Loomio
Sun 22 May 2016 11:13PM

Pautas Prioritárias RAiZ DF

LFC Leandro Freitas Couto Public Seen by 294

Discussão para definição das pautas prioritárias da Raiz DF. A partir dessa definição, encaminharemos também as ações que tem potencial de fortalecer essas pautas.

GR

Gabriel Rolemberg Thu 26 May 2016 3:58PM

Defendo a inclusão de três pautas para a Raiz DF:

1- Direito à moradia
2- Ampliação do passe livre rumo à Tarifa Zero
3- Luta pela ocupação de espaços públicos como meio da fazer cultura e política

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 27 May 2016 8:39PM

Eu acho que a pauta principal da RAiZ deve estar ligada à sua criação, que é a questão da radicalização da democracia. O foco na horizontalização da articulação com a sociedade, com os movimentos. Esse é o pano de fundo para começarmos a entrar nas outras pautas. Promover debates e enquetes, buscar a opinião da sociedade, a articulação dos movimentos, naqueles temas que militam, apostando nessa horizontalidade, na construção coletiva.
O próprio desenho do estado reinventado de modo a apropriar os anseios da radicalização da democracia importa e vem na mesma linha.
A questão da igualdade de gênero, raça, o combate à LGBTfobia... promoção da pauta dos povos tradicionais.. enfim, a questão dos direitos humanos, em diálogo com o UBUNTU e o TEKOPORÃ tem que estar na pauta.
Acho que os itens 1 e 2 do Gabriel poderiam ser assumidos como a luta pelo Direito a uma cidade pela ótica do ecossocialismo. Outro dia, fazia uma discussão sobre mobilidade sustentável, lembrando que a discussão do ecossocialismo é mais ampla que isso. O significa a promoção da mobilidade por uma ótica ecossocialista das cidades? e a política habitacional? segurança alimentar, e assim por diante.
Ou seja, uma reflexão sobre o papel da RAiZ e suas bases formadoras nos dão pano de fundo para definir pautas prioritárias que precisamos trazer para a realidade do DF, com debates, articulações com outros movimentos e atores, para semear nossas sementes no debate, difundir as nossas perspectivas e consolidar o nosso diferencial.. se ele realmente existe.

GB

Grahal Benatti Mon 30 May 2016 12:59PM

Acho a radicalização da democracia muito importante.
Uma pauta urgente é contra o PL65 que acaba com o licenciamento ambiental. A qualidade ambiental do país vai ir para o buraco. O incrível é proporem isto depois do maior desastre ambiental do país, que demonstra o problema da pouca fiscalização dos empreendimentos licenciados.
Acho que podemos ir construindo as pautas dentro de um debate mais aprofundado dos temas, para mudá-los segundo a ótica da raiz.
Sugiro um ciclo de seminários temáticos para discutirmos pautas específicas. cada discussão poderia gerar um documento que iria agregando as pautas.

GR

Gabriel Rolemberg Mon 30 May 2016 2:36PM

Pessoal, concordo completamente com as colocações. Entretanto, temos que ser mais concretos e diretos na minha opinião. Na política o simbólico conta muito, e as pessoas costumam associar as diversas militâncias não simplesmente a princípios abstratos, mas a questões concretas(ex: o MPL que luta pela tarifa zero, um partido que é contra o Eduardo Cunha, etc.).

Não quero de maneira nenhuma tirar a importância dos princípios, mas entendo que estes são excelentes instrumentos para direcionarmos nossas posições de acordo com seus ditames,, e não fins em si mesmos.

Por isso pontuei no primeiro tópico três pautas bem concretas e facilmente perceptíveis na realidade do povo. Podemos balizar esses tópicos a partir das visões do teko-porã, ubuntu e ecossocialismo, assim como outros.

Na questão da radicalização da democracia, acho interessante discutirmos pautas como as eleições pra administradores no DF e as estruturas participativas locais, por exemplo!

SC

Samuel Cavalcante Mon 30 May 2016 4:49PM

eu tenho dificuldade de pensar "pautas do DF". Acho que o fato de estarmos em Brasília faz com estejamos no olho do furacão desse processo de golpe e retrocesso. De uma maneira geral, é essa pauta que eu considero principal. Mas nada impede que participemos e entremos em contato com os movimentos e assuntos daqui do "estado".

CM

Carlos Mendes Wed 1 Jun 2016 4:54PM

Acredito que os principios da RAiZ devem estar intrínsecos a todas as nossas pautas, atividades e mobilizações. A radicalização da democracia, por exemplo. A questão é, como dar concretude a esses princípios. Nisso compreendo o Gabriel e apoio as pautas mais concretas sem perder de vista o que nos orienta.

seguindo na sistematização e discussão:

  1. Sistematização da oposição em relação a PL65 (FIm do licenciamento ambiental);
  2. Regulamentação do IGF;
  3. Fim dos incentivos tributários a filantropia e aos templos religiosos
  4. Sistematização da oposição em relação a PL865 (Escola sem Partido - PSDB)
  5. Fim do Financiamento privado de campanha;
  6. Reforma Política Já.

Esses pontos estão -mais- relacionados a política federal, porém afetam diretamente a realidade do DF. Para a discussão distrital segue:

  1. Ampliação para 30% a vinculação de gastos com educação
  2. Auditoria popular da saúde
  3. Isenção do PAS
BDO

Bruna de Oliveira Mon 6 Jun 2016 1:29PM

Espero não parecer rude com minha contribuição aqui, desde já registro que o sentimento no meu coração em escrever isso é de sinceridade e pertencimento porque se esse grupo de jardineiros não me fosse caro, não escrevia isso.

Certa vez tive a oportunidade de fazer uma vivência em uma aldeia indígena lá em Porto Alegre. Ao longo do dia, da visita e das conversas o Pajé que nos recebeu falou (obviamente não é literal e sim a memória que tenho da sua fala): "O homem branco não sabe o real sentido das palavras, são registros sagrados. Falam, falam, falam ao vento... falam demais".

Estamos falando demais, meus queridos. As mesmas pessoas falando aqui, falando no telegram, falando nas reuniões presenciais. Falando, falando e falando. Vamos fazer uma, duas, três coisas que sabemos que somos capazes, dentro das nossas competências e experiências. A radicalização da democracia será manifesta nas nossas ações, a forma como nos tratamos, como nos articulamos, com o que afetamos a realidade. Não vamos precisar dizer que estamos radicalizando, isso será natural. Tem um trecho bíblico que fala que conheceremos a árvore por seus frutos, vamos frutificar. <3

Nesse sentido, concordo com o @gabrielrolemberg na sua sugestão de prioridade, lembrando que só esses três tópicos já demandam muitas atividades. Vamos potencializar nossas convergência a trabalhar com elas, articuladas aos movimentos sociais e embasadas com os princípios da RAiZ.