Loomio
Mon 23 May 2022 6:38PM

Caminho de Aprendizagem para a Formação de Treinador@s e Multiplicador@s de Cursos Dragon Dreaming :: versão 3.0

PAM Pedro Araujo Mendes Public Seen by 32

doc https://docs.google.com/document/d/1VEZWiu33sJ8q1ktQe21XiQsHUr0tQ7daksIYIk6cgSg/edit?usp=sharing

Bem vind@s Dragon Dreamers!

Quando o DD chegou ao Brasil em 2011, só havia uma forma de se preparar para dar cursos e formar outras pessoas nesse conhecimento, que era passando pelo Treinamento de Treinadores (ToT), um curso oferecido pelo próprio John Croft e pouquíssimas outras pessoas no mundo. O Caminho de Aprendizagem para a Formação de Treinador@s e Multiplicador@s de Cursos DD é um percurso criado no Brasil em 2014 que conta com a validação do John Croft, servindo de inspiração para a comunidade DD em várias regiões do mundo. Um processo de aprendizagem descentralizado e em pares, para capacitar pessoas que queiram colaborar com a disseminação deste conhecimento  através do oferecimento de cursos e formações, com o apoio e suporte do Círculo de Multiplicador@s e Treinador@s DD Brasil. 

Este caminho é uma iniciativa do Círculo de Treinador@s e Multiplicador@s DD, que tem como propósito Disseminar o conhecimento DD no Brasil através da formação de mais Dragon Dreamers, maximizando projetos para a Grande Virada. Foi pensado para que @ Caminhante possa trilhar uma jornada integrada à comunidade DD Brasil e que se sinta encourajad@ à prática dos princípios e das ferramentas DD, apoiando a multiplicação de projetos ganha-ganha-ganha  para a Grande Virada.

Para mais detalhes e histórico, acesse os documentos:

Contexto de Caminho de Aprendizagem DD Brasil em 2013/14 Memória de conversas sobre o Caminho de Aprendizagem DD Brasil ver1.0  Caminho DD ver 1.0 (2014)

Caminho DD ver 2.0 (2015/16)

Sobre o uso do Dragon Dreaming: O Dragon Dreaming é uma tecnologia social regida pela licença CC - Creative Commons Atribuição CompartilhaIgual 4.0 Internacional. BY SA -

Dentro da comunidade DD, reconhecemos os seguintes papéis:

Dragon Dreamers

São aquel@s que tiveram algum contato com o DD, seja através de palestras, cursos ou projetos. Usam o DD nos seus projetos pessoais e/ou apoiam outros projetos (preferencialmente se tiverem feito o Curso de Aprofundamento ao DD). Não devem ministrar cursos sobre Dragon Dreaming. Ao compartilhar o conhecimento DD sem ter percorrido o Caminho de Aprendizagem ou feito o ToT, pode dizer até que é "a sua leitura ou visão do Dragon Dreaming, mas não que é o Dragon Dreaming".   

Caminhant@s São aquel@s que procuraram um@ orientador@, comunicaram ao círculo de treinador@s e multiplicador@s seu início da jornada e começaram a percorrer o Caminho de Aprendizagem.

Multiplicador@s

São aquel@s que finalizaram o Caminho de Aprendizagem para Multiplicador@ DD e estão apt@s para facilitar  o ensino do DD através de cursos de introdução, palestras, oficinas DD e facilitação de processos. Podem orientar pessoas no Caminho de Aprendizagem com o acompanhamento de um@ Treinador@. Contribuem com a base de conhecimento do DD, através da divulgação da sua Ficha de Experiência e relatos de contribuições pessoais à prática e ao ensino do Dragon Dreaming.

Treinador@s

São aquel@s que caminharam mais um pouco até a finalização do Caminho de Aprendizagem para Treinador@ DD (ou o ToT) e estão apt@s a facilitar o ensino do DD através de Cursos de Aprofundamento e Captação Empoderada de Recursos (se caminharem até este ponto), além dos cursos de introdução, palestras, oficinas DD e facilitação de processos. Podem ser orientador@s de Caminhantes. Assim como os multiplicador@s, contribui com a base de conhecimento do Dragon Dreaming.

Orientador@s

São Treinador@s ou Multiplicador@s (com o apoio de um@ Treinador@) que acompanham algum@ Caminhante na sua jornada de aprendizagem.

