Loomio
Sun 12 Jun 2016 4:08PM

TEIA DISTRITAL

LFC Leandro Freitas Couto Public Seen by 373

Precisamos tomar decisões sobre a TEIA DISTRITAL. Na Teia Nacional, ficou encaminhado que os estados iriam promover as teias regionais, inclusive para definir a esfera de cada estado. Na reunião presencial, levantamos duas datas. 7 (quinta) ou 09 (sábado) de julho. Precisamos escolher entre um dos dois, definir hora, local, pauta e questões logísticas relacionadas.

GR

Gabriel Rolemberg Sun 12 Jun 2016 11:48PM

Pessoal, em virtude de nossa experiência com eventos realizados no fim de semana, que contaram com uma média de público bem menor que os semanais, tendo a preferir que façamos a teia na quinta-feira

MB

Milena Bendazzoli Mon 13 Jun 2016 12:26PM

Estou um pouco preocupada com a data. Muitas pessoas já estarão entrando em férias nessa época. Por outro lado, não sei se conseguimos nos organizar para fazer antes. Alguma previsão de quando teremos a lista dos pré-filiados, Leandro?

Acho que o sábado é melhor, para termos mais tempo de debates. Ou domingo.

LFC

Leandro Freitas Couto Mon 13 Jun 2016 2:36PM

to tentando a lista. Acho que conseguimos fazer antes sim. Com a lista, uns 10 dias de antecedência é suficiente. Mas precisamos bater a data logo. Eu prefiro dia da semana tb, mas final de semana, para um momento como a TEIA DISTRITAL, pode funcionar também.

LFC

Leandro Freitas Couto Wed 15 Jun 2016 12:07PM

Ainda não consegui a lista. Se alguém puder ajudar, seria ótimo. Mandei email mas ninguém respondeu. De toda a forma, a discussão aqui parou. Acho que temos que colocar em votação.
Proposta: REALIZAÇÃO DA TEIA DISTRITAL, DIA 07.07, ÀS 18:30. LOCAL: OPÇÃO 01 - CÂMARA DOS DEPUTADOS; OPÇÃO 02: CÂMARA LEGISLATIVA; OPÇÃO 03: SCS (eu ainda não fui em reunião lá. Será que é possível?). OPÇÃO 04: UnB.

MB

Milena Bendazzoli Wed 15 Jun 2016 12:17PM

Eu nem sei para quem solicitar a lista. Sobre a data da Teia Distrital, acho melhor fazer num sábado ou domingo. A opção 3 não é viável, o espaço não é suficiente.

GV

Gabriel Villarim Wed 15 Jun 2016 1:06PM

Leandro, por se tratar da Teia Distrital acho que seria uma boa se conseguíssemos fazer na Câmara Legislativa e sendo assim acho que sábado seria uma boa opção até para mobilizar

Em 15 de junho de 2016 09:17, Milena Bendazzoli (Loomio) escreveu:

Eu nem sei para quem solicitar a lista. Sobre a data da Teia Distrital, acho melhor fazer num sábado ou domingo. A opção 3 não é viável, o espaço não é suficiente.

Responda a este e-mail diretamente ou veja em www.loomio.org ( https://www.loomio.org/ahoy/messages/qR86CiKUyj9hLMSurd9TfKhtBNUexhjD/click?signature=1143d184f548260491dfe951f05a9616a41893ae&url=https%3A%2F%2Fwww.loomio.org%2Fd%2FJnF7NvVP%2Fteia-distrital%3Futm_campaign%3Dthread_mailer%26utm_medium%3Demail%26utm_source%3Dnew_comment%23comment-1050929 ).

Modifique suas preferências de e-mail ( https://www.loomio.org/email_preferences?unsubscribe_token=G57wUKMywzVsWZjotRK2&utm_campaign=thread_mailer&utm_medium=email&utm_source=new_comment ) para cancelar subscrições destes e-mails.

SC

Samuel Cavalcante Wed 15 Jun 2016 2:42PM

ja sei como pedir lá na câmara federal....quando chegar lá eu consulto sobre a data...

SC

Samuel Cavalcante Wed 15 Jun 2016 5:09PM

Na Câmara dos deputados não pode ser na quinta depois das 18:00.....

BDO

Bruna de Oliveira Wed 15 Jun 2016 7:09PM

Oi, gente. Considero que no caráter de Teia o final de semana seja melhor. Na minha opinião não tinha que ser num lugar fechado e institucionalizado. Vamos para um lugar aberto ou sei lá, uma ONG, uma escola, um lugar mais humano e menos engessado.

SC

Samuel Cavalcante Thu 16 Jun 2016 10:45AM

por mim podia ser na Assecor mesmo...não acho que vá o dobro do que tem ido até agora...

