Loomio
Fri 3 Apr 2015 8:49PM

Escolhendo o local do Confestival Internacional 2015

PAM Pedro Araujo Mendes Public Seen by 19

Queri@s,
Após a chamada aberta, tivemos 16 locais inscritos.
Destes locais, 4 deles possuem os requisitos mínimos necessários para acolher o confestival. A ideia agora é a gente conversar sobre quais destes 4 tem mais requisitos desejaveis e importantes e fazer uma proposta de um finalista para teste de consentimento, até dia 12 deste mës, preferencialmente.

Segue o link com a planilha com + infos dos finalistas (e também tem lá pra quem quer ver, os que não foram pré-selecionas, critérios utilizados, etc.) Nas notas, tem uma pontuação que eu com o Paulo Cesar demos pra cada um deles, de acordo com os critérios estabelecidos para avaliação.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1g6e0rB4BcGSzM7vG45pmPuEYDAjj-6OzEGH7vSieKj0/pubhtml

Abraços!

PAM

Pedro Araujo Mendes Tue 14 Apr 2015 10:32PM

Na reunião de hj sobre o confestival, eu + @tanyastergiou @marcelfrezza @debora1 fizemos algumas considerações

Furquilha - necessário ter mais clareza sobre a possibilidade de hospedagem e se realmente comporta 200 pessoas (cozinha, acampamento. etc…)... ter uma estrategia para transporte… tem pequenos espaços para open space? tem contato com natureza

Ananda Marga - o Marcel conhece o espaço… tem um rio na frente para entrar … bom rio meio forte … mas tem pontos para entrar…. sim tem trilhas por lá acho … tem banheiro para camping, kirtans, etc… dá pra chegar de transporte urbano,,, estrutura simples… perto de Juiz de Fora

Matutu - clareza sobre onde serão as hospedagens das pessoas, o espaço para plenarias/atividades e estrategias para se chegar lá (custo, como, etc…) o Matutu pode oferecer uma experiencia bem diferente, como moeda local, mas é preciso ter um time de sonhos local, uma demanda comunitaria… tipo comunidade das olimpíadas, ou burning man, boom, (com lixo zero, e varias coisas)... uma experiencia muito local...

Sítio Dedo de Deus - Pedro e Tanya passaram lá… positivo - local pra hospedar todos e facil super facil… um sitiozinho dentro da natureza…. tem piscina, mas nào tem rio, cachoeira… vai proporcionar um bom contato entre pessoas, mas nem tanto com natureza… querem fazer um a reforma… e espaço pode ficar melhor… um local que precisa de mais cuidados e que perceberam isto… precisariamos fazer um toque especial, com tendas, pra fazer mais o local mais bonito… bom intender até que ponto querem receber o DD… eles são Goma Campestre… assim, tem uma rede que quer muito que o DD aconteça...

PAM

Pedro Araujo Mendes Tue 14 Apr 2015 10:33PM

E achamos que devemos falar mais com os locais
um estrategia de entrar em contato com as pessoas de cada espaço, enviando um email usando a conta do DD, com nossa conversa, considerações, pra colher mais informaçòes...

LM

Luiz Midéa Tue 14 Apr 2015 11:54PM

1) Sim, Pedro, sei que é possível fazer um valor mais baixo em várias situações e com qualidade, mas minha colocação é por que não está totalmente claro na ficha o que está incluído ( alimentação, tipo de hospedagem, roupa de cama, etc) na composição de valores de algumas das propostas e que é importante a gente se assegurar disso.
2) Sobre o Dedo de Deus é bom saber que existe um grupo e abertura em mudar o modelo de negócio. Com certeza isso conta bastante na interação nossa com o lugar.
Sobre a reunião de hoje, concordo com a considerações sobre o Matutu. As considerações do grupo estão ajudando a nos clarear e também acho o encaminhamento de contato pessoal com cada lugar muito importante.

