Loomio

Discussão sobre Pirataria de Software

GC Germano Corrêa Public Seen by 242

To afim de animar um pouco esse setorial aqui no loomio, então vamos lá...

Nós já sabemos dos benefícios que a pirataria de mídias (como filmes, música, fotografia e afins) pode trazer: levar oportunidade de consumir cultura à quem não tem esse privilégio (além de que esse tipo de pirataria pode agir como um ativismo contra as leis de copyright).

Mas e Software? Há quem diga que é totalmente antiético com os desenvolvedores consumir cópias piratas de seus softwares, e que por existir alternativas livres a ação deveria ser evitada; há quem diga que a situação é a mesma que nas mídias...

O que vocês acham? A minha opinião sobre tal tópico ainda é muito vaga, então eu gostaria de ouvir o que vocês tem a dizer (mas eu realmente quero um debate aqui).

IG

Iuri Guilherme Sun 9 Aug 2015 7:37PM

A indústria de software proprietário e o capitalismo de exploração ainda são mais fortes que o movimento do software livre.

Sendo assim, existem ferramentas que resolvem problemas práticos para pessoas que simplesmente querem resolver problemas e não estão suficientemente providas dos recursos necessários para garantirem que usarão 100% software livre.

Eu pessoalmente consigo usar software 100% o tempo todo, mas eu devo admitir que passei por um longo processo de aprendizado, de mudança de costumes, de cultura, e abri mão de muitas coisas para aprender a pensar diferente e fazer coisas de formas diferentes.

Nem todo mundo criou disposição ou as condições necessárias para tomar esta decisão. Ou ainda, já tomou a decisão mas não necessariamente está munida(o) das condições necessárias, que são diversas e dependem do contexto antropológico e político inclusive.

Então existem casos hoje onde algumas pessoas específicas (e são muitas elas) precisam usar softwares proprietários ou com licenças restritivas. Estas pessoas não necessariamente estão afim de adotar a ideologia neo liberal, o conceito de meritocracia do capitalismo new age ou qualquer outro contexto que determine que elas tenham que dar uma contrapartida financeira maior do que elas poderiam antes de receberem o benefício necessário para atingirem seus objetivos. Ou mesmo depois, no caso de elas não terem um plano de expansão que justifique desembolsar um preço injusto por software proprietário, que por definição, salvo raras exceções, não é eficiente a longo prazo.

Logo, faz absoluto sentido implementar a mesma lógica da pirataria que se aplica a conteúdo cultural e informacional. Mas isto não é novidade @sculy. Há anos só tem acesso ao computador e às inovações tecnológicas aquelas pessoas com dinheiro para acompanhar o ritmo do mercado especulador da tecnologia e para aderir ao movimento da obsolescência programada.

Os desobedientes civis que pirateavam e pirateiam sistemas operacionais, e que reciclavam máquinas obsoletas, continuam fazendo isto. Mesmo aqueles que estão suficientemente inseridos no movimento do software livre, porque há quem diga que este último se transformou em uma ilha.

GC

Germano Corrêa Sun 9 Aug 2015 11:51PM

Entendo, e até pude me convencer com esses pontos. Mas quando tu diz que o movimento do software livre se tornou uma ilha, o que quer dizer exatamente?

GC

Germano Corrêa Wed 12 Aug 2015 1:49PM

"irui ta mais barrigudo e bochechudo" HEUWAHUEHAWUEHAWU