GR

Gabriel Rolemberg Thu 16 Jun 2016 1:02PM

Concordo com a Brunna de tentarmos um local mais aberto. Pensei se o @carlosmendes não poderia ver se a escola Paulo Freire cede o espaço... que tal?

Sobre o dia, insisto que acho um dia da semana melhor, por motivos de mobilização..Nossos melhores eventos foram em dias da semana. Como não acho que as discussões serão muito longas, não vejo tantos motivos para fazermos no sábado ou domingo

MB

Milena Bendazzoli Thu 16 Jun 2016 1:08PM

É possível usar o espaço de escolas. A EC 115 N tem aberto o espaço para grupos e movimentos, só precisa combinar antes

MB

Milena Bendazzoli Thu 16 Jun 2016 1:10PM

Sobre as discussões não serem longas, tenho dúvidas. Na Teia Nacional coisas que pareciam simples renderam horas de discussões. E ainda nem montamos uma pauta

MB

Milena Bendazzoli Thu 16 Jun 2016 2:37PM

Jardineir@s, de acordo com o Estatuto há 3 tipos de Teia: a Virtual, a Plenária e a Convenção. Essa será nossa primeira Teia presencial, certo? Se for, estou supondo que seja a Teia Convenção (bienal). Seria conveniente que fosse a Teia Convenção, pela data, inclusive. Daqui a dois anos estaremos perto do período eleitoral e uma das funções da Teia Convenção é a indicação de candidaturas e política de alianças

GB

Grahal Benatti Fri 17 Jun 2016 12:59PM

Concordo com a Milena. Que seja Teia Convenção.

MB

Milena Bendazzoli Fri 17 Jun 2016 1:49PM

Bom dia! Jardineir@s, o Ronaldo me enviou uma relação dos pré-filiados e cadastrados do DF. Precisamos agora decidir data, local e pauta. Vamos lá, debates abertos. Vamos tentar definir isso até a próxima terça, neste espaço?

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 17 Jun 2016 11:59PM

Concordo com a @milenabendazzoli sobre Teia Convenção. E acho que temos que colocar a data em votação. Tinhamos falado em 07 ou 09 de julho. Como acho que a maioria está preferindo o final de semana, coloquemos o dia 09 em votação.
Com relação à lista, quantos somos, Milena?

MB

Milena Bendazzoli Mon 20 Jun 2016 12:20PM

@leandrofreitascout , desculpe, acabei não te respondendo. São 35 na lista, sendo que 3 desses se cadastraram no site, mas não estão pré-filiados. Com a Bruna, 36. Acho que não termos mais de 20 a 25 pessoas na Teia.

Podemos convidar as pessoas na lista do whatsapp a se cadastrarem no site, como pré-filiadas ou colaboradoras. Talvez fazer uma chamada no facebook, também

Não vai haver debate sobre a data? Vamos para a votação?

CM

Carlos Mendes Mon 20 Jun 2016 5:04PM

Sobre ser no Paulo Freire, posso ver se consigo o espaço. Mas n sei se é o que a gente quer quando reivindicamos espaços abertos... até tem, mas bem.. amanhã algumas pessoas vão lá e dizem o que acham do lugar

GV

Gabriel Villarim Mon 20 Jun 2016 5:11PM

Só queria tirar uma dúvida?

Se aceitarmos as sugestões da Milenar e do Grahal de que a teia seria uma convenção ela não seria só para quem for pré - filiado?

Então qual seria a necessidade de ser em um espaço aberto, tendo em vista que nossa mobilização será dará com um público pré determinado

Gabriel Villarim

Em 20/06/2016 14:05, "Carlos Mendes (Loomio)" escreveu:

Sobre ser no Paulo Freire, posso ver se consigo o espaço. Mas n sei se é o que a gente quer quando reivindicamos espaços abertos… até tem, mas bem.. amanhã algumas pessoas vão lá e dizem o que acham do lugar

Responda a este e-mail diretamente ou veja em www.loomio.org ( https://www.loomio.org/ahoy/messages/VWM8i5sVUxOP1KgtPKexMiJDq1AKcmAI/click?signature=f90fdd1ddf97619e7dbfab89b94404bc851d4d33&url=https%3A%2F%2Fwww.loomio.org%2Fd%2FJnF7NvVP%2Fteia-distrital%3Futm_campaign%3Dthread_mailer%26utm_medium%3Demail%26utm_source%3Dnew_comment%23comment-1055409 ).

Modifique suas preferências de e-mail ( https://www.loomio.org/email_preferences?unsubscribe_token=G57wUKMywzVsWZjotRK2&utm_campaign=thread_mailer&utm_medium=email&utm_source=new_comment ) para cancelar subscrições destes e-mails.

