Loomio
Wed 15 Jul 2015 2:55PM

Defesa da gestão popular da água.

THK Tatiana H. Kawamoto Public Seen by 16

Tendo por base um texto publicado:

"Partido Pirata do Brasil

Entendemos, como muitas outras pessoas, que a via eleitoral é apenas uma alternativa, não sendo solução primária ou exclusiva dos mais variados problemas de nossa sociedade, principalmente dos mais profundos. Como partido político a ser registrado oficialmente, temos a pretensão de provocar alterações na sociedade a partir da atuação institucional, mas compreendemos os limites dessa atuação e buscamos outros meios, assim como dialogamos com movimentos que não possuem interesse na inserção na política institucional. Defendemos os movimentos autonomistas e a autogestão social como forma legítima de organização popular. Queremos o fortalecimento do Poder Popular independente do Estado e de partidos, empresas, instituições religiosas, e ONGs. Empoderamento e democracia plena estão no coração da ideologia pirata, e é nisso que apostamos"

Mesmo possuindo coerência com o proposto pelos piratas, preciso saber se apoiaremos a "Frente única de luta pela água".

Irei na segunda reunião organizativa e preciso saber se tenho apoio do coletivo e levo a bandeira pirata ou se vou como apoiadora individual https://www.facebook.com/events/597235530415265/

Mais informações neste debate aqui composto por integrantes de vários movimentos pela água em SP: https://youtu.be/-vd-UIEgrSM

***esclarecimentos sobre o evento do MP: a frente pretende panfletar sobre o evento e propor alguma ação usando o processo que o MP irá abrir com base nos relatos de falta de água.

Assim, deixo aberto o debate e, logo mais, a votação.

THK

Poll Created Wed 15 Jul 2015 3:01PM

Integraremos a Frente de Luta pela Água? Closed Sat 18 Jul 2015 1:07AM

Outcome
by Tatiana H. Kawamoto Wed 26 Apr 2017 8:39AM

Como temos alguns membros novos participando do Loomio, resolvi resgatar as regras de decisão que foi combinada entre os Piratas: 20% votações regulares / 40% votação final / bloqueia com 1/4 de votos proferidos bloqueio

Quem quiser saber mais informações: https://www.loomio.org/d/5afMqOwN/quorum-minimo-para-votacoes?proposal=bedZtA1L

A atual votação não alcançou % mínima (5 contando com o voto do Peer, kkkk) e não teve nenhuma abstenção e nem oposição ou bloqueio.

Respondendo ao Wellington, existem muitos movimentos de defesa da água em SP que surgiram principalmente após anunciado o colapso do sistema Cantareira. Existem, classificação grosso modo, coletivos tecnicista (Aliança pela Água e Assembléia Estadual da Água), coletivos de classe (Mais água menos lucro), coletivos anarquistas (Lute pela água), coletivos de sustentabilidade e mais uns 20 coletivos distintos que apareceram na reunião para apresentar apoio e colaborar na elaboração das propostas. A ideia é, a despeito de diferenças ideológicas, fazer frente à gestão da água que está lucrando com a calamidade do desabastecimento e impede, justamente, a implantação de tecnologias capazes de garantir o abastecimento domiciliar. O que ocorre é que estas tecnologias sustentáveis diminuem o lucro ao democratizar o acesso à água. Nisso há consenso entre os coletivos, não há disputa de pauta aqui. Arrisco dizer que quase todos (se não todos) estes coletivos estão de acordo com a formação de Conselhos Populares de gestão da água. Esses conselhos já existem na área da Saúde, por exemplo, mas são tidos como consultivos e descaradamente ignorados. Há uma forte pressão governamental para que não alcancem a qualidade de deliberativos. Na área de Saúde existe um conselho VIP que tem como um dos membros de maior influência um gerente do Habbib's, e é este conselho vip que comanda a saúde ignorando as reivindicações da população. Entre os Piratas temos Conselheiros de operadoras de telefonia, também relegado ao consultivo, sem poderes deliberativos. O Pirata de SP em um destes conselhos de operadoras é o Leandro.

Esta parte dos Piratas, se você não participa ativamente e fisicamente das reuniões, acaba ficando no papel de expectador recebendo informes. Na maior parte das vezes é muito difícil trazer a pauta para ser decidida aqui. A maior parte é fechada no momento da reunião. E, na verdade, não acho que temos nada a acrescentar ainda como grupo. Nem mesmo essa votação mais geral ultrapassou 5 votantes. Talvez um grupo esteja se formando ao redor da questão da água, comigo, Fred e Bonzo, com apoio do Renan, Peer e Henrique Lima.

