Loomio
Tue 11 Oct 2016 1:12PM

Sobre a realização da TEIA Nacional no Ceará

SC Samuel Cavalcante Public Seen by 315

Proposta de deliberação acerca da viabilidade política da teia nacional em fortaleza.

SC

Samuel Cavalcante Tue 11 Oct 2016 1:33PM

Vou começar então....quem propor modificações copia o texto, cola e edita.

" Nos últimos meses a Raiz foi tomada por um debate bastante pesado e que levou à publicação de uma nota pública relativa ao posicionamento eleitoral da RAIZ na cidade de Fortaleza. Apesar da decisão do próprio círculo local, foi detectado que a decisão tinha sido meramente formal e que os membros estavam, de fato, fazendo campanha para o candidato da coligação PDT/DEM, Roberto Cláudio - tendo este gravado inclusive um vídeo de propaganda para a candidata Larissa Gaspar (então candidata da RAiZ em filiação solidária com o PPL).
Neste debate surgiram vários outros elementos que se juntaram e que não eram de conhecimento da maioria: por exemplo, o fato de um dos organizadores da RAiZ ser membro do primeiro escalão da prefeitura, ocupando o cargo de Secretário de Direitos Humanos - o que demonstra que a motivação de muitos dos membros era manter essa relação privilegiada com o Prefeito e não uma motivação desinteressada.
Os termos nos quais o debate foi realizado foi bastante duro, atingindo extremos em algumas ocasiões.
Diante do acontecido, nós do Distrito Federal, consideramos que o clima não é bom e a confiança política para a realização da TEIA nacional no Ceará não é das maiores. Consideramos que a melhor deliberação a tomar é realizar a Teia Nacional em outra ocasião e em outro estado.
Conclamamos os outros círculos e teias locais para pensar com urgência esse novo cenário. Uma Teia nas condições que estão colocadas agora pode enfraquecer e muito o sentido de identidade da RAiZ Movimento Cidadanista".

".

BDO

Bruna de Oliveira Tue 11 Oct 2016 1:52PM

Segue minhas sugestões:

O processo eleitoral a nível municipal no país tem gerado grandes marcas nas RAiZ - Movimento Cidadanista. A falta de diálogo sobre esse processo e como a organização de posicionaria frente a este período abriram margem para vivenciarmos difíceis situações.

O caso mais emblemático é o posicionamento eleitoral da RAiZ na cidade de Fortaleza. Nos últimos meses fomos tomados por um debate bastante pesado e que levou à publicação de uma nota pública em relação a situação. Apesar da decisão do próprio círculo local, foi detectado que a decisão tinha sido meramente formal e que os membros estavam, de fato, fazendo campanha para o candidato da coligação PDT/DEM, Roberto Cláudio - tendo este gravado inclusive um vídeo de propaganda para a candidata Larissa Gaspar (então candidata da RAiZ em filiação solidária com o PPL).

Neste debate surgiram vários outros elementos que se juntaram e que não eram de conhecimento da maioria: por exemplo, o fato de um dos organizadores da RAiZ ser membro do primeiro escalão da prefeitura, ocupando o cargo de Secretário de Direitos Humanos - o que demonstra que a motivação de muitos dos membros era manter essa relação privilegiada com o Prefeito e não uma motivação desinteressada.
Os termos nos quais o debate foi realizado foi bastante duro, atingindo extremos em algumas ocasiões.

Diante do acontecido, nós do Distrito Federal, consideramos que o clima não é bom e a confiança política para a realização da TEIA nacional no Ceará não é das maiores. Consideramos que a melhor deliberação a tomar é realizar a Teia Nacional em outra ocasião e em outro estado.

Conclamamos os outros círculos e teias locais para pensar com urgência esse novo cenário. Uma Teia nas condições que estão colocadas agora pode enfraquecer e muito o sentido de identidade da RAiZ Movimento Cidadanista.

Já iniciamos o tópico escrevendo. Mas o certo seria criar um tópico contextualizando o fato e questionando se vamos, como círculo, escrever a nota. Mas tudo bem... sigamos assim e caso alguém seja contrário já escrever aqui suas considerações.

Abraços,

SC

Samuel Cavalcante Tue 11 Oct 2016 1:55PM

Achei que todxs estariam mais do que contextualizados...e mais do que contextualizados, enfadados e irritados com o assunto...por isso fui bem direto...os que se colocarem contra irão argumentar e o debate rola.