MB

Milena Bendazzoli Mon 20 Jun 2016 5:56PM

Sim. De acordo com o estatuto a Teia é um espaço para deliberação, abertos aos (pré)filiados, mas isso vale para a Teia Convenção tanto quanto para a Teia Plenária ou Teia Virtual. Sobre a participação de colaboradores, o estatuto estabelece o seguinte: "A participação de colaborador da RAIZ em processos deliberativos no nível nacional* poderá ser eventualmente solicitada à respectiva Teia por filiado atuante no mesmo círculo que o colaborador em questão, e respeitando os demais termos do seu Regimento Interno."

  • vale para estadual e municipal também.
RS

Raphael Sebba Tue 21 Jun 2016 10:11PM

Pessoal, acho que se for em uma escola o ideal é que seja alguma perto do Metrô. O que não é o caso do Paulo Freire.

Quanto à data, gosto do dia 9!

E quanto à mobilização, teremos que ligar para as 35 pesssoas e mapear outras que, eventualmente, possam não estar cadastradas mas que já estão politicamente decididas. Acho que temos que tentar garantir no mínimo 25!

MB

Milena Bendazzoli Wed 22 Jun 2016 12:41PM

Concordo, Raphael, perto do metrô é o ideal. Mas seria necessário que alguém tivesse um contato de um espaço. Se não tiver canal, melhor ficarmos com o Paulo Freire ou outro espaço abaixo de ideal, mas suficiente.
Alguém tem? Chamada urgente!

Sobre a mobilização, acho que podemos dar uma chamada no grupo do whatsapp, além de mandar email para o pessoal da lista de filiados.

SC

Samuel Cavalcante Wed 22 Jun 2016 1:41PM

@leandrofreitascout acho que já está na hora de criar a proposta e botar em votação, né? só vc pode criar aqui...
@raphaelsebba acho que podemos usar os canais que temos pra organizarmos as pessoas que possuem e as quenão possuem carro...essa escola paulo freire fica onde?? na SGAN 610?

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 24 Jun 2016 12:58PM

E o local?

BDO

Bruna de Oliveira Fri 24 Jun 2016 12:31PM

Oi! A Paulo Freire fica na L2, é bem fácil de chegar. =)
Também acho que podemos colocar em votação uma proposta.

MB

Milena Bendazzoli Fri 24 Jun 2016 1:23PM

Já temos proposta de data e proposta de local. Alguém precisaria confirmar a disponibilidade do local para a data. O pessoal que fez a atividade na Paulo Freire (fez? ou ainda não aconteceu? já não lembro a data) sondou a possibilidade de disponibilização do espaço? Quem tem contatos na escola é o Carlos, certo?

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 1 Jul 2016 2:22PM

Fechamos a data e local, agora acho que temos que discutir o conteúdo e processo. Abri a discussão no grupo do telegram. No caso da formação da esfera, apresentamos as coordenações e abrimos para quem quiser se voluntariar. Eu continuo voluntário na coordenação de políticas públicas. Talvez valesse a pena a gente já ir tentando construir consensos aqui.

Também acho que deveríamos tirar uma resolução política da Teia. Se estiverem de acordo, crio um tópico para irmos discutindo o texto. A ideia geral que proponho é fazermos uma ligação da conjuntura nacional com a realidade política local do DF.

Não podemos fugir da questão do impeachment, que é o fato político mais relevante dos últimos e dos próximos anos. Mas acho que a posição com relação ao impeachment tem que vir acompanhada de críticas com relação a políticas do Governo Dilma e os retrocessos do governo temer.

Acho que essa posição deve estar no centro das posições políticas da RAiZ no DF. A identificação dos nossos parceiros estratégicos passa por aí, e se complementa com a nossa posição acerca das políticas públicas que ainda vamos fazer.

Concretamente, qual o posicionamento da RAiZ DF sobre o governo do distrito federal? Sabemos que o PSB apoiou o golpe, participou ativamente das articulações, tem participação no governo interino. Já com relação às políticas públicas, acho que os sinais são controversos. Penso que a proposta de programa habitacional tem pontos positivos, embora ainda falte concretude. O mesmo vale para o programa de mobilidade. Esse, no entanto, tem uma falha central, que é a continuidade da aliança com os empresários do setor, que se traduz pela não revisão dos contratos. Esse é ponto central na discussão do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF que o Governo Rollemberg, até aqui, não se dispôs a fazer.

Acho que essa resolução tinha que deixar algumas questões: Com que cara nasce a raiz no DF? em qual campo estamos? qual o caminho que acreditamos ser melhor para fazer política e para a construção da sociedade?
Vejo como nossa carta de apresentação na política local.

