Loomio
Sun 8 Mar 2015 2:09PM

Declaração de Princípios

RR Rodrigo Rey Public Seen by 237

Coloco a discussão a declaração de princípios do Partido da internet, o link do pad para quem queira alterar direto, está no final do texto inicial da declaração que se segue.

  • Declaração de Princípios

Os signatários, membros fundadores do Partido da Internet (PI), foram chamados a estabelecer os princípios e os fundamentos doutrinários em que firmam sua ação cívica, declaram:

O Partido da Internet é fundado para construir uma nova instância de participação dos cidadãos e para abrir a largura de banda da democracia, a fim de participar, em condições justas, às novas demandas da rede pública e gerar novos pontos reunião das mesmas. O seu objetivo fundamental é a redistribuição do poder econômico, social e político.

Nossa ideologia político-filosófico é baseada em valores universais como a fraternidade, a dignidade humana, o direito à liberdade e à vida, a proteção das liberdades fundamentais, a cooperação, o livre acesso à cultura e à informação, a sustentabilidade ambiental , educação crítica e participação política.

São valores de prioridade do nosso partido, além de valores distintos de espaço:
- A internet como um direito humano,
- Livre participação em redes sociais como um direito civil
- As instituições virtuais como uma plataforma para a democracia participativa.

O Partido da Internet é constituído como um correlato na esfera política de mudança de paradigma mundial marcada pela passagem de um sistema de conteúdo editorial descentralizada. O fracasso do sistema democrático atual representativo para resolver problemas cada vez mais complexos da população, junto com a revolução cultural da era da Internet, a rede das redes, com implicações antropológicas e sociais profundas, é imperativo compreender e repensar a democracia a partir desta nova visão de mundo.

Acreditamos que a diferença hoje entre representante e representando não seja compatível com as novas tecnologias e o impacto que têm sobre as relações sociais. Em um mundo onde a informação é abundante, subestima-se o valor da construção de sentido de essas informações e compartilhá-lo. Democracia de preferência em rede para o poder distribuído sobre o poder concentrado em poucos limitar a manipulação da informação de promover a livre circulação e acesso ao conhecimento social.

Assim, entendemos que a tecnologia a serviço da emancipação, em vez de contribuir para a cultura do consumismo, é uma ferramenta poderosa para a transformação. Como tal, gera novos cidadãos, hábitos e acelera a construção de redes que ampliam seu alcance no tempo e no espaço. Convida-nos a pensar mais inclusivo, aberto e inteligente a partir da estimulação do pensamento e da distribuição da democracia operacional e vozes coletivas.

Consideramos rede, entendido como um sistema de links que se relacionam, se conectam, circulam e organizar livremente, que é a base organizacional do nosso partido. Então, nós aspiramos a ser uma partido baseado em uma rede de pessoas sem o centro, par estruturado to peer, sem nós centralidade dominantes e acesso à riqueza de informações em qualidade e quantidade.
O Partido da Internet utiliza tecnologias como suporte para o desenvolvimento de novas plataformas de regulação e conectando com o objetivo de recuperar o público como causa coletiva. Seu projeto tem como objetivo maximizar a capacidade de interação, contestar as informações congestionamentos e garantir a distribuição da carga de maneira uniforme em todos os nós, permitindo que a rede a crescer indefinidamente.

Acreditamos que a revitalização da democracia que temos hoje é possível a partir de um reforço do papel dos cidadãos no sistema. Acreditamos que pensar em rede se expande o pensamento individual e aprofunda a deliberação coletiva.Nesse sentido, nossa aspiração é propor métodos alternativos eficazes para alargar o âmbito desta discussão.

Assim, o Partido da Internet pretende ser como um espaço em que os cidadãos podem estar envolvidos como pares na construção de um modelo participativo de consequências políticas eficazes que respeite a pluralidade absoluta de formas de expressão, o livre fluxo de idéias e opiniões, e acesso gratuito a todas as informações necessárias para que possam formar juízos consistentes sobre todas as questões de interesse geral.

