Loomio
Fri 3 Apr 2015 8:49PM

Escolhendo o local do Confestival Internacional 2015

PAM Pedro Araujo Mendes Public Seen by 19

Queri@s,
Após a chamada aberta, tivemos 16 locais inscritos.
Destes locais, 4 deles possuem os requisitos mínimos necessários para acolher o confestival. A ideia agora é a gente conversar sobre quais destes 4 tem mais requisitos desejaveis e importantes e fazer uma proposta de um finalista para teste de consentimento, até dia 12 deste mës, preferencialmente.

Segue o link com a planilha com + infos dos finalistas (e também tem lá pra quem quer ver, os que não foram pré-selecionas, critérios utilizados, etc.) Nas notas, tem uma pontuação que eu com o Paulo Cesar demos pra cada um deles, de acordo com os critérios estabelecidos para avaliação.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1g6e0rB4BcGSzM7vG45pmPuEYDAjj-6OzEGH7vSieKj0/pubhtml

Abraços!

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 9 Apr 2015 3:53AM

Patrimônio do Matutu
+ / é o melhor local de integração com a natureza, sem sombra de dúvida, também é o centro Dragon Dreaming do Brasil (nem preciso dizer da relação com o DD!), alimentos locais parciais, mas tem! -
- / é o custo mais alto de hospedagem, é o local de pior acesso, a hospedagem nào comporta tod@s e as pessoas não ficariam tão perto umas das outras,

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 9 Apr 2015 4:00AM

Fazenda Dedo de Deus / Goma Campestre
+ / contato com a natureza não é o melhor, mas é bom (mata virgem, vista bonita, piscina), o segundo melhor custo, alimentos locais razoaveis de produtores da região, tem separação de residuas - sustentabilidade razoavel, a melhor acessibilidade! (50km do aeroporto do Rio de Janeiro), a melhor hospedaria (todos podem ficar juntos no mesmo local)
- / a relação com o DD não é tão forte (apesar de varias pessoas da Goma terem feito o DD),

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 9 Apr 2015 4:03AM

Estas são as minhas opiniõessobre os locais (minha analise do campo de força atual)... se alguem quiser ver outros indicadores, entre na planilha! E é bom saber quais são as suas opiniões pra podermos fazer uma proposta.

NP

Nara Pais Thu 9 Apr 2015 8:48AM

Oi Pedro e demais, minha pergunta é como é esse processo de refinar as alternativas para chegar a uma proposta. Parece-me que as 4 opções tem pros e contras e fica difícil selecionar uma para iniciar o processo de decisão. Alguem tem alguma ideia de como fazer isso?

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 9 Apr 2015 11:29AM

@narapais, aqui foi iniciada uma discussão para ouvir o que as pessoas acham dos locais. Depois de escutar, lancamos uma proposta com base nestas informações. Não é necessário, ao meu ver, iniciar a discussão somente com uma opção. Assim senso, qual a sua opinião sobre os locais?

LB

Lizandra Barbuto Thu 9 Apr 2015 11:34AM

Pedro, tenho as mesmas percepções que você sobre os locais. Assim não vou escrever de novo. Só reforçar um ponto a mais para Dedo de Deus, acho que estar perto do Rio pode facilitar muito, pois para quem vem de fora o Rio é uma atração. E em Teresópolis tem atrações diversas para quem ainda não conhece o Brasil além de ser de fácil acesso. Isso penso ser um fator chave para a decisão. Não estarem tão envolvidos com DD, penso que isso pode ser uma boa oportunidade de se envolverem. Beijos bom dia!

PAM

Pedro Araujo Mendes Mon 13 Apr 2015 6:09PM

@narapais @luizmidea , o que vocês acham?
abraços!

LM

Luiz Midéa Mon 13 Apr 2015 6:54PM

Celebro profundamente o trabalho da comissão! Fantástico. Temos critérios, temos alternativas, temos candidaturas... temos pré-análises! Fica bem mais fácil opinar. Por minha ausência em todo processo, segue uma longa contribuição. Perdoem por isso e perdôo também as eventuais leituras transversais rs...
Primeiramente analisando os 3 candidatos (excetuando Patrimônio):

Das 3 alternativas, Forquilha me pareceu a que nos sentiríamos mais em casa. Além de ser desenhada a partir de uma proposta coletiva de ocupação, e portanto experienciando novos modelos, também tem uma familiaridade (senão um vínculo, não sei atualmente) com o DD, através de eventos anteriores. Parece que o ponto a se considerar lá é a alimentação e a questão de como comportar todos.