Abs

BDO

Bruna de Oliveira Mon 4 Jul 2016 6:18PM

Eu acho que isso é algo para iniciar na Teia e seguir. Não fazer antes, corremos o risco de não contemplarmos as pessoas que podem estar lá no dia e não tenham participados das reuniões anteriores. É fácil perceber quando uma discussão já foi iniciada e isso pode ser um elemento intimidador da participação de novos pré filiados. Não sei se me faço clara, mas acho que devemos fazer essas conversas lá, a partir de lá.

SC

Samuel Cavalcante Sun 3 Jul 2016 7:05PM

@leandrofreitascout abra um tópico pra votar isso!

MB

Milena Bendazzoli Mon 4 Jul 2016 12:58PM

Relato da reunião com a Julia na sexta para preparação da moderação da Teia: a Julia perguntou sobre o espaço, número de participantes e objetivos da Teia, expliquei tudo para ela, incluindo a pauta preliminar definida na última terça. Mencionei que foram chamadas várias pessoas que talvez não se conheçam. Pensamos em alguns materiais que serão necessários (já temos tudo). A princípio, organizamos assim: 1. começamos com uma atividade rápida de integração, para as pessoas se conhecerem um pouco; 2. discussão de conjuntura (ela sugeriu um formato mais dinâmico que a plenária, o "café do mundo", que possibilita mais gente se colocar com o tempo limitado); 3. informes e deliberações sobre estratégias de colheita (é necessário que alguém esteja pront@ para fazer a apresentação); 4. Lanche (precisamos organizar isso); 5. eleição das coordenações distritais. Acho que seria importante chamar a Julia para participar da nossa reunião amanhã, já que a pauta é em grande parte a preparação da Teia. Ela só poderia chegar depois da 20hs.

MB

Milena Bendazzoli Mon 4 Jul 2016 1:18PM

Temos então as seguintes questões práticas a resolver:

  • espaço: para algumas atividades seria necessário mexer na sala, talvez tirar a mesa ou parte dela. Podemos ver isso amanhã se algumas pessoas forem participar na 509 da reunião semipresencial. É possível, Leandro?

  • informes da Colheita: precisamos da cartilha. Acho que o Samuel falou que tem ou sabe onde encontrar, correto, Samuel? Além disso, precisamos de um(a) ou dois(duas) voluntári@s para fazer a apresentação, acho que seria bom que fosse alguém que tenha participado da Teia de JP.

  • Como organizaremos o lanche? Se for o caso de pedir para as pessoas levarem, precisa enviar outro email, não mencionei isso no que chamou o encontro.

  • Relatoria: como vamos organizar? Organizamos uma equipe para isso? Fazemos um revezamento? Acho que não seria bom ficar sob responsabilidade de uma só pessoa.

BDO

Bruna de Oliveira Mon 4 Jul 2016 6:16PM

Milena, obrigada pelo relato. Também teus apontamentos são importantes.
Me proponho a estar presencialmente na reunião amanhã, especialmente para identificar essa questão da mesa e como fazer. Mais uma vez coloco minha sugestão do telegram, ligar para as pessoas e confirmar minimamente a presença para saber o número de pessoas. Pode me passar a lista? Leandro também se propôs a ligar, se mais pessoas puderem acho que é algo rápido e efetivo.

LFC

Leandro Freitas Couto Mon 4 Jul 2016 7:55PM

Ou se tira uma resolução política da Teia Convenção, ou não se tira... Se for depois, passa a ser resolução política de outro espaço, que pode ser até da teia digital... Aí poderíamos fechar prazos, linhas gerais... De toda a forma, acho que a importância do ato político que estamos realizando, que é a primeira teia distrital, pede uma carta de apresentação da RAiZ para a sociedade e para os demais atores políticos.
Mas, sobre esse tema, abrirei outro tópico, ok?!
Beijos e abraços

MB

Milena Bendazzoli Fri 8 Jul 2016 9:48PM

Car@s, já está tudo resolvido para amanhã? @gabrielrolemberg, preparou o texto dos informes? A Julia pediu para imprimir a programação anexa, se possível em A3, alguém consegue fazer? Se não der, imprimir várias em A4 para distribuir.

@samuelcavalcante e @grahalbenatti conseguiram fazer a apresentação da Colheita?
@bthomazoliveira, você faz o encerramento?