O Partido da internet não possue portadores da verdade, mas sim uma fusão de múltiplas opiniões em consenso. Consideramos que a coexistência de diversos pontos de vista é valioso e não um problema. Então professar respeito pelas decisões da maioria e, por sua vez, garante a proteção dos interesses das minorias, em um quadro de valores comuns que garantam a dignidade humana.

Enquanto nós, contamos com uma configuração geográfica, o nosso espírito vai além das barreiras nacionais e solidariedades mais amplas. Então, nos sentimos profundamente cidadãos sul-americanos e mundiais. A cooperação internacional, a liberdade de culto e de valorização da diversidade étnica e cultural são valores fundamentais do partido. Nós também acreditamos na igualdade de direitos civis, políticos, econômicos, culturais e sociais de todos os cidadãos do mundo para além das suas fronteiras territoriais. Globalização será completa quando os direitos de todos os habitantes da Terra são globalizado.

Honramos o passado como construção da nossa atual identidade e futuro: A história para nós é o nosso professor. Nosso objetivo é fazer com que o serviço público seja como uma ponte entre o sistema político formal e de cidadania; como uma transição entre o velho e o novo mundo.
Somos encorajados pelo compromisso de derrubar paredes imaginárias que nos dividem, quebrar as barreiras sociais, econômicas e geográficas que nos dividem intelectualmente para criar sistemas que garantam interdependência social o desenvolvimento pessoal livre e articulação coletiva completo para a geração, conservação e distribuição de bens públicos.

Partido da Internet
Brasília, 14 de março de 2015.

Link para alteração editável pad http://goo.gl/O3C8bm

FM

Fernando Mendes Mon 9 Mar 2015 5:03PM

Segue Estatuto no doc. Devido ao Pad ter um limitador de 30 dias para uso, sugeri criarmos os documentos para colaboração no DOC. Esse não tem limitador e não se apaga aleatoriamente.

https://docs.google.com/document/d/1fZWU8217UQtx09iT-IfXjpzJ0tDScBIAk95L-7VihUo/edit?usp=sharing

MC

marinalva campos Wed 11 Mar 2015 2:31AM

Nunca li nenhum princípios. Mas, eu acho que este está perfeito.

MBL

Mateus Bispo Leal Fri 20 Mar 2015 1:20AM

Estou lá mexendo nela para valer.

FN

Fernando Nunes Sat 21 Mar 2015 3:17PM

Vou comentar por lá também.

RR

Rodrigo Rey Sat 2 May 2015 5:46AM

Ajeitei um pouco o texto, inclui as alterações.

FN

Fernando Nunes Fri 8 May 2015 1:55AM

Como eu tava comentando em outro post, aqui a minhs proposta para a reformulação da Carta de Princípios: https://docs.google.com/document/d/15b7n00iHZU3Pi_SBxcGXMsn32HXIKPoAgVZNEEGTz6g/edit

PDI

Partido da Internet Mon 15 Jun 2015 3:28AM

Em apreciação, discussão e votação o texto da declaração de princípios v1.0

MBL

Mateus Bispo Leal Mon 15 Jun 2015 5:41PM

  1. Nós acreditamos que a base do sistema econômico é o trabalho e que este, seja sob a forma braçal, intelectual ou artística só pode ser exercído por trabalhadores, independente de sua vinculação com uma organização pública ou privada. É a atividade laboral de indivíduos a grande responsável pelo enriquecimento de qualquer nação. O papel do governo é secundário e acessório. Este deve estimular, favorecer e auxiliar o trabalho, colaborando para a criação de um ambiente favorável e estável para sua realização, bem como, para o surgimento de formas novas e espontâneas de organização laboral e de trocas voluntárias. O surgimento de uma sociedade próspera só se dá quando indivíduos estimulados encontram ambientes favoráveis a produção de riquezas e a interposição de impecílios burocráticos anda na contra-mão do surgimento de tal ambiente.
FN

Fernando Nunes Mon 15 Jun 2015 8:11PM

Ressalva feita, @bispo.

FN

Fernando Nunes Mon 15 Jun 2015 8:14PM

Pessoal, mais uma coisa: Os princípios partidários. Eles são suficientes ou precisa ser escrito mais alguma coisa, sobre o Fundo Partidário, p. ex.?

Load More