MB

Milena Bendazzoli Tue 11 Oct 2016 2:12PM

Vou tentar apresentar como estou lendo essa polêmica toda, mas já admitindo que existem algumas lacunas que eu gostaria que vocês me ajudassem a completar.
Gostaria de deixar claro que não sou favorável a qualquer postura que, internamente, seja de boicote ou sabotagem. Isso não quer dizer que eu concorde com o pessoal de Fortaleza, mas não gosto dessas práticas por considerá-las covardes. Já vi gente que se fazia de vítima, se recusava a debater por argumentos e conseguiu tudo o que queria na base da sabotagem e do boicote, atacando quem se apresentava claramente e colocava os seus argumentos para serem criticados. O resultado disso é um processo que não constrói, é meramente destrutivo, que esvazia o campo das ideias, a arena pública, e favorece a politiquinha de bastidores. Estou falando em um sentido geral.
Considero, inclusive, que o que o grupo de Fortaleza fez, ao se evadir do debate sobre as alianças, dizendo que não estava definido, postergando, omitindo informações, foi uma forma de boicote ao debate interno.
Não estou julgando a posição do Círculo das Juventudes, eu entendo a leitura que fizeram e compreendo que a proposta surge de uma quebra de confiança. Há um temor que o pessoal de Fortaleza, se valendo da realização da Teia lá, esvaziada, faça passar deliberações de seu interesse que destoem do conjunto da RaiZ.
Pessoalmente, não acho que eles vão fazer passar nada que possa prejudicar a RaiZ, acho que um dos comentários de um deles, que surgiu na Teia nacional deixa transparecer que a intenção é mostrar que bonito que eles são às pessoas "induzidas" por "manipuladores" a condenar a ação deles. Não achei a citação agora, tem entrado muita coisa, mas o sentido era esse. Evidentemente eles vão tentar mostrar que são vitimas, invertendo o sentido da ação que tiveram, com relação às alianças.
Ou seja, claro, não acho que valha a pena participar de uma Teia lá para ficar nessa conversinha, não me animo a ir de jeito nenhum. Meu tempo e dinheiro são precisos, não vejo que essa Teia, nessas condições, vá conseguir avançar em deliberação de uma agenda positiva. Porém, na Teia de JP ficou bem claro que eles tinham um "direito" de sediar a Teia. Me preocupa que eles usem isso para reforçar o discurso de vitima que já vem fazendo. E eu concordo com o argumento (do Acauã, acho), que os círculos ficarem divulgando uma posição de boicote é ação de corrente interna, por isso acho que devemos buscar outras alternativas para essa situação.

SC

Samuel Cavalcante Tue 11 Oct 2016 4:03PM

Milena, ainda estou esperando esta outra solução...se não fizermos nada essa Teia irá ocorrer, eles irão inundá-la com funcionários da prefeitura ou das associações que recebem dinheiro dela, e eles irão deliberar o que quiserem....Houve um erro que é muito mais antigo e que não pode ser consertado: esse pessoal agiu de má fé e entrou na raiz em bloco, como um grupo, mas o conjunto da raiz não foi informada desse fato - e no Ceará continua a agir enquanto grupo/fração.
não acho o boicote a melhor coisa a fazer...vejo apenas como unica saída...se todos decidirmos apenas a não ir pra teia e deixar que ela aconteça a RAIZ irá soltar uma nota pública pedindo desculpas ao pessoal do ceará, saudará a eleição da Larissa como uma vitória da RAIZ e ainda terão permissão pra continuar na prefeitura junto com o DEM. O Karlo Kardozo ganha 15.000 como secretário de direitos humanos - ele não vai deixar barato a perda de ser o alternativo do grupo da família ferreira gomes...

MB

Milena Bendazzoli Tue 11 Oct 2016 6:54PM

Samuel, para mim há evidências suficientes de que esse grupo não tem afinidade com a proposta da RaiZ. Cada vez que rola uma treta dessas fica mais claro para todos. Gostaria de dizer que eu sei porque eles insistem em ficar na RaiZ, mas só tenho hipóteses. Penso que talvez tenha relação com a ambição do Ciro de se apresentar como candidato de esquerda. Bom, vejo no seu comentário que o que você teme nessa Teia é que eles deliberem que a RaiZ componha o governo RC. Não acho que isso vá acontecer. A minha preocupação é que ao impedir essa Teia, o pessoal perca o foco do que é fundamental, que é que esse grupo siga seu rumo em outro espaço e permita que a RaiZ se reinicie no Ceará em outras bases. Eles se colocariam como vitimas de perseguição, que não lhes foi dada chance de explicar a genialidade da tática de aproximação com a direita em defesa dos pobres e dos LGBTS. Eu acho que boicotar a Teia não nos aproxima da solução, nos afasta, entende? Vai ficar algo como "ah, o pessoal do Ceará aprontou, mas já sofreram um castigo, então deixa pra lá" e quando a gente abrir os olhos vão estar propondo que RaiZ encampe o Ciro presidente. Acho que precisamos de um espaço (que também não sei se caberia na Teia, principalmente se ela estiver esvaziada) de confrontar essas pessoas na argumentação. Eles só ficam no "ah, mas vocês não conhecem nossa realidade local", "nós somos teko pórã" "o Samuel é agente infiltrado do PSOL" e argumento mesmo para defender, nada. Se a gente também se afasta do debate, fica bom para quem não tem argumento, percebe?

SC

Samuel Cavalcante Tue 11 Oct 2016 7:47PM

Sua argumentação é boa, porém a questão é: e fazemos o quê? Vc viu o numero de pessoas que eles levaram pra teia de joão pessoa?? Imagine lá mesmo!

SC

Samuel Cavalcante Wed 12 Oct 2016 2:06AM

Bom parece que a proposta do Airton poderá ser a solução....

MB

Milena Bendazzoli Wed 12 Oct 2016 2:01PM

O problema de todos esses tópicos de questionamento da realização da teia em Fortaleza é que isso dificulta enormemente a tarefa das duas pessoas que foram escaladas para ir lá negociar pessoalmente. Essa negociação é a melhor esperança de resolver isso, que acho que só tem como acontecer mesmo cara a cara. Os meios virtuais só tem acirrado os ânimos sem encontrar solução. Mesmo a proposta do Airton vai ser combatida como golpe pelo pessoal do CE.

SC

Samuel Cavalcante Wed 12 Oct 2016 2:52PM

Eu não acredito em solução consensual...mas estou construindo um grupo de pessoas por fora do circulo do ceara que poderá aderir à raiz no momento certo...são pessoas que se afastaram por causa do hegemonismo do grupo do Karlo e que estavam sem expectativa de voltar pra raiz...agora já há...um dos meus amigos inclusve participou da reunião deles, sabado passado...há tb um grupo que se aproximou da raiz via celio turino...que estão saindo de um partido por causa do apoio deles ao Roberto Claudio...