SC

Samuel Cavalcante Sat 9 Jul 2016 10:14AM

fiz a a apresentação da colheita...bem enxuta e didática

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 22 Jul 2016 3:06PM

ATA GERAL
TEIA DISTRITAL RAiZ.
A TEIA DISTRITAL teve início às 14:40 do dia 09 de julho de 2016, com a pauta previamente acordada e anexa a esta Ata (ANEXO I). Gabriel Rollemberg fez apresentação da RAIZ, seu histórico no DF, as próximas ações, listadas em anexo (ANEXO II). Em seguida, Milena Bendazzoli apresentou a TEIA DISTRITAL, a justificativa de sua realização, seus objetivos, e apresentou a moderadora, Júlia Trujillo, que comandou uma dinâmica de apresentação. Os participantes foram instados a refletir sobre os motivos pelos quais buscou a aproximação com a Raiz e as expectativas com relação à Teia. Entre os motivos de aproximação da Raiz, destacaram-se as ideias: alternativa de esquerda – menos hierárquica/horizontal/diálogo – importância princípios ubuntu/ecossocialismo (meio ambiente) - Iniciativa inovadora/novidade. Com relação às expectativas, as questões de organização interna, planejamento da colheita das assinaturas, consolidação de vínculos e construção de raízes no grupo, alinhamento e afirmação política surgiram. Após as dinâmicas, a agenda da reunião foi distribuída. E foi dado início ao debate sobre a conjuntura política. Nesse momento, foram constituídos três grupos, nos quais os participantes faziam rodízio, e foram apresentadas três perguntas: Frente ao golpe de 2016, como ficam as forças/agendas políticas? Como a RAiZ DF deve se posicionar nesse cenário na busca por fortalecer a esquerda? Diante do atual Governo do Distrito Federal, quais os desafios de atuação da Raiz no DF? Os relatores apresentaram o que foi discutido em cada grupo, e os relatos devem ser incorporados no loomio para avançar a discussão e buscar a construção de uma posição política da RAiZ DF. Foi formado um GT para avaliação das instâncias de participação social das políticas públicas no DF com quatro voluntários (Leandro, Maurício, Felipe e Jorge). Na sequencia, Samuel fez uma apresentação sobre o processo de coleta das assinaturas. Os participantes foram divididos em dois grupos e propuseram estratégias de coleta de assinaturas.
As ideias apresentadas que foram concebidas pelos grupos são as seguintes:
Pontos fixos para colheitas de assinaturas. Mobilização de Escolas / Corpo Docente e Discente. Ações qualificadas na Rodoviaria do Plano Piloto. Festas Julinas (já existentes e as realizadas pela Raiz). Engajar Entidades e Movimentos Sociais. Sistematizar uma programação cultural para colheita. Eventos de coletas em eventos, conferencias, seminários. Mapear pessoas influentes nos territórios para engajamento. Campanhas virtuais / publicitária. Marketing Multinivel.
Foi colocada em votação todas as ideias apresentadas sobre as colheitas respondendo a pergunta “Diante das possibilidades levantadas e nossa capacidade de ação: quais estratégias devemos adotar?”
Na discursão foi colocada em questão o item de mobilização estudantil. Colocada a dicotomia entre trabalho para mobilização politica / social em geral versus o baixo resultado para assinatura de formulação do partido visto a legislação vigente para idade mínimo.
O grupo versou sobre a consolidação das formas apresentadas em sub-frentes de trabalho com atividades que se dividem em ações móveis de ação e mobilização cultural e outra mobilização em lugares fixos. Esquematizando em 4 frentes: locais fixos, eventos sociais, comunicação social para colheita de assinaturas, cada circulo de ação politica terá também suas próprias e internas ações estratégicas de colheita.
Ficando definido que pessoas sejam escolhidas para esquematizar toda estratégica de comunicação a partir da definição de organização da Esfera-DF e divisão das tarefas organizacionais / operacionais. Ficando definido uma nova reunião na quarta-feira para tomada definitiva das definições e escolhas finais para estratégia geral de colheitas de assinaturas.

Processo de escolha para esfera segundo Estatuto do Partido / Movimento RAÍZ.
Ficam escolhidos para as coordenações, os seguintes pré-filiados:
• Coordenação Geral: Raphael Sebba / Milena Beendazoli
• Coordenação Executiva: Bruno Felippe / Samuel Cavalcanti
• Coordenação Financeira: Grahal Benatti
• Coordenação de Organização: Gabriel Rollemberg / Caio Dutra
• Coordenação de Comunicação: Bruna de Oliveira
• Coordenação de Políticas Públicas: Carlos Mendes / Leandro Couto
• Coordenação Seiva: Victor Cavalcante / Mauricio Leme
A escolha dos coordenadores se deu de forma consensual e progressiva, para o exercício do mandato conforme determina o Estatuto Vigente na presente data.
Cumprido todos os pontos de pauta, os presentes trocaram impressões sobre a TEIA e encerraram a reunião.

