Loomio

Consulta - Integração Piratas Gaúchos + Matehackers

DU Alexandre Public Seen by 249

Participei do ultimo encontro pirata em Porto Alegre.
Já acompanho o coletivo gaúcho faz um bom tempo e também o hackerspace Matehackers.
O mate possui alguns projetos livres interessantes, e que poderiam de alguma forma ser usados de forma prática pela militância do coletivo.
Os projetos que me chamam mais atenção:
* https://github.com/matehackers/descartar
* https://github.com/matehackers/cademeuposto

DU

Alexandre Thu 10 Dec 2015 11:20AM

Nos links constam as descrições de aplicação dos projetos, e os códigos para quem entende de código (que não é o meu caso).

V

Valter Thu 10 Dec 2015 11:34AM

Grato Alexandre. Continue somando junto conosco.

V

Valter Thu 10 Dec 2015 11:40AM

Sobre o Projeto Descartar, foi abordado pelo Joel Grigolo na sua fala para nós, domingo pela manhã e, ele falou: peguem o projeto, multipliquem, distribuam... em um gesto entusiasta de fazê-lo circular. Gostaria de sugerir a criação de um grupo de trabalho para avaliar este projeto específico, com um objetivo de apresentar possibilidades de os Piratas incentivar, propor e aplicar o seu uso.

V

Valter Thu 10 Dec 2015 11:41AM

fui ler o segundo e, igual. Mesma proposta.

DU

Alexandre Thu 10 Dec 2015 11:46AM

Os exemplos básicos estão restritos (acho) a Porto Alegre.Mas penso ser possível ampliar o alcance ou personalizar por região.
Deixo analise técnica a cargo de quem entende.

E

Eugenio Thu 10 Dec 2015 1:45PM

Caro @alexandreb, tenho uma dificuldade para entender estes temas, por isto me restrinjo a sugestão inicial que é a de adesão prática aos projetos. Isto é bom, dentro do possível estou pronto a auxiliar.

RD

Renata D'Ávila Thu 10 Dec 2015 2:02PM

Vocês sabem que, ao menos o cadê o meu posto, já é projeto de pirata (desci), né?

IG

Iuri Guilherme Thu 10 Dec 2015 4:44PM

Corrigindo.

O "cadê meu posto" é o resultado de duas participações do matehackers no "hackathon oficial da prefeitura de porto alegre".

Na primeira edição, estávamos trabalhando em cima de pelo menos umas cinco coisas diferentes, e a única que saiu foi o site "Descartar", que é um esforço colaborativo pra providenciar um site onde em tese qualquer pessoa possa abrir e descobrir aonde deveria descartar determinados "lixos".

Naquela ocasião chegamos a elaborar um esboço do que seria o "cadê meu posto", mas não foi adiante.

O próximo parágrafo quem quiser pode pular.

No segundo hackathon foi menos gente do matehackers e na prática me deixaram sozinho lá depois que acabou a pizza. Se pegar o vídeo do hackathon consta que os organizadores afirmaram categoricamente que eu fiz o troço todo sozinho e ainda ganhei um prêmio de menção honrosa (ou seja, criaram um quarto prêmio só por causa de mim) e provavelmente deve ter uma foto minha na página do feisse deles lá. Também o atual prefeito veio me cumprimentar e elogiar o trabalho, dizer que é muito útil para o município, etc. Não obstante eu era líder da greve dos municipários e saí dali direto pro acampamento em frente à prefeitura. Pronto, falei. Não me obriguem a repetir estas coisas, nunca mais. Pode ser?

Agora para o que é relevante e realmente interessa e importa sobre o segundo hackathon, o aplicativo "cadê meu posto" serve para que as pessoas descubram qual é a sua unidade de saúde de referência. Em porto alegre o sus funciona assim, tu não tem atendimento ambulatorial em qualquer lugar, o lugar onde tu deve ir é definido pela secretaria municipal de saúde baseado no teu endereço, então pra ser atendido tu precisa ter documentos oficiais da república federativa e um comprovante de endereço.

Está fora do ar, não vou usar servidor do partido pra botar no ar, sob pena de sofrer "medidas disciplinares", pedi pro pessoal do matehackers fazerem isto.

DU

Alexandre Thu 10 Dec 2015 2:32PM

@renatadavila nos dois tem participação pirata.
A sugestão é reunir interessados para tocar para frente, tanto na parte técnica como na divulgação.
Ampliar o alcance dos aplicativos para outras cidades, e divulgar para que as pessoas façam uso.

@eugenio8 eu também não entendo desses lances de programação.