Passos do Caminho da Aprendizagem para tornar-se  Multiplicador@ Dragon Dreaming Para ingressar neste caminho, você deve já ter participado de, no mínimo, um Curso de Introdução DD (20 horas), sendo o ideal já ter participado também de um Curso de Aprofundamento ao DD e Captação Empoderada de Recursos. 

A intenção deste caminho é orientar pessoas que querem ensinar o DD com o apoio e suporte da OCV Dragon Dreaming Brasil, tornando-se um Multiplicador@ a partir de suas experiências práticas e integrando-as à nossa vibrante comunidade de Treinador@s e Multiplicador@s.

Passos essenciais:

SONHAR

1. Entrar em contato com algum Treinador@ ou Multiplicador@ da sua região mais próxima para ser seu Orientador@ no Caminho de Aprendizagem  (no site do Dragon Dreaming Brasil você encontra o contato de vários Treinador@s e Multiplicador@s).

2. Assim que tiver um@ Orientador@, celebrar, entrar nos principais grupos on-line do DD e preencher o formulário da Caminhantes DD

PLANEJAR

3.  Ler todas as fichas técnicas do Dragon Dreaming (exceto para  pessoas não letradas).

4. Participar de um Curso de Aprofundamento DD e Captação Empoderada de Recursos.

REALIZAR

5. Organizar e realizar ao menos uma palestra sobre o Dragon Dreaming de 3h (presencial ou on-line)

6. Co-facilitar ao menos um curso de Introdução ao Dragon Dreaming com algum@ Multiplicador@ ou Treinador@. 

7. Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar um projeto colaborativo válido com pelo menos 4 integrantes e que respeite os 3 princípios utilizando os passos do DD. Relatar a experiência de passar por todos os 16 passos de um projeto DD através da elaboração de uma Ficha de Experiência. É possível realizar o Caminho de Aprendizagem enquanto o projeto estiver em andamento e ao final do processo, enviar a Ficha de Experiência.  Ou já ter realizado um projeto colaborativo válido usando o  DD antes de entrar no Caminho e precisar somente elaborar a Ficha de Experiência. Lembrando que  esta pode ser feita por escrito ou em outros formatos multimídia (vídeo, audiolivro, etc…). 

CELEBRAR

8. Manter uma comunicação com @ Orientador@ sobre como está o seu caminho de aprendizagem e participar, na medida do possível, de conferências e conversas virtuais do círculo de treinadores

9. Compartilhar como está sendo o processo de aprendizagem com outras pessoas que estão trilhando o caminho de aprendizagem, caso tenham.

10. Conversa de celebração do Caminho de Aprendizagem:

Quando se sentir preparad@ para ministrar e ancorar cursos de Introdução, reunir-se com seu orientador@ e algum@ outr@ treinador@ DD Brasil para trocar aprendizados, ahás e feedbacks sobre o caminho de aprendizagem que trilharam. @ Orientador@ junto com o Caminhante fazem e enviam um breve relato do processo de aprendizagem para círculo de Multiplicadores / Treinadores DD Brasil com apresentação pessoal d@ novo Multiplicador@, com sua história e experiências anteriores ao Dragon Dreaming d@ Caminhante como facilitador@ e profissionalmente, os maiores Ahas no caminho de aprendizagem, aprendizados que geraram transformações pessoais, ideias para melhorias do processo, o que pode ser diferente no caminho de aprendizagem, etc.

11. Celebrar o caminho de aprendizagem em encontro online com a OCV Dragon Dreaming Brasil!. Este é também o momento par e fazer os ajustes necessários na Ficha de Experiência e escutar como foi para o Caminhante passar pelos passos do Caminho de Aprendizagem.

12. Enviar os seus dados para o Círculo de Comunicação para serem incluídos nas plataformas de comunicação.

Sugestões complementares para @s Caminhantes de Multiplicador@s:

Para um maior aprofundamento em seu Caminho de Aprendizagem, indicamos ainda os seguintes passos

complementares:

1. Ler um mínimo de 3 livros da bibliografia básica do Dragon Dreaming (exceto para  pessoas não letradas) em  http://tiny.cc/livros-videos-dd. ;

2. Facilitar voluntariamente Processos de Planejamento Estratégico DD em Projetos Ganha Ganha Ganha e que respeitem os 3 princípios Dragon Dreaming, como projetos sociais, culturais ou ambientais, por exemplo.

Ao final deste Caminho, estará apt@ a oferecer palestras, oficinas e cursos de introdução ao DD.