República Federativa do Brasil, Brasília - Distrito Federal, Sábado, 9 de Julho de 2016.

MB

Milena Bendazzoli Fri 22 Jul 2016 3:29PM

@leandrofreitascout , tem alguns erros: na última linha do parágrafo que começa com "foi colocada", está idade mínimo, seria mínima.

O parágrafo seguinte também está com uma construção confusa, há muitas repetições de palavras, como "ações e ação", "mobilização e mobilização" na mesma linha; sugiro uma revisão.

Como você mencionou a hora que iniciamos, seria bom mencionar também a hora do encerramento. E que a Teia foi Teia Convenção (pode citar o estatuto) e que todos os pré-filiados no DF foram convocados por e-mail com antecedência (no dia 1º de julho).

Ah, corrija também o meu nome, por favor: Bendazzoli

BDO

Bruna de Oliveira Sun 21 Aug 2016 1:48PM

Considero que devemos criar um e-mail para o círculo df e que essa ata bem como outros registros importantes fiquem salvos no drive. Os tópicos aqui só crescem e podemos perder informações importantes como essa ata.

MB

Milena Bendazzoli Mon 22 Aug 2016 7:48PM

O Gabriel tinha criado um e-mail, tem tempo. Veja com ele para o coordenação de comunicação passar a administrar a conta. Aliás, entendo que a coordenação de comunicação deveria administrar o próprio loomio, mas acho que já estou fugindo do tema do tópico (rs)

MB

Milena Bendazzoli Tue 23 Aug 2016 1:39PM

ATA GERAL
TEIA DISTRITAL RAiZ.
A TEIA DISTRITAL teve início às 14:40 do dia 09 de julho de 2016, com a pauta previamente acordada e anexa a esta Ata (ANEXO I). Gabriel Rollemberg fez apresentação da RAIZ, seu histórico no Distrito Federal, as próximas ações, listadas em anexo (ANEXO II). Em seguida, Milena Bendazzoli apresentou a TEIA DISTRITAL, a justificativa de sua realização, seus objetivos, e apresentou a moderadora, Júlia Trujillo, que comandou uma dinâmica de apresentação. Os participantes foram instados a refletir sobre os motivos pelos quais buscaram a aproximação com a Raiz e as expectativas com relação à Teia. Entre os motivos de aproximação da Raiz, destacaram-se as ideias: alternativa de esquerda – menos hierárquica/ horizontal/ diálogo – importância princípios ubuntu e ecossocialismo (meio ambiente) - Iniciativa inovadora/ novidade. Com relação às expectativas, as questões de organização interna, planejamento da colheita das assinaturas, consolidação de vínculos e construção de raízes no grupo, alinhamento e afirmação política surgiram. Após as dinâmicas, a agenda da reunião foi distribuída. E foi dado início ao debate sobre a conjuntura política. Nesse momento, foram constituídos três grupos, nos quais os participantes faziam rodízio, e foram apresentadas três perguntas: Frente ao golpe de 2016, como ficam as forças/agendas políticas? Como a RAiZ DF deve se posicionar nesse cenário na busca por fortalecer a esquerda? Diante do atual Governo do Distrito Federal, quais os desafios de atuação da Raiz no DF? Os relatores apresentaram o que foi discutido em cada grupo, e os relatos devem ser incorporados no loomio para avançar a discussão e buscar a construção de uma posição política da RAiZ DF. Foi formado um GT para avaliação das instâncias de participação social das políticas públicas no DF com quatro voluntários (Leandro, Maurício, Felipe e Jorge). Na seqüência, Samuel fez uma apresentação sobre o processo de coleta das assinaturas. Os participantes foram divididos em dois grupos e propuseram estratégias de coleta de assinaturas.
As ideias apresentadas, foram concebidas pelos grupos, são as seguintes:
Pontos fixos para colheitas de assinaturas. Mobilização de Escolas / Corpo Docente e Discente. Ações qualificadas na Rodoviária do Plano Piloto. Festas Julinas (já existentes e as realizadas pela Raiz). Engajar Entidades e Movimentos Sociais. Sistematizar uma programação cultural para colheita. Eventos de coletas em eventos, conferências, seminários. Mapear pessoas influentes nos territórios para engajamento. Campanhas virtuais / publicitária. Marketing Multinivel.
Foi colocada em votação todas as ideias apresentadas sobre as colheitas respondendo a pergunta “Diante das possibilidades levantadas e nossa capacidade de ação: quais estratégias devemos adotar?”
Na discussão foi colocada em questão a mobilização estudantil. Colocada a dicotomia entre trabalho para mobilização política / social em geral versus o baixo resultado para assinatura de formulação do partido visto a legislação vigente para idade mínima.
O grupo versou sobre a consolidação das formas apresentadas em sub-frentes de trabalho com atividades que se dividem em ações móveis de mobilização cultural e outras em lugares fixos. Dessa forma, o grupo foi esquematizando em 4 frentes as atividades de coleta: locais fixos, eventos sociais, comunicação social para colheita de assinaturas, cada círculo de ação política terá também suas próprias e internas ações estratégicas de colheita.
Foi decidido que pessoas sejam escolhidas para esquematizar toda estratégia de comunicação a partir da definição de organização da Esfera-DF e divisão das tarefas organizacionais / operacionais. A tomada definitiva das definições e escolhas finais para estratégia geral de colheitas de assinaturas foi deixada para reunião a ser organizada na quarta feira seguinte à Teia.
Processo de escolha para esfera segundo Estatuto do Partido / Movimento RAÍZ:
Ficam escolhidos para as coordenações, os seguintes pré-filiados:
• Coordenação Geral: Raphael Sebba / Milena Bendazzoli
• Coordenação Executiva: Bruno Felippe / Samuel Cavalcanti
• Coordenação Financeira: Grahal Benatti
• Coordenação de Organização: Gabriel Rollemberg / Caio Dutra
• Coordenação de Comunicação: Bruna de Oliveira
• Coordenação de Políticas Públicas: Carlos Mendes / Leandro Couto
• Coordenação Seiva: Victor Cavalcante / Mauricio Leme
A escolha dos coordenadores se deu de forma consensual e progressiva, para o exercício do mandato conforme determina o Estatuto Vigente na presente data.
Cumprido todos os pontos de pauta, os presentes trocaram impressões sobre a TEIA e encerraram a reunião.
República Federativa do Brasil, Brasília - Distrito Federal, Sábado, 9 de Julho de 2016.

