Loomio
Thu 2 Jun 2016 7:10PM

Círculo/Grupo de Trabalho Mapa Movimentos Sociais

CM Carlos Mendes Public Seen by 309

Minha sugestão é que começamos a discutir a possibilidade de criação de um Círculo ou um GT que mapeie os Movimentos Sociais do DF.

CM

Carlos Mendes Thu 2 Jun 2016 7:13PM

Estou tentando compreender como é o funcionamento de um Grupo de Trabalho e se o mesmo seria mais adequado para a tarefa, levando em consideração que esse mapa estaria recorrentemente sendo bulido. Mas acho que podemos começar a discutir isso porque acredito que ter esse mapa em mãos nos dá uma base material para trabalhar e fazer as articulações. O que acham? Esse é o momento? Seria adequado?

RS

Raphael Sebba Mon 6 Jun 2016 4:19AM

Acho que é o momento de iniciar o mapa sim... Isso ajuda, inclusive, quem estiver chegando a se localizar melhor nas discussões.

BDO

Bruna de Oliveira Mon 6 Jun 2016 1:04PM

Eu considero que estamos dentro do Círculo DF e este pode ter grupos de trabalho para operacionalizar as atividades enquanto estamos todos juntos. Acho que são muuuuuitas tarefas e precisamos identificar pessoas para tocá-las. Particularmente estou me sentindo atolada de coisas só pelos tópicos já criados.

  • Participar da dimensão virtual;
  • Participar das reuniões presenciais;
  • Executar as atividades propostas nesses dois espaços.

Eu vejo dificuldade de sincronizar isso com meu trabalho e meus projetos pessoais. Considero que precisamos refletir sobre isso também, nos vejo muito aceleradxs e isso não é legal se estamos querendo materializar o bem-viver e ubuntu. Andar juntos, respeitar os tempos, construir o possível. No curso de sociocracia eles partilharam uma frase que acho essencial para os trabalhos coletivos, devemos realizar planejamentos que sejam "Bom o suficiente para o momento, seguro o bastante para tentar".

GR

Gabriel Rolemberg Mon 6 Jun 2016 2:03PM

Concordo com a proposta!Acho que cabe mais como Grupo de Trabalho.

CM

Carlos Mendes Tue 7 Jun 2016 8:52PM

Bruna, você é sempre ótima! Concordo mesmo. Acho que a atividade pode ser distribuidas e acho que um grupo de pessoas podem se disponibilizar a fazer esse mapa. Eu me disponho para o GT da esfera DF. Sendo uma tarefa de execuçao com inicio, meio e um fim (provisório) uma equipe de trabalho assumindo isso não pode abandonar o projeto coletivo da esfera distrital e por isso compreendo Bruna no sentido de saber até onde consegue ir no acumulo de tarefas. Vejo vc realmente atarefada e trabalhadeira. Vamos ver se rola um grupo pra executar isso.

GB

Grahal Benatti Tue 7 Jun 2016 9:52PM

Concordo com o GT. Acho que já temos acúmulo suficiente para votar. Que acham?

SC

Samuel Cavalcante Wed 8 Jun 2016 11:45AM

Se for uma tarefa puramente interna cabe um GT, mas se for um mapeamento para estruturação de nossa atuação na sociedade, um Círculo seria o mais adequado e dentro desse Círculo um GT para mapear/preparar a atuação. As pessoas não precisam ser de todos os Círculos e um Círculo dos movimentos sociais poderia se posicionar e atuar livremente, independentemente do Círculo territorial da RAiZ DF...Acho que seria perfeito pro @leandrofreitascout ...

LFC

Leandro Freitas Couto Wed 8 Jun 2016 12:02PM

Não entendi, @samuelcavalcante. Vc acha que a gente deve criar outro círculo e que eu estivesse nele?
Primeiro, precisamos de 3 pré-filiados para montar o círculo.
Segundo, acho que um círculo de movimentos sociais é muito amplo, dificil de ter unidade para se "posicionar e atuar livremente".
Terceiro, na nossa primeiras reunião, no Raizes, depois do FSM de POA, falamos sobre essa questão dos círculos. Em verdade, surgiu uma questão que não foi respondida: Seguindo sua linha, se círculos podem se posicionar livremente, e se mais de um círculo se posicionar de forma antagônica sobre a mesma temática? Qual o papel da esfera nas posições dos círculos territoriais e temáticos que atuam dentro da sua abrangência?
Eu sugiro que um GT faça esse mapeamento, sem a necessidade de construirmos um círculo para isso.