Passos do Caminho da Aprendizagem para se tornar Treinador@ do Dragon Dreaming

Caso queira continuar a caminhada para se tornar Treinador@, é necessário:

CELEBRAR/SONHAR

1.  Ter concluído o caminho de aprendizagem até Multiplicador@;

2. Ter conduzido cursos de introdução ao DD como Facilitador@.

PLANEJAR

3. Entrar em contato com algum treinador@ para ser seu Orientador@;

4. Desenvolver alguma contribuição pessoal dentro do Dragon Dreaming

5. Ter a habilidade de organizar cursos DD usando o próprio Dragon Dreaming

REALIZAR

6. Realizar (ou ter tido realizado) processos avançados do DD (análise do campo de força, mapa de atores, aconselhamento em pares, indicadores de desempenho, celebrações, etc…)

7.  Co-facilitar ao menos um cursos de Aprofundamento;  

CELEBRAR

8. Compartilhar um relato de como foi o processo com o Círculo de Treinadores e Multiplicadores, validando o caminho junto a este círculo;

9. Celebrar esta caminhada em encontro online com a OCV Dragon Dreaming Brasil!

Ao final deste Caminho, estará apt@ a facilitar Cursos de Aprofundamento, além do Curso de Introdução, Palestras, Oficinas. Poderá também ser Orientador@ de Caminhant@s aspirantes a Multiplicador@s e/ou Treinador@

Sugestões complementares para @s Caminhant@s de Treinador@s DD:

1. Realizar ou ter alguma formação em facilitação de processos de grupos e ter lido material sobre.

CAPTAÇÃO EMPODERADA DE RECURSOS

Caso queira também ser um@ Multiplicad@r ou Treinador@ que ofereça Cursos de Captação Empoderada de Recursos, é só seguir os seguintes passos.

CELEBRAR/SONHAR

1. Concluir o Caminho de Aprendizagem para se tornar Multiplicador(a);

PLANEJAR

2. Co-facilitar um curso de Captação Empoderada de Recursos;

REALIZAR

3. Realizar e participar de um programa de Captação Empoderada de Recursos;

CELEBRAR

4. Fazer uma ficha de experiência sobre o programa de captação empoderada de recursos que participou;

5. Celebrar esta caminhada em encontro online com a OCV Dragon Dreaming Brasil!

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Compartilhando os conhecimentos do Dragon Dreaming sem fazer este caminho (ensino inspirado no DD): O DD tem como propósito maior apoiar projetos ganha-ganha-ganha para uma sociedade cujo foco seja sustentar a vida em suas diversas formas, humanas e não humanas,  no planeta.  Para isto, queremos que o máximo de pessoas possam ter contato com este conhecimento, sempre mantendo a qualidade deste processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, caso você queira ensinar o DD sem ter percorrido este Caminho de Aprendizagem, você pode dizer até que é “a sua leitura ou visão pessoal do Dragon Dreaming”, mas não deve dizer que “é o Dragon Dreaming”. Ou pode dizer também que é “Inspirado no Dragon Dreaming”, mas não deve ser divulgado como um curso/formação de Dragon Dreaming.

Ensinando o Dragon Dreaming com o apoio e suporte do Círculo de Treinador@s e Multiplicador@s Dragon Dreaming:

Para oferecer Oficinas, Cursos de Introdução, Aprofundamento e qualquer outra atividade ligada ao ensino do DD com o apoio oficial do Círculo de Treinador@s e Multiplicador@s DD Brasil, é necessário fazer o ToT - Treinamento de Treiandor@s ou concluir o “Caminho de Aprendizagem para a Formação de Multiplicadores / Treinadores”. Assim, também tem direito a ter seu nome na página da OCV DD  Brasil e Internacional, usar a estrutura de comunicação do DD Brasil para divulgar suas atividades relacionadas ao DD, poder participar do Círculo de Multiplicador@s e Treinador@s DD, entre outros.

Um acordo do Dragon Dreaming Brasil é distinguir @s ministrantes dos cursos da seguinte forma:

Facilitador@ = aquel@ Treinador@ ou Multilicador@ que está apto a oferecer um curso sozinho.

Co-facilitador@ = aquel@ que já participou do curso em questão e apoia a facilitação. Pode também facilitar alguns temas e dinâmicas, mas ainda não é apto a oferecer o curso sozinh@.