MB

Milena Bendazzoli Tue 23 Aug 2016 1:41PM

Gostaria que vocês revisassem e comentassem o texto acima para finalizarmos a Ata. Eu não era a pessoa responsável por fazer isso, não fiz registros, pode ter ficado alguma coisa imprecisa ou faltando. Porém, como foi ficando sem conclusão, estou tentando dar um fechamento a isso. Agradeço contribuições

BDO

Bruna de Oliveira Wed 24 Aug 2016 2:49AM

@milenabendazzoli, não esqueci do teu tópico. Vou lê-lo amanhã porque já investi tempo hoje para fazer as propostas das capas e participar das discussões do loomio. Amanhã eu deixo essa revisão como primeira atividade quando entrar nas atividades da RAiZ. Se não me engano, o que o @gabrielrolemberg criou foi um grupo de e-mails, do qual eu nunca recebi o endereço. kkkkkkkkkkkkkkk

Vou organizar essas questões todas e tentar entrar em contato com o @victorgomescavalca para ele me passar o gerenciamento do loomio. @leandrofreitascout preciso ser promovida a adm da página do face tbm, e adm do grupo do face.

Também estou fugindo do tópico.

beijas

SC

Samuel Cavalcante Wed 24 Aug 2016 5:12PM

se quiser eu posso dar um toque poético nessa ata...

MB

Milena Bendazzoli Wed 24 Aug 2016 7:48PM

Toque poético? Gostei! A Raiz é também nova experiência estética em documentos, kkkkk