LB

Lizandra Barbuto Fri 17 Apr 2015 4:32PM

Super Pedro, Tania, Marcel e Débora! cada vez mais claro para podermos decidir! Parece que cada local tem um ponto positivo e algo a melhorar que teriamos que adaptar. Assim, teremos que ir colocando na balança o que realmente tem que ser considerado. Pessoalmente, a facilidade de acesso, como ser próximo a aeroporto e local para hospedagem de todos no mesmo lugar é um fator importante que pesa positivamente. Pois sinto que se necessitar de muito trabalho para organizar isso, por fim gastaremos muita energia e provavelmente aumento nos custos. Sigo refletindo.

PAM

Pedro Araujo Mendes Fri 24 Apr 2015 1:23AM

Pessoal, escrevi para os locais e segue as respostas:
Furquilha
pergunta feita na mensagem que enviei:
precisamos ter mais clareza sobre a possibilidade de hospedagem e se realmente comporta 200 pessoas (ccasas de moradores que possam possam hospedar algumas pessoasozinha, acampamento. etc…)... precisamos tb ter uma estrategia para transporte… tem pequenos espaços para open space?

Resposta:
Oi, Pedro

Recebo esse e-mail com muita alegria e gratidão!

Gostaria (junto ao grupo da Furquilha, mas principalmente aos Dragon Dreamers daqui) de oferecer o nosso espaço para esse evento pra lá de especial. Entretanto, acho pertinente fazer uma análise cuidadosa de todos os pontos colocados, pertinentemente, por vocês.
Criamos a pouco tempo aqui na Furqilha um Comitê de Eventos e repassei a eles para analisarmos o que podemos oferecer ao Confestival. Estou fazendo um estudo de caso com o Comitê e logo lhe retornaremos. Na sequência, talvez seja interessante fazermos um Skype para alinharmos os pontos que mencionaram.

Seguimos juntos no sonho do Confestival no Brasil!

Abraços,
Fabiana

PAM

Pedro Araujo Mendes Fri 24 Apr 2015 1:27AM

SITIO DEDO DE DEUS
pergunta feita na mensagem que enviei:
E estamos ainda no processo de escolha de um local para sediar este encontro. Para podermos escolher com consciência, temos algumas perguntas/duvidas:

um ponto baixo foi o estado atual do sitio (a reforma parece necessaria mesmo) e tb a possibilidade de contato com a natureza (trilhas, rios e espaços de convivio com a natureza).. precisamos ter mais clareza sobre se o espaço pode ficar melhor (se tera a reforma e como será)… e também entender o quanto querem este encontro no espaço (pois este encontro tem um caracter de fortalecimento de comunidade entre os participantes e com o local sede também - não se trata de somente alugar um espaço, mas também de fortalecer relações!)

Resposta:
A
Dragons Dreaming Brasil

Caro Pedro Mendes

Acreditamos que em 2016 já estaremos aptos a bem receber a futura Edição do Dragon Dreaming

Desejando pleno êxito e sucesso nesta de 2015

Grande abraço
José Carlos

PAM

Pedro Araujo Mendes Fri 24 Apr 2015 1:30AM

MATUTU
pergunta feita na mensagem que enviei:
precisamos ter mais clareza sobre onde serão as hospedagens das pessoas, o espaço para plenarias/atividades e estrategias para se chegar lá (custo, como, etc…)

o Matutu pode oferecer uma experiencia bem diferente, como moeda local, mas é preciso ter um time de sonhos local, uma demanda comunitaria…

tipo comunidade das olimpíadas, ou burning man, boom, (com lixo zero, e varias coisas)... uma experiencia de comunidade local...

RESPOSTA
Olá Pedro
Olá Gente

Hospedagem: Ja hospedamos no Matutu, utilizando a base comunitária aproximadamente 260 pessoas, por 2 ou 3 dias, durante 3 edições anuais (2007/2008/2009) dos Encontros de Agroecologia das Terras Altas da Mantiqueira. Trabalhei na organização dessas hospedagens e foram utilizados pousadas, hospedagens, casas de aluguel, quartos e leitos em casa de moradores. Não utilizamos camping, devido ao consenso dos moradores do vale em evitar essa modalidade aqui.
O processo seria cadastrar os meios de hospedagem interessados e fazer um levantamento. Temos aí dois caminhos: estabelecer um preço padrão por leito ou consultar sobre valores com cada proprietário. Prefiro a primeira opção, pois dá um padrão e de cara fica melhor para ver o interesse ou não.