Participação Especial = aquel@ que tem algum saber especial que vai acrescentar ao curso, mas não necessariamente já fez o curso em questão antes e também não irá co-facilitar ou facilitar (ex. facilitadores em Sociocracia, Biodança, Ecologia Profunda, etc…)

Lembrando que… 

Projetos Válidos para o Caminho de Aprendizagem

No DD, uma das bases fundamentais é a integração entre teoria e prática. Neste sentido, é muito importante que quem ensine o DD faça isto através da sua experiência prática com o uso deste conhecimento em projetos para a Grande Virada. Assim sendo, quem entra neste Caminho de Aprendizagem deve viver ao menos um projeto colaborativo e coletivo do começo ao fim (sonhar, planejar, realizar e celebrar) e ser integrante do Time de Sonhos (não somente facilitar o processo). Para que possa ser uma experiência enriquecedora e que traga conhecimentos da aplicação prática do DD no mundo, este projeto que será realizado para este Caminho de Aprendizagem não deve ser sobre o próprio DD, tais como: organização e produção de cursos, palestras, encontros e festivais DD, atividades para o DD, etc.

A Organização de Centro Vazio (OCV) Dragon Dreamieng Brasil

A OCV é um modelo organizacional caórdico para liberar a criatividade e colaboração. O pressuposto básico, que inspira o nome, é o de manter a energia nas atividades fim, eliminando a hierarquia e o "poder sobre", de modo que somente princípios norteadores permanecem no centro da organização. O Dragon Dreaming Brasil é desenhando neste modelo, onde temos círculos de primeira ordem (comunicação, financeiro, treinador@s e multiplicadores, etc.), e o círculo de segunda ordem que une os de primeira dando apoio a sustentando. A OCV DD Br, tem como propósito Co-criar e difundir o DD, através do fortalecimento de uma comunidade de conhecimentos e práticas, para apoiar iniciativas de sustento à vida e seus princípios são: O amor em ação; Estimular e fomentar a economia da dádiva; A busca pela simplicidade voluntária; Uma organização baseada em sistemas vivos, caórdica, horizontal com participação livre e engajada. Os Valores que nos orientam são: Coragem, Compromisso, Confiança, Cooperação, Coerência, Cuidado.

Vivemos em um ambiente orgânico e fluido, onde exceções podem existir, serem aceitas e contempladas, desde que seja conversado previamente com @s integrantes do Círculo de Multi/Trein DD, possibilitando um acordo ganha-ganha de tais exceções.

Contatos dos principais Círculos:

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 26 May 2022 8:36PM

isso

KA

kamala aymara Wed 25 May 2022 2:18PM

Pedro e Gerson, grata pela imensa energia dedicada a atualização do caminho. Sinto que, no geral, está bom o suficiente por agora e alguns dos comentários que eu faria já foram feitos pelo Felipe e pela Josy, portanto sinto-me contemplada.

Só gostaria de salientar que nas respostas do Pedro me chamou a atenção o desejo de simplificar, mas em algum momento também lembrou que nada é óbvio. Creio que devemos cuidar de encontrar um equilíbrio entre simplificar e esclarecer, um ganha-ganha entre ser genérico e específico.

Em especial, concordo com a necessidade de ser mais específico nos detalhes do caminho para treinadores. Temos que lembrar que daqui pra frente poderão existir cada vez mais caminhantes que não tiveram nenhum contato direto com o John e que, possivelmente, nunca virão a ter. Eu posso estar enganada quanto a isso, mas sinto que, para mim, ter "bebido direto da fonte" fez muita diferença na minha caminhada. Como podemos honrar esse legado e garantir que os futuros treinadores, que não venham a ter esta mesma oportunidade, estejam realmente aptos a conduzir o aprofundamento?

Definir um mínimo de cursos de introdução realizados como multiplicador e/ou um mínimo de tempo percorrendo o caminho me parece um critério importante. Particularmente não acredito que seja possível, por mais profundo que seja o mergulho, estar apto para ser um treinador em 3 meses, salvo, possivelmente, raras exceções de pessoas com larga experiência em facilitação e outras metodologias, mas excessões são excessões, não devem ser o acordo principal.

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 26 May 2022 8:37PM

aho! ótima colocação sobre simplificar e esclarecer... este é o desafio...

