Loomio
Sun 8 Mar 2015 2:09PM

Declaração de Princípios

RR Rodrigo Rey Public Seen by 237

Coloco a discussão a declaração de princípios do Partido da internet, o link do pad para quem queira alterar direto, está no final do texto inicial da declaração que se segue.

  • Declaração de Princípios

Os signatários, membros fundadores do Partido da Internet (PI), foram chamados a estabelecer os princípios e os fundamentos doutrinários em que firmam sua ação cívica, declaram:

O Partido da Internet é fundado para construir uma nova instância de participação dos cidadãos e para abrir a largura de banda da democracia, a fim de participar, em condições justas, às novas demandas da rede pública e gerar novos pontos reunião das mesmas. O seu objetivo fundamental é a redistribuição do poder econômico, social e político.

Nossa ideologia político-filosófico é baseada em valores universais como a fraternidade, a dignidade humana, o direito à liberdade e à vida, a proteção das liberdades fundamentais, a cooperação, o livre acesso à cultura e à informação, a sustentabilidade ambiental , educação crítica e participação política.

São valores de prioridade do nosso partido, além de valores distintos de espaço:
- A internet como um direito humano,
- Livre participação em redes sociais como um direito civil
- As instituições virtuais como uma plataforma para a democracia participativa.

O Partido da Internet é constituído como um correlato na esfera política de mudança de paradigma mundial marcada pela passagem de um sistema de conteúdo editorial descentralizada. O fracasso do sistema democrático atual representativo para resolver problemas cada vez mais complexos da população, junto com a revolução cultural da era da Internet, a rede das redes, com implicações antropológicas e sociais profundas, é imperativo compreender e repensar a democracia a partir desta nova visão de mundo.

Acreditamos que a diferença hoje entre representante e representando não seja compatível com as novas tecnologias e o impacto que têm sobre as relações sociais. Em um mundo onde a informação é abundante, subestima-se o valor da construção de sentido de essas informações e compartilhá-lo. Democracia de preferência em rede para o poder distribuído sobre o poder concentrado em poucos limitar a manipulação da informação de promover a livre circulação e acesso ao conhecimento social.

Assim, entendemos que a tecnologia a serviço da emancipação, em vez de contribuir para a cultura do consumismo, é uma ferramenta poderosa para a transformação. Como tal, gera novos cidadãos, hábitos e acelera a construção de redes que ampliam seu alcance no tempo e no espaço. Convida-nos a pensar mais inclusivo, aberto e inteligente a partir da estimulação do pensamento e da distribuição da democracia operacional e vozes coletivas.

Consideramos rede, entendido como um sistema de links que se relacionam, se conectam, circulam e organizar livremente, que é a base organizacional do nosso partido. Então, nós aspiramos a ser uma partido baseado em uma rede de pessoas sem o centro, par estruturado to peer, sem nós centralidade dominantes e acesso à riqueza de informações em qualidade e quantidade.
O Partido da Internet utiliza tecnologias como suporte para o desenvolvimento de novas plataformas de regulação e conectando com o objetivo de recuperar o público como causa coletiva. Seu projeto tem como objetivo maximizar a capacidade de interação, contestar as informações congestionamentos e garantir a distribuição da carga de maneira uniforme em todos os nós, permitindo que a rede a crescer indefinidamente.

Acreditamos que a revitalização da democracia que temos hoje é possível a partir de um reforço do papel dos cidadãos no sistema. Acreditamos que pensar em rede se expande o pensamento individual e aprofunda a deliberação coletiva.Nesse sentido, nossa aspiração é propor métodos alternativos eficazes para alargar o âmbito desta discussão.

Assim, o Partido da Internet pretende ser como um espaço em que os cidadãos podem estar envolvidos como pares na construção de um modelo participativo de consequências políticas eficazes que respeite a pluralidade absoluta de formas de expressão, o livre fluxo de idéias e opiniões, e acesso gratuito a todas as informações necessárias para que possam formar juízos consistentes sobre todas as questões de interesse geral.

O Partido da internet não possue portadores da verdade, mas sim uma fusão de múltiplas opiniões em consenso. Consideramos que a coexistência de diversos pontos de vista é valioso e não um problema. Então professar respeito pelas decisões da maioria e, por sua vez, garante a proteção dos interesses das minorias, em um quadro de valores comuns que garantam a dignidade humana.

Enquanto nós, contamos com uma configuração geográfica, o nosso espírito vai além das barreiras nacionais e solidariedades mais amplas. Então, nos sentimos profundamente cidadãos sul-americanos e mundiais. A cooperação internacional, a liberdade de culto e de valorização da diversidade étnica e cultural são valores fundamentais do partido. Nós também acreditamos na igualdade de direitos civis, políticos, econômicos, culturais e sociais de todos os cidadãos do mundo para além das suas fronteiras territoriais. Globalização será completa quando os direitos de todos os habitantes da Terra são globalizado.

Honramos o passado como construção da nossa atual identidade e futuro: A história para nós é o nosso professor. Nosso objetivo é fazer com que o serviço público seja como uma ponte entre o sistema político formal e de cidadania; como uma transição entre o velho e o novo mundo.
Somos encorajados pelo compromisso de derrubar paredes imaginárias que nos dividem, quebrar as barreiras sociais, econômicas e geográficas que nos dividem intelectualmente para criar sistemas que garantam interdependência social o desenvolvimento pessoal livre e articulação coletiva completo para a geração, conservação e distribuição de bens públicos.

Partido da Internet
Brasília, 14 de março de 2015.

Link para alteração editável pad http://goo.gl/O3C8bm

RR

Rodrigo Rey Mon 15 Jun 2015 9:27PM

Acho que vc ajustou pontos coincidentes, o programa partidário deverá partir disto, fundo partidário, reforma política, menoridade penal, etc, isto deverá ser debatido em outro momento e não entraria nisto agora, as minorias eu as vejo dentro de universalidade que você colocou.

MBL

Mateus Bispo Leal Sun 23 Aug 2015 3:31PM

Esse texto está muito prolixo e está transformando em princípio coisas que nunca foram debatidas.

DN

Daltro Nunes Mon 24 Aug 2015 7:08PM

Pra mim está bom, mas podemos discutir mais Mateus. O que você sugere?