Loomio
Fri 21 Aug 2015 4:21PM

Editais do MinC

CCD Cochise César de Monte Carmo Public Seen by 180

O Ministério da Cultura lançou quatro editais para cidades com Sistema Municipal de Cultura.
1 - Redes de ponto de cultura da Secretaria de Democracia e Cidadania cultural SCDC - Tinha por objetivo fazer um projeto para essa, mas analisando o edital, podem se inscrever só 60 cidades no Brasil que firmaram convênios com o MinC em 2014 de criação dessas redes.
2 - Comunica Brasil da Secretaria de Audiovisual SAv - Projetos fechados que inclusive me interessam muito, como o canal da cidadania, mas não tem categoria para municípios com mais de 200,000 habitantes se inscreverem.

Esses dois descartados, pode-se inscrever propostas para outros dois.
3 - Secretaria Nacional de Bibliotecas Públicas SNBP - Projeto de 625.000 para bibliotecas públicas. Elaborei no início do ano um projeto de aproximadamente 100.000 que atende duas áreas, Ação Cultural e Mobilização. Acredito que o projeto vai ser colado lá e que são adicionar as outras áreas.
4 - Fundação Cultural Palmares - Projeto de 320.000 para ações culturais com foco em afro descendência. Conversando hoje com a Mírian parece que a administração pretende fazer algo envolvendo a Escola de Música. O edital contempla música (erudita, popular e instrumental), mas também Artes Cênicas – dança, teatro e ópera; Manifestações tradicionais e Populares tais como: samba de roda, congada, afoxé, capoeira, maracatu, festas de matriz africana, cultura quilombola, artesanato, entre outros; e Cultura Urbana e de Periferia – hip hop, funk e demais coletivos negros e de periferia.
Acho ridículo a administração querer inventar a roda, criando ações onde não existe nada, como a escola de música em vez de apoiar iniciativas que já existem, que estão na cultura Urbana e nas Manifestações Tradicionais e Populares.
Como ainda não tem projeto escrito acho que é possível reverter, mas aí depende de alguma pressão política por parte desses entes. Gente do reinado, Mundi, Usina, etc.

Esses editais EXIGEM apenas que o município tenha a Lei do Sistema pronta. Essa lei já está na câmara. O conselho e o plano PONTUAM, mas não são obrigatórios. Então podemos começar a pressionar, mas não nos garante. O que é bom, porque um plano de cultura feito em um mês seria um acoxambramento monstruoso.
De qualquer modo o edital de convocação para as vagas remanescentes do conselho de cultura foi publicado e naturalmente vamos tomar posse e reunir em setembro, porque isso é ponto de graça para o município nos dois editais em uqe pode se inscrever.

A pergunta que se coloca é:
O que devemos fazer?
Comentem aí até amadurecermos um plano de ação mais claro.

LINKS

Edital Bibliotecas
Edital Palmares
Projeto inscrito para a biblioteca em ação cultural e mobilizaçaõ