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 26 May 2022 8:37PM

podemos ver este minimo então

PAM

Pedro Araujo Mendes Thu 26 May 2022 8:43PM

@kamala aymara, qual seria o minimo desejavel para a pessoa entrar no caminho de treinador? ter 6 meses de experiência como multiplicador e ter realizado no minimo 2 cursos como multiplicador? qual a sua opinião?

TS

Tanya Stergiou Wed 25 May 2022 2:18PM

Reação - Acredito que cada processo é diferente mas um checklist de atividades que precisam ser feitas pelo caminhante e pelo Orientador seria uma boa ideia para que todos os processo passam por todos as atividades esperadas. Essa lista ajuda ambos caminhante e orientador e também manter uma certa padrão entre os processos.

LB

Lizandra Barbuto Wed 1 Jun 2022 6:02PM

Boa tarde,

Que bom que esta reflexão esta acontecendo e espero que assim as pessoas contrárias a um caminho ordenado para a prática de ensinar Dragon Dreaming atenda. Já peço desculpas se o que compartilho não atende a proposta metodológica para a reflexão. Mas não encontrei outro lugar para compartilhar.

Tenho alguns comentários que já incluo desde uma reflexão que eu e John tivemos na última semana.

Sobre os letrados, concordo com alguns comentários. E como sugestão, quem sabe uma força tarefa para gravar áudios das fichas técnicas. E para os livros há muitos áudio books disponíveis, assim as pessoas poderiam escutar.

Sobre participar de curso de aprofundamento e Captação empoderada, já fiz esse comentário em outras reflexões. Não há muitas pessoas oferecendo cursos de captação, além disso o formato ofertado por John há 10 anos atrás necessitaria ser atualizado, hoje há outras formas de captação que ele não considerava no passado. Claro que o tema dinheiro é importante nos projetos colaborativos, mas poderia incluir nos processos do próprio DrDr quando se fala do orçamento, eu normalmente enfatizo questões de dinheiro e captação nesse momento. Enfim, minha visão é não ter a exigência do curso de CE para se tornar treinador. Pois se tiver esse requisito, iremos correr o risco da pessoa não conseguir completar.

Entendo a colocação de Pedro de um curso não ser suficiente para chamar de projeto. Eu sou a favor de qualquer processo que inicie e termine, realizando tarefas e que seja coletivo pode ser um projeto a considerar. Assim, um curso é um projeto, cabe aos tutores, sendo esses  experientes, dar espaço para a real prática dos menos experientes.

De acordo com a análise em pares dos processos dos caminhantes por treinadores convidados. Mas discordo que o processo pode ser longo. Ser muito longo pode desmotivar as pessoas a concluírem, e essa desmotivação gerar conflitos contrários ao caminho de aprendizagem. Penso que 3 cofacilitações são suficiente tanto para Introdutório quanto Aprofundamento, melhor ainda se com facilitadores diferentes.

Me incomoda o termo “Inovação no Dragon Dreaming” eu e John refletimos sobre isso, e a sugestão é que haja inovação nos projetos. Aplicando o Dragon Dreaming em projetos inovadores, com estratégias inovadoras nos projetos. Pensamos que a inovação em um método já construído seria um projeto por si só de pesquisa para justificar mudanças em um conhecimento estruturado por mais de 30 anos.

RO

Renato Orozco Thu 2 Jun 2022 5:58PM

Reação rápida: eu gosto da ideia de haver um caminho de aprendizagem bem estruturado, oferecido como um produto, que agregue valor e experiência para as pessoas que queiram se aprofundar em Dragon Dreaming e treinarem outras pessoas. Talvez eu até me sinta atraído a seguir esse caminho embora suspeite que já o esteja fazendo de forma informal. Minha reação ao ler o texto é que estamos falando menos de um processo de capacitação e mais de um processo de credenciamento para uso da marca.

Meu incômodo fica por conta de uma confusão conceitual entre método (direitos autorais e de uso / copyright) e marca (direito de uso do nome Dragon Dreaming / trademark). Penso que a redação do texto deve ser feita de forma mais explicita para dar claridade a essa questão.

Por exemplo, me incomoda a menção sobre Dragon Dreamers de que "não devem ministrar cursos sobre Dragon Dreaming". Me parece que deveria ser justamente o contrário, que todos fossem incentivados a difundir o método para onde precisa de todas as formas possíveis. Talvez o termo adequado seja "não é permitido o uso a marca Dragon Dreaming (TM) ao ensinar a metodologia formalmente a terceiros" pois a licença CC BY SA, bem como o resto do próprio texto, deixam claro que é permitido a qualquer um difundir a metodologia em qualquer formato (inclusive cursos). Como o Creative Commons não cobre o uso da marca Dragon Dreaming, me parece perfeitamente possível a limitação do uso da marca somente por pessoas credenciadas (pelo caminho de aprendizagem), devendo isso ficar mais claro no texto. Como ação complementar, mas não obrigatória, sugiro o registro da marca Dragon Dreaming no INPI como marca coletiva.