Dedo de Deus realmente reúne várias condições favoráveis (localização, estrutura, acesso) e se pensarmos apenas em um lugar suporte, um espaço físico para as coisas acontecerem, sem dúvida é das melhores opções. Pessoalmente, me pareceu com uma identidade mais comercial e com pouco a oferecer como experiência e pouco provável que esteja aberta a receber como iniciativa ou comunidade local o impulso que um evento do porte do Confestival Internacional pode oferecer a localidade.

Ananda Marga me pareceu muito simpático (é em Belmiro Braga, certo?). É um movimento com fortes raízes no social e espiritual, cultiva a proposta de viver em comunidade e na terra. Das 3 candidaturas é a que eu prefiro, especialmente pelo reciprocidade de dar e receber que o Confestival teria com a localidade e a proposta. A ser considerado, que estaremos lidando com uma estrutura institucional e religiosa e a questão de como acomodar além da capacidade. Mas acredito que esses pontos devem ser apenas trabalhados e não são impecilhos.

Sobre o Patrimônio:
sobre ser o custo ser o mais alto fico satisfeito se todos outros tivessem conseguido oferecer uma diária, com hospedagem e toda alimentação incluída, mais baixa que R$100,00. Mas pelo que vi nas fichas, algumas diárias não incluem alimentação. Acho que a questão do valor é um ponto que pesa sim, especialmente para os participantes do Brasil. É importante apenas asseguramos que o barato não vai sair caro (qualidade da alimentação, nível das instalações, etc). Realmente para nós (considerando ainda que será no final do ano, neste Brasil de inflação) acho difícil rever isso para bem menos ( a não ser nos casos que praticamos no último Confestival (acampamento, trazer roupa de cama, etc). Na verdade a idéia era manter os valores que oferecemos no Confestival Brasil. Mas aqui a casa é Dragon Dreaming, economia da dádiva e estamos sempre abertos a outras formas que a organização proponha como solução nos custos.No caso das outras hospedagens do Matutu, teríamos que fazer esse levantamento de custos pontualmente.

Em que pese o acesso e a forma mais dispersa de acomodar todos os participantes pelo vale (concordo plenamente que são desafios a serem bem considerados), creio que o o que mais soma aqui é a idéia de que o Confestival ocupe todo o vale do Matutu, transformando o lugar em uma experiência viva de comunidade, com vilas temáticas, vários espaços de eventos pelo vale e uma plenária no fim do dia, onde todos possam se encontrar. As caminhadas entre os espaços seriam exatamente os momentos de interação com a natureza ( o ponto forte avaliado pelo grupo selecionador).
Criarmos uma comissão de moeda local durante os dias do evento e aplicar outras tecnologias na localidade foram algumas das propostas que também surgiram durante o Confestival Brasil.
Ou seja, o Confestival só vale a pena acontecer aqui se houver uma disposição (e disponibilidade) nossa, enquanto participantes, em impactar na localidade e arriscar vivenciar experiências. E com reciprocidade, o mesmo acontecendo por parte da localidade Matutu. Para obter esse retorno do vale, só poderia apresentar a proposta após um sinal verde da OCV e aferir então o retorno e adesão da comunidade local. Ou seja, implica em criarmos um processo interativo e coletivo OCV, participantes, comunidade local.

Fora disso (ou seja se avaliarmos como OCV que é muito esforço, que o processo não é interessante nesse momento, que essa proposta interativa não precisa necessariamente estar no escopo do Confestival ou que a comunidade não aderiu satisfatóriamente) penso que o Patrimônio deveria permanecer como uma reserva, uma garantia de realização do Confestival, caso não se considere viável ou plenamente satisfatória nenhuma das outras alternativas.

AA

Aline Assuf Tue 14 Apr 2015 11:07AM

Gente, celebrando o trabalho lindo mesmo. Deixou a decisão muito mais fácil e simples. Arrasaram! Gratidão <3
Ainda hoje deixo minhas impressões preliminares =)

PAM

Pedro Araujo Mendes Tue 14 Apr 2015 10:26PM

Oi Luiz,
Somente alguns pontos:
1) sobre os valores, pela minha experiência, é possível ter alimentação (serviço+alimentos) por R$ 40 a diária (ou até menos). AAssim sendo, ficaria mais barato os outros locais. Mas isto não é determinante (o preço).

2) sobre o sitio Dedo de Deus, lá eles tem sociedade com a Goma, onde tem varias pessoas ligada ao Dragon Dreaming. E estão querendo mudar um pouco o modelo de negócio deles.

Sigamos na colaboração!

Load More