Essa é a minha leitura da situação.

Está se organizando uma Frente única de luta pela água. A ideia é fazer proposta de gestão popular da água (conselhos com forte participação deliberativa) que consiga inserir propostas de gestão ambiental e de uso da água, além de tratamento de esgotos, medidas que trariam segurança hídrica efetiva para o Estado de São Paulo. Além disso, organizar um calendário de manifestações e reivindicações. Final de julho (21 e 22, se não me engano) agora existe um evento do MP coletando relatos de falta de água, e as previsões são para acirramento do colapso hídrico em setembro agora.

Sabendo disso:
Concordo = participamos
Discordo = não participamos
Abstenho = não faço a menor ideia do que você está falando

Results

Results Option % of points Voters
Agree 100.0% 4 RF THK RRV HL
Abstain 0.0% 0  
Disagree 0.0% 0  
Block 0.0% 0  
Undecided 0% 25 LC TK BRD DJM SDR FL C FS DC TN AA FR JM DSK HP KS DC DM HSB LJ

4 of 29 people have voted (13%)

RRV

Renan Ribeiro Vilela
Agree
Wed 15 Jul 2015 8:04PM

Hoy! Ajudo no que precisar.

HL

Henrique Lima
Agree
Wed 15 Jul 2015 11:57PM

De acordo, Tat!!

THK

Tatiana H. Kawamoto Wed 15 Jul 2015 3:16PM

o @henriquepeer disse que vota sim! huahauhauahau

WG

Wellington Gonçalves Wed 15 Jul 2015 3:31PM

só ficou meio obscuro o que seria a proposta de ''PLATAFORMA SOCIAL ÚNICA'' e quais as medidas objetivas que visariam fazer as pautas ali marcadas ''funcionar na prática''.

WG

Wellington Gonçalves Wed 15 Jul 2015 3:32PM

Bem...perguntei no evento.Talvez possam me esclarecer,por lá

WG

Wellington Gonçalves Wed 15 Jul 2015 3:51PM

conselhos com forte participação deliberativa,se pensados de maneira horizontal e sem uma ''estrutura sindicalista''talvez possibilite que pessoas esclarecidas a respeito do tema,desde ambientalistas à estudiosos e pesquisadores de temas que abarcam as questões de Gestão Hídrica possam ter sua importância levada em conta e consigam pensar nas melhores soluções para amenizar o problema já estabelecido,pessoas estas que geralmente são meio que ''postas de lado'',sobretudo no alerta que fizeram aos governos de anos atrás a respeito de ''fazer alguma coisa'' para evitar uma crise do sistema e que foram sumariamente ignoradas pelo Governador e responsáveis da SABESP. (Alias,geralmente são ''postos de lado'' em muitas questões das quais deveriam ser as vozes à serem mais escutadas)

http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3758)

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/03/140321_seca_saopaulo_rb

WG

Wellington Gonçalves Wed 15 Jul 2015 9:00PM

Dei uma olhada nos grupos participantes.Achariam interessante que cole nesse evento algum grupo próprio de cientistas,pesquisadores ou acadêmicos,ou mesmo representantes de Academias de Ciências que convirjam à questões envoltas das ''questões hídricas'',participe do evento ? Ou isso seria negativo,de alguma maneira ?

THK

Tatiana H. Kawamoto Wed 15 Jul 2015 9:02PM

a Assembléia da água já faz esse papel, é a Denise que está no vídeo

WG

Wellington Gonçalves Wed 15 Jul 2015 9:06PM

depois de conseguir elaborar as propostas nessas reuniões,quais serão os caminhos para que elas possam ser postas em prática ?

THK

Tatiana H. Kawamoto Wed 15 Jul 2015 9:10PM

bom, parece que vou eu e Fred ver o que rola na reunião
gracias pelo apoio @renanribeirovilela P-)

THK

Tatiana H. Kawamoto Wed 15 Jul 2015 9:13PM

a prática será elaborada nas reuniões, posso trazer informes do que puder ser publicado. Se tiver gente suficiente, grupo de trabalho pirata de apoio. Essa parte está mais relacionada a movimento social do que a partido @wellingtongoncalves1