Espaço para Plenária/Atividades: O centro principal ( no caso dos Encontros de Agroecologia) acontecia no Casarão, onde as alimentações também eram feitas, creio que seria lá o melhor centro de atividades, levando-se em conta que além do Casarão,na mesma área temos ainda o novo auditório (onde acredito que caibam aproximadamente o número de 200 pessoas) e a escola com 6 salas e um amplo saguão. Há 100 m dali, um restaurante grande que pode tanto apoiar a alimentação coletiva, como abrir espaço para atividades em seu salão.

Transporte: Se pensarmos apenas em transporte coletivo (sem levar em conta as caronas solidárias, carros particulates e táxis) existe a opção de fretar van até o Matutu (preciso confirmar o valor) ou indicar ônibus até Caxambu para quem vem de SP ou BH( $60) ou Juiz de Fora para quem vem do Rio.. De Caxambu tem ônibus 2 x por dia para Aiuruoca e de Juiz de Fora para Aiuruoca também tem vários horários.
Podemos pensar em fretar um ônibus local (já acostumado com as estradas) e organizar uma espécie de linha entre Aiuruoca/Matutu durante o dia da chegada, com reservas antecipadas.

Como envolve vários elementos (não apenas Patrimônio), eu preciso de um prazo para confirmar valores (transporte, alimentação, hospedagem) valores.
Nesse mesmo processo de confirmar os diversos custos estará acontecendo outra confirmação e que talvez é o principal na colocação de vocês (e nossa): é preciso ter um time de sonhos local (maior, já que temos um inicial), uma demanda (mais) comunitária.

Qualquer outro avanço em relação ao Matutu e Confestival passa por aí.
Agora, oficialmente, com data estabelecida (uma duvida, qual a função da data entre 23 a 28 de outubro? se for para organização seria uma etapa para menos pessoas, certo?), número de participantes estimado e sendo um dos 4 lugares selecionados esta consulta local será mais objetiva.

Retorno breve, com as informações, especialmente sobre essa consulta local.

Há braços

Luiz

PAM

Pedro Araujo Mendes Fri 24 Apr 2015 1:33AM

Situação atual...
Sitio Dedo de Deus desistiu, Ananda Marga não respondeu ainda.
Temos Matutu, Furquilha e uma novidade: Piracanga!
(eles entraram em contato... disseram que tinham se inscrito... não recebemos... se inscreveram de novo)

PAM

Pedro Araujo Mendes Fri 24 Apr 2015 2:00AM

Sobre Piracanga, tá la pra quem quiser ver!

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1g6e0rB4BcGSzM7vG45pmPuEYDAjj-6OzEGH7vSieKj0/pubhtml

www.piracanga.com

fiz uma breve análise:
pontos positivos -
querem sediar o confestival, são ligados ao DD, tem espaço para crianças, possuem experiência em eventos e receber pessoas, tem um bom contato com a natureza, possuem estrutura de transporte-translados, tem um bom sistema de resíduos/sustentabilidade/permacultura, tem alojamentos que comportam tod@s, salões, etc...

pontos negativos - acho que não é possível acampar, o custo não é dos mais baratos (R$ 90 no quarto coletivo, mas com toda alimentação inclusa), não é tão acessível (apesar de já ter boa estrutura para quem chega no aeroporto de Ilhéus ou Itacaré). Também é um local controverso (com pessoas que amam e outras que odeiam) ao qual o DD estaria associando seu nome.

D

Débora Fri 24 Apr 2015 1:08PM

Ahoo, Pedro!!!
Muito feliz com este processo.

Aguardamos então a confirmação do Matutu e podemos colocar Piracanga na pauta da próxima reunião.

O que acham?

Bjs

Load More