Loomio

"Que não haja a imposição da religião"

FS Felipe Souza Public Seen by 222

Sob o princípio corânico da não imposição da religião (Alcorão 2:256) que afirmo: a religião jamais deve ser imposta, mas sim ser entendida enquanto um elemento processual de um sentimento individual, manifesto ou não, de acordo com um sistema tradicional ou não, e que deve ser aceita conquanto não denigra ou tampouco agrida outras pessoas. Ou seja: nenhuma religião ou grupo tem o direito de se imporem sob os demais. Um sistema religioso que procure ser livre de toda a forma de opressão pauta-se no reconhecimento do pensamento comunitário e na pluralidade complementar da experiência humana. Devido a tal multiplicidade que o Estado deverá ser laico, uma vez que não existiria nenhuma hierarquização vertical das crenças, mas todas estariam sujeitas aos mesmos princípios de coexistência, reciprocidade e abertura para o outro, combatendo a unidade de pensamento, a normalização e os modos de hetero-regularização - ou seja, um pensamento (laico) de anti-colonialismo cognitivo, religioso ou não.

L

Lunatic0 Thu 26 Mar 2015 8:19PM

Acredito que uma forma de firmar a laicidade do Estado, é confinar a religião a esfera do indivíduo, ou de pequenos grupos. Talvez haja alguma conotação negativa com a afirmação "confinar", mas é essencialmente isso. Há diversos posicionamentos religiosos que vão contra o estado laico, e portanto devem ser confinados a estas congregações/cultos/seitas/etc.

Naturalmente, nas posições dos indivíduos, sua religiosidade vai se manifestar, inclusive por ser a religião um conjunto, que inclui valores morais e éticos, dogmas e códigos de conduta. Mas estes posicionamentos, como por exemplo o homofóbico, devem ficar restritos ao indivíduo/grupo. Em uma discussão a nível sociedade, todos os setores devem ser respeitados e levados em consideração, para atingir o consenso, e respeitar as liberdades individuais (sejam elas quais forem). Um pastor-deputado, por exemplo, não pode manifestar opiniões homofóbicas no plenário, pois está ferindo a laicidade e o respeito com outrem, homossexual no caso. Religião é para ser mantida na esfera pessoal, não governamental.

Portanto, a laicidade do estado deve estar pautada no respeito as escolhas do individuo, que devem sobrepujar os dogmas, moral e éticas em favor da compreensão e respeito, mesmo que haja desacordo.

Claro, que isso exige uma maturidade intelectual muito elevada, o que não se vê na política neste momento.

Ahoy

G

galdino Tue 31 Mar 2015 4:56AM

gente, eu dou apoio total à complementação do atual tópico do programa sobre estado laico com um texto parecido com esse que @felipesouza colocou aqui. belíssima contribuição, e mais um reforço para minha vontade (que sabe-se quando será concretizada) de ler alcorão

DM

David Marques Tue 31 Mar 2015 4:29PM

Sou David Marques, da cidade Rio de Janeiro.
Me classifico como Deísta, não consigo seguir religião devida as deturpações. Fora isso, o todas as religiões devem ter suas identidades respeitadas e representadas na sociedade.
Outro ponto que defendo é o nacionalismo entre as crenças afro, cristão e indígenas, resgatar e preservar os valores culturais que foram a base de nosso país, e incentivar o estudo e organização perante as instituições.

G

Givaldo Tue 7 Apr 2015 7:07PM

O Alcorão tem feito alguns fãs aqui, e a citação feita pelo @felipesouza foi muito feliz nessa empreita.
Não vejo problemas em citar um texto religioso para tentar mostar que devemos agir de forma liberal com toda fé e não-fé. Impor a não-fé ou obrigar o escamoteamento da fé para um espaço restrito, exclusivo e escondido, sob a alegação de evitar uma "contaminação" do cenário social é tão violento quanto propagar e obrigar a adoção uma fé em detrimento de todas as outras.
O segredo - e acho que nós aqui vamos discutir como desvelar esse segredo - é como cada um, na sua linha de pensamento, pode alcançar um objetivo que contemple a todos através da organização social - pelos meios que forem lançados mão pra isso se concretizar.