Loomio

Programação da Semana de Imersão

MS Marcelo Saldanha Public Seen by 312

Os serviços se resumem em 4 itens :
1 - Link;
2 - Desenvolvimento da plataforma e portal comunitário;
3 - Capacitação técnica e de autogestão;
4 - montagem da infraestrutura.

Como a proposta e construir as redes junto com a comunidade, os recursos dos itens 3 e 4 serão usados para fazer a semana de imersão. Os recursos destes itens serão destinados para os seguintes custos :
1 – Despesas para trazer dois oficineiros de fora (passagem). No caso seria o Rodrigo Troian que participou do trabalho que fizemos este ano na parte técnica de redes e o na parte das oficinas que estão ligadas as plataformas e serviços locais vai variar um pouco, onde a princípio será o Thiago Paixão, o Ricardo Poppi e o Henrique Parra na parte de plataformas e servidor. Iremos morar na comunidade durante este período, logo, veremos hospedagem e alimentação solidária, talvez se sobrar recursos, podemos fazer estilo AirBNB, pagar uma ajuda de custos para hospedar os 2 oficineiros nas residências locais.
2 - Quanto a parte de montagem de infraestrutura iremos seguir as normas de segurança quando forem aplicadas. Dito isso iremos usar R$ 1.500,00 pra formar (curso NBR 35000) os 10 bolsistas do IFF, que permitirá que estes possam subir nas eventuais torres do projeto. Será preciso captar recursos ou verificar aquisição de profissional nível 3 para acompanhar os serviços que necessitem de escalada em torre. Logo onde der pra comunidade fazer parte da montagem da infra, eles farão; onde for preciso certificação e qualificação para fins de segurança do trabalho, daí serão os bolsistas capacitados que farão os serviços, porém, nada impede que os protagonistas comunitários se revezem com os bolsistas no processo de aprendizagem e prática da montagem e configuração, alternando entre os laboratórios práticos das oficinas e a situação real de operacionalização do provedor comunitário. Outra parte da infra será buscada na própria comunidade como eletricistas, pedreiros e serralheiros para estimular o sentimento de pertencimento e apropriação do provedor local, complementando parte dos objetivos do projeto para estimulo a autonomia e autogestão dos processos.
3 – O item 2 do pregão pagará pela confecção do portal comunitário que será integrado com serviços locais de blog, streaming, plataforma de ead e participação social, usando login único (OpenID) quando couber. Pagará tb o desenvolvimento do sistema de acompanhamento do projeto, dando entrada em todas as atividades feitas, criando a matriz de responsabilidades e associando os trabalhos aos seus respectivos executores, bem como, os partícipes de cada atividades. Com isso teremos gráficos e relatórios de acompanhamento de cada ação feita e com indicadores de qualidade de cada, dando informações qualitativas e quantitativas do projeto. Durante o projeto teremos suporte remoto caso a capacitação não seja suficiente para resolução dos problemas.
4 – Estrutura dos eventos durante a semana de imersão. Esta parte necessitará de esmero para sua execução, principalmente do ponto de vista econômico, mas, tb iremos verificar na comunidade se é possível um incremento para a consecução dos objetivos. A ideia é que em cada evento de capacitação, de trocas e interação tenhamos ao final uma mesa de coffee break, almoço ou janta, a depender do horário. Teremos que fazer um controle de quem irá ter acesso às refeições, logo, uma ideia é criar vouchers e para quem participar de fato das atividades, irão receber os vouchers para poderem comer. Ainda não está definido quantos eventos e repetições teremos por dia durante os 5 dias de imersão, mas, o básico é :
0 – Oficina de Autogestão, empreendedorismo social e regulamentação;
1 – Oficina de Redes (Montagem da infraestrutura da rede)
2 – Oficina de Redes (configuração de enlaces* e distribuição de sinal em redes distribuídas – torre estação radiobase)
3 – Oficina de Redes (configuração do servidores de rede – pfSense e RouterOS)
4 – Oficina de Redes (configuração de redes em malha)
5 – Oficina de Redes (configuração de CPEs – rádio do usuário em redes distribuídas)
6 – Oficina de Redes (integração de redes distribuídas com redes em malha inclusive por cabo– redes híbridas)
7 – Oficina de Plataformas Locais (Configuração do servidor de aplicações – Moodle (EAD), Plataforma de participação social (Cidade democrática), WordPress (Blog), Streaming TV e Rádio Web(VLC))

*montagem da torre e alinhamento das antenas serão feitos antes da semana de imersão, pois, podem comprometer o tempo de execução das atividades, mas, todos os conceitos e práticas serão dados nas oficinas através de laboratório prático.

Existe a possibilidade de se colocar o contexto político que envolvem as telecomunicações/internet e ativismo no conteúdo. Temos que avaliar se existe tempo e interesse da comunidade em abordar estes temas.

Iremos fazer uma página de cadastramento pra quem quiser participar, inclusive das outras comunidades que tb serão partícipes das outras fases e aberto ao público em geral. Nas oficinas técnicas iremos limitar a qtde de partícipes e dando preferência pras pessoas da comunidade que irão atuar como técnicos comunitários e para os bolsistas do projeto, porém, tendo demanda, poderemos abrir outras edições das oficinas. Para cada oficina haverá a consolidação com laboratório prático, ou seja, o que eles viram na oficina eles irão fazer na prática.

Dia 1 – Manhã : Apresentação do projeto e das pessoas; Oficina 0 | Tarde : Oficina 1 e 2 Interno | Noite : Confraternização de abertura
Dia 2 – Manhã : Oficina 1 e 2 externo | Tarde : Oficina 3 | Noite : Bate papo
Dia 3 – Manhã : Oficina 4; Oficina 5 | Tarde : Oficina 6; Oficina 7 | Noite : Lual
Dia 4 – Manhã : Operacionalização do Provedor Comunitário | Tarde : Instalação e Configuração de Usuários | Noite : Troca de Experiências
Dia 5 – Manhã : Revisão e Feedback da semana de imersão; Atividades do Dia 4 | Tarde : Atividades do Dia 4; Festa de Encerramento