MB

Poll Created Fri 26 Aug 2016 1:29PM

Aprovação (ou não) da Ata da 1ª Teia Distrital Closed Mon 29 Aug 2016 1:01PM

ATA GERAL
TEIA DISTRITAL RAiZ.
A TEIA DISTRITAL teve início às 14:40 do dia 09 de julho de 2016, com a pauta previamente acordada e anexa a esta Ata (ANEXO I). Gabriel Rollemberg fez apresentação da RAIZ, seu histórico no Distrito Federal, as próximas ações, listadas em anexo (ANEXO II). Em seguida, Milena Bendazzoli apresentou a TEIA DISTRITAL, a justificativa de sua realização, seus objetivos, e apresentou a moderadora, Júlia Trujillo, que comandou uma dinâmica de apresentação. Os participantes foram instados a refletir sobre os motivos pelos quais buscaram a aproximação com a Raiz e as expectativas com relação à Teia. Entre os motivos de aproximação da Raiz, destacaram-se as ideias: alternativa de esquerda – menos hierárquica/ horizontal/ diálogo – importância princípios ubuntu e ecossocialismo (meio ambiente) - Iniciativa inovadora/ novidade. Com relação às expectativas, as questões de organização interna, planejamento da colheita das assinaturas, consolidação de vínculos e construção de raízes no grupo, alinhamento e afirmação política surgiram. Após as dinâmicas, a agenda da reunião foi distribuída. E foi dado início ao debate sobre a conjuntura política. Nesse momento, foram constituídos três grupos, nos quais os participantes faziam rodízio, e foram apresentadas três perguntas: Frente ao golpe de 2016, como ficam as forças/agendas políticas? Como a RAiZ DF deve se posicionar nesse cenário na busca por fortalecer a esquerda? Diante do atual Governo do Distrito Federal, quais os desafios de atuação da Raiz no DF? Os relatores apresentaram o que foi discutido em cada grupo, e os relatos devem ser incorporados no loomio para avançar a discussão e buscar a construção de uma posição política da RAiZ DF. Foi formado um GT para avaliação das instâncias de participação social das políticas públicas no DF com quatro voluntários (Leandro, Maurício, Felipe e Jorge). Na seqüência, Samuel fez uma apresentação sobre o processo de coleta das assinaturas. Os participantes foram divididos em dois grupos e propuseram estratégias de coleta de assinaturas.
As ideias apresentadas, foram concebidas pelos grupos, são as seguintes:
Pontos fixos para colheitas de assinaturas. Mobilização de Escolas / Corpo Docente e Discente. Ações qualificadas na Rodoviária do Plano Piloto. Festas Julinas (já existentes e as realizadas pela Raiz). Engajar Entidades e Movimentos Sociais. Sistematizar uma programação cultural para colheita. Eventos de coletas em eventos, conferências, seminários. Mapear pessoas influentes nos territórios para engajamento. Campanhas virtuais / publicitária. Marketing Multinivel.
Foi colocada em votação todas as ideias apresentadas sobre as colheitas respondendo a pergunta “Diante das possibilidades levantadas e nossa capacidade de ação: quais estratégias devemos adotar?”
Na discussão foi colocada em questão a mobilização estudantil. Colocada a dicotomia entre trabalho para mobilização política / social em geral versus o baixo resultado para assinatura de formulação do partido visto a legislação vigente para idade mínima.
O grupo versou sobre a consolidação das formas apresentadas em sub-frentes de trabalho com atividades que se dividem em ações móveis de mobilização cultural e outras em lugares fixos. Dessa forma, o grupo foi esquematizando em 4 frentes as atividades de coleta: locais fixos, eventos sociais, comunicação social para colheita de assinaturas, cada círculo de ação política terá também suas próprias e internas ações estratégicas de colheita.
Foi decidido que pessoas sejam escolhidas para esquematizar toda estratégia de comunicação a partir da definição de organização da Esfera-DF e divisão das tarefas organizacionais / operacionais. A tomada definitiva das definições e escolhas finais para estratégia geral de colheitas de assinaturas foi deixada para reunião a ser organizada na quarta feira seguinte à Teia.
Processo de escolha para esfera segundo Estatuto do Partido / Movimento RAÍZ:
Ficam escolhidos para as coordenações, os seguintes pré-filiados:
• Coordenação Geral: Raphael Sebba / Milena Bendazzoli
• Coordenação Executiva: Bruno Felippe / Samuel Cavalcanti
• Coordenação Financeira: Grahal Benatti
• Coordenação de Organização: Gabriel Rollemberg / Caio Dutra
• Coordenação de Comunicação: Bruna de Oliveira
• Coordenação de Políticas Públicas: Carlos Mendes / Leandro Couto
• Coordenação Seiva: Victor Cavalcante / Mauricio Leme
A escolha dos coordenadores se deu de forma consensual e progressiva, para o exercício do mandato conforme determina o Estatuto Vigente na presente data.
Cumprido todos os pontos de pauta, os presentes trocaram impressões sobre a TEIA e encerraram a reunião.
República Federativa do Brasil, Brasília - Distrito Federal, Sábado, 9 de Julho de 2016.

Results

Results Option % of points Voters
Agree 100.0% 4 LFC GB BDO MB
Abstain 0.0% 0  
Disagree 0.0% 0  
Block 0.0% 0  
Undecided 0% 15 GV JM MFT VGC RS ML GR SC CM AD CB IB ML LG MC

4 of 19 people have voted (21%)

BDO

Bruna de Oliveira
Agree
Fri 26 Aug 2016 5:11PM

Incluir o Caio Barros na coordenação de comunicação. Não sei bem se é possível, talvez um anexo posterior, não sei...

MB

Milena Bendazzoli
Agree
Fri 26 Aug 2016 6:16PM

A inclusão do Caio vai junto, mas como outro documento, uma resolução específica da Teia Virtual