SC

Samuel Cavalcante Wed 8 Jun 2016 12:49PM

hahaha @leandrofreitascout acho que podíamos já ter outros círculos...o mínimo é 3 pré-filiados, isso já dá legitimidade perante a RAiZ...senão ela teria estipulado 9 ou mais...aliás, dos 42 círculos da RAiZ nacionalmente registrados, 20 tem até 5 pessoas, e 8 tem 3 pessoas...então podemos deixar essa timidez de lado e construir nossos círculos...
quanto à ação livre dos círculos, a única restrição é a carta cidadanista e o respeito ao estatuto. e uma pessoa pode participar em quantos círculos ela desejar.
pensei em vc por sua motivação de participar e intervir nos vários eventos que estão acontecendo e não vejo por que vc e outros tenham que se limitar quando podem atuar mais e melhor em um círculo específico... :heart:

CM

Carlos Mendes Thu 9 Jun 2016 3:47AM

Gente, seguinte. Eu acho que a tarefa de mapear os movimento sociais pode ser da esfera e sua utilização tanto para a esfera quanto para os círculos. Levando em consideração que no início será uma atividade intensa e depois do mapa pronto, caberia a atualização acredito que seria um GT permanente cujos membros estariam sempre revesando a atividade para manter o mapa atualizado. Concordo com Leandro que um círculo de movimentos sociais seria amplo demais pra fazer reflexão (?). Mas bem, acho que poderia ter um círculo de articulação dos movimentos sociais. Um círculo que sirva de intermédio com as atuações e mobilizações. As pessoas que atuarem nesse círculo estaria mais na "Linha de Frente" conciliando a nossa agenda enquanto RAiZ Partido-Movimento e os coletivos organizados.

CM

Carlos Mendes Thu 9 Jun 2016 3:53AM

Pensando bem, tenho um pouco de medo de, por analogia, a gente se tornar uma Corrente Articulação kkkkkk. Talvez seja um pouco inadequado um círculo já que o mesmo tem a tarefa de refletir, propor, deliberar, em relação a temas e territórios. Acho que o GT responsável pelo mapeamento tbm poderia ser pela articulação já que GT tem o papel de execução e não de deliberação. Assim a gente evita que um grupo (que diga-se de passagem pode ter muito poder nas mãos pois estará lidando diretamente com os movimentos) se torne um segmento e não esteja na espinha dorsal da RAiZ - DF, ou seja na Esfera. Além do mais o GT pode ter uma característica que impediria a segmentação: Rotatividade das participantes.

SC

Samuel Cavalcante Thu 9 Jun 2016 1:55PM

@carlosmendes
- o Círculo decide o objetivo de sua atuação seja ela qual for...
- ele não acumula poder por que tod*s nós podemos ser ao mesmo tempo de todos os círculos;
- um círculo não é uma organização de base do partido somente, é uma extensão da raiz enquanto movimento - portanto ela não atua somente junto aos movimentos, ela atua enquanto um movimento em si...o ideal é que tivéssemos um círculo para cada movimento, mas devido ao nosso tamanho isso seria inviável, a não ser que a Teia decidisse focar em algum ou em uns poucos...por isso, por enquanto um Círculo de movimentos sociais fosse uma solução, pois teria mais foco...

CM

Carlos Mendes Mon 20 Jun 2016 4:59PM

Concordo contigo, Samuel! Acho que podemos seguir discutindo mas acho que já podemos tirar alguns nomes pra esse GT independente se sua atuação for em um circulo ou na esfera. Podemos encaminhar uma proposta?

SC

Samuel Cavalcante Tue 21 Jun 2016 8:13PM

por mim, sim!

RS

Raphael Sebba Tue 21 Jun 2016 9:52PM

De acordo!

BDO

Bruna de Oliveira Fri 24 Jun 2016 1:00PM

Considero que podemos criar um GT porque ele será temporário, a partir do momento que tivermos mapeados os coletivos e movimentos sociais do DF aí sim vamos definir se criamos círculos ou não para trabalhar com eles, qual nossa capacidade de estar mais próximos de um ou de outro. Etc e tal. Acho que esse é um passo para definição dos círculos temáticos que podemos criar. =) Sugiro que as pessoas que queiram realizar essa atividade se reunir para fazer isso logo.