Outro exemplo que me trouxe impressão semelhante me veio ao ler o primeiro item da sessão "Algumas Observações Importantes", que me parece um desincentivo a difusão da metodologia com um adendo de "se for ensinar de qualquer forma, não chame de Dragon Dreaming". Novamente, me parece aqui que tratamos de proteção a marca e não da difusão do método. Quero acreditar que estamos todos de acordo que gostaríamos que o método Dragon Dreaming, com suas ferramentas, processos e filosofia, etc, fosse divulgado mais amplamente, certo? Assim, sugiro que sejamos mais explícitos e coloquemos essa menção logo no início do documento "Qualquer pessoa que tenha tido contato com o Dragon Dreaming é incentivada a passar o conhecimento para a frente. No entanto, não é permitido o uso a marca Dragon Dreaming (TM) ao ensinar a metodologia formalmente a terceiros"

Também me causa incômodo a menção do caminho de aprendizagem como elemento definidor de quem está "apto(a)" a dar o curso (usando a marca Dragon Dreaming). Essa palavra me remete a alguém possuir capacidade para realizar algo. Como o caminho não considera o contexto de quem estará recebendo o curso ou indivíduo a ministrar, não vejo o mesmo como capaz de definir se a pessoa está apta ou não. Que tal usar a palavra "habilitada" ou "autorizada" a "usar a marca Dragon Dreaming" no lugar?

Sobre a estrutura do caminho em si, me parece que além de aprofundamento em conteúdo teórico (leituras e oficinas) e prático (experiência utilizando o método em projetos e co-facilitando oficinas) seria legal ter alguma provisão / plano relacionada à didática de ensino (danças circulares? técnicas de facilitação? storytelling?).

PS: Considere mudar o nome "Caminho de Aprendizagem para a Formação de Treinador@s e Multiplicador@s de Cursos Dragon Dreaming" para "Processo de Credenciamento para Uso da Marca Dragon Dreaming".

PAM

Pedro Araujo Mendes Fri 15 Jul 2022 12:43AM

oi Renato, lendo aqui, acho que difundir o método é diferente de dar um curso de DD... e no DD, a gente busca criar um campo de confiança sem contratos... então não faz sentido ter que registrar no INPI o nome e tudo isto mais... vai contra a propria essencia do DD

RO

Renato Orozco Thu 2 Jun 2022 6:07PM

Sei que isso foge do escopo da proposta apresentada, mas gostaria de pedir esclarecimentos sobre a Organização de Centro Vazio (OCV) Dragon Dreaming Brasil

Ao ler a descrição (abaixo) me pareceu que a menção de círculos de primeira e segunda ordem está seguindo a ideia de elos duplos da sociocracia com os círculos de segunda ordem sendo o "círculo grande" que contém elos internos e externos dos demais círculos. Mas minha impressão sobre OCV é que os círculos de primeira ordem seriam os projetos (incluindo-se aí redes locais, como a Rede Dragon Dreaming Brasília) enquanto de segunda ordem seriam "projetos de apoio aos projetos" (comunicação, financeiro, treinador@s e multiplicadores). Se for esse o caso, os exemplos dados para círculo de primeira ordem são na verdade de segunda ordem (atividades meio). Podem me esclarecer?

---

"A OCV é um modelo organizacional caórdico para liberar a criatividade e colaboração. O pressuposto básico, que inspira o nome, é o de manter a energia nas atividades fim, eliminando a hierarquia e o "poder sobre", de modo que somente princípios norteadores permanecem no centro da organização. O Dragon Dreaming Brasil é desenhando neste modelo, onde temos círculos de primeira ordem (comunicação, financeiro, treinador@s e multiplicadores, etc.), e o círculo de segunda ordem que une os de primeira dando apoio a sustentando. A OCV DD Br, tem como propósito Co-criar e difundir o DD, através do fortalecimento de uma comunidade de conhecimentos e práticas, para apoiar iniciativas de sustento à vida ..."

Load More