Loomio

É possível um movimento estudantil pirata?

CSP Coordenação Sul Partido Pirata Public Seen by 232

Na sua opinião, é possível um movimento estudantil pirata?
Como ele seria?

G

galdino Tue 7 Apr 2015 10:16PM

um caminho tradicional seria pela criação de um setor de juventude no partido, algo que não me parece necessário. acho que precisamos de campanhas voltadas para o setor discente para que essas pessoas venham construir o partido (principalmente as não-universitárias), para aí sim podermos pensar em como proceder da melhor forma.

G

galdino Tue 7 Apr 2015 10:19PM

uma boa forma de atuação das pessoas associadas que estão em ambientes estudantis seria lutar para garantir a independência e autonomia de entidades representativas como defendemos no caso dos sindicatos. eu faço parte da associação de pós-graduandos da ufrj, por exemplo, junto com pessoas de outros partidos e independentes, mas sempre (desde que começamos a nos dedicar a essa entidade) prezamos pela submissão da entidade aos interesses das pessoas discentes e não aos interesses de partido x ou y com representantes lá dentro, como infelizmente não acontece em outras entidades.

FD

Fernando Delabio Fri 10 Jul 2015 8:14PM

Não acho interessante criar uma "JPIRATAS", mas acho que seria interessante elaborar "diretrizes" de atuação, pautas específicas, que sejam a base do PIRATAS no movimento estudantil. Aqui nas entidades e instâncias da representação estudantil tento prezar pela descentralização e pelo poder de decisão das pessoas afetadas pelas decisões. Nas entidades através da autogestão e nas instâncias através da divulgação das pautas e de assembleias quando o tema é de amplo interesse discente. Ainda é difícil fazer estudantes pensarem em algo que não esteja enquadrado pelo modo produtivista, ainda mais quando os cursos estão no CCE, mas se ninguém se contrapor e colocar outras ideias em prática nada mudará.