias (2 em 2 dias ou noutro intervalo).

Não sei se teremos dados suficientes para fazer todas as anáilises que a Inês disse, mas para parte diria que sim.

Mediante o que os dados mostrarem e quantidade de respostas podemos tentar ver se vai de encontro ao observado noutros estudos (quais?) ou mesmo fazer um follow-up para alguma entidade que faça sentido (qual?) de forma a trazer esta questão da identificação da razão da abstenção e não apenas "a abstenção preocupa-nos muito, temos de refletir sobre o tema" (frase comum em todas as eleições).

Penso também que no decorrer desta iniciativa se pode ver se apoiamos ou não esta petição (já falamos no passado mas não decidimos nada).

Por fim mostro-me disponível para contribuir na análise dos resultados.

A @Joana Flores já fez muito trabalho nessa vertente. Terias vontade em continuar?

IR

Ines Rosete Fri 29 Nov 2019 5:08PM

Eu faço isso com as minhas coisas e pelo analytics do site e feedback do medium o pessoal vê os dois (mesmo duplicados) ora via site, ora via medium. Parece-me excelente. O meu post de cima era mais numa perspectiva de produção de "tiradas" para as redes. Mas claro que se pode fazer isso a partir de um documento mais completo e bonito.

Load More