Loomio
Wed 20 Jul 2016 12:30PM

Proposta de Resolução - RAiZ e futuras administrações municipais

SC Samuel Cavalcante Public Seen by 312

Proposta de resolução sobre a relação entre a RAiZ e seus militantes e as administrações municipais saídas das eleições de 2016. Vou ficar editando aqui, conforme o andar da carruagem:

"A RAiZ - Movimento Cidadanista passa por um momento crucial de sua curta história. Novamente, como tem acontecido na história dos partidos de esquerda no mundo, as eleições não se apresentam apenas como momentos de apresentação política de propostas e de construção de uma alternativa à ordem capitalista. As eleições são também o momento privilegiado de cooptação e integração das forças de esquerda a esta mesma ordem que dizem querer destruir para construir um mundo melhor.

Em uma atmosfera predominante de respeito e confiança entre @s membros da RAiZ e confiantes de que a simples existência da Carta Cidadanista seria suficiente para nos proteger de fragilidades ideológicas, não realizamos nenhuma deliberação específica acerca das eleições municipais de 2016. Observando esse fato de maneira retrospectiva, consideramos que isso foi um erro.

Na imensa maioria das vezes, noss@s companheir@s raizeir@s souberam manter a harmonia entre suas políticas locais e a Carta Cidadanista. Entretanto, e de maneira bastante marginal, ainda há o risco de a RAiZ se apresentar eleitoralmente em um contexto de alianças políticas que ameaçam a nossa identidade e que estão em contradição com os princípios fundadores de nossa identidade (Ubuntu, Teko Porã e Ecossocialismo).
.
Grupos locais identificados com a RAiZ e comprometidos com a sua construção, unicamente com base em um cálculo de viabilidade eleitoral, sentiram-se com liberdade suficiente para realizar filiações democráticas a partidos que estão fora do espectro da esquerda ou estão em vias de participar de coligações com partidos abertamente golpistas e de direita - o que está em flagrante, direta e explícita contradição com a nossa Carta Cidadanista, com nossos princípios e com nossa vontade militante de afirmar o novo frente ao fracasso das experiências tradicionais da esquerda e a cooptação de grande parte dela às forças da ordem e do modelo político e econômico dominante.

Algumas situações não poderão ser revertidas por causa do calendário eleitoral e dos prazos para as convenções. Mas outras ainda podem ser evitadas se houver compreensão e flexibilidade de tod@s @s envolvid@s. E também não podemos, sob pena de agredir a nossa horizontalidade, impôr escolhas aos nossos companheiros. Nosso parâmetro deve ser sempre Horizontalidade + Carta Cidadanista!

Mas, por outro lado, a RAiZ também não tem muito tempo. Já desencadeamos o processo de colheita de assinaturas para nossa legalização e é natural que o espaço criado pelas eleções seja aproveitado para dar visibilidade às nossas propostas e para nos posicionarmos melhor para esse processo.

As eleições agora colocam o sério risco de posicionarmos, em alguns lugares, nossa campanha de legalização em espaços compartilhados com forças políticas reacionárias e conservadoras. Na compreensão consensual d@s membros da RAiZ do Distrito Federal a mera possibilidade de isso ocorrer irá marcar para sempre a nossa história, a qual ainda é bem curta, com um estigma que será muito difícil de ser superado - principalmente quando se observa que a RAiZ tem sua origem na degeneração prematura de uma organização que também carregava em si a promessa de ser o novo na paisagem política do Brasil.

Feitas todas essas considerações, o conjunto da RAiZ do Distrito Federal gostaria de sugerir à Teia Nacional a seguinte resolução:

  1. A RAiZ participa dessas eleições como uma nova força política que carrega como sua característica fundante o fato de ser, ao mesmo tempo, um partido e um movimento, se inserindo no debate político como parte inovadora da grande e antiga tradição da esquerda anticapitalista. Movimentando homens e mulheres em sua diversidade sexual, étnica, cultural para a transformação da sociedade. Sua novidade não está em apagar as diferenças ideológicas que marcam as lutas no capitalismo e sim, no modo como atuamos na sociedade e nos princípios que servem de base à nossa atuação como partido e como movimento: Ubuntu, Teko Porã, Ecossocialismo. Somos esquerda e continuamos esquerda, aprofundando nossos laços com o nosso lugar, com as tradições de nossos povos indígenas, com nossas raízes africanas, aqui trazidas à força, e com o planeta Terra. 1.1. A Esfera Nacional designará pessoa grupo que terá como objetivo dialogar com os grupos locais que, por alguma razão, estejam atuando em desarmonia com a Carta Cidadanista
  2. Nos municípios em que houver coligações ou apoios, por parte de grupos que atualmente constróem a RAiZ, a candidaturas marcadas pela presença de partidos golpistas, fundamentalistas, conservadores e reacionários, a campanha de colheita de assinaturas não será realizada enquanto houver campanha eleitoral, a fim de evitar identificações equivocadas da RAiZ com projetos que são absolutamente opostos aos dela e contra os quais ela se bate no dia a dia nos movimentos sociais;
  3. Nos municípios onde houver filiações solidárias de candidatos da RAiZ, nos quais o partido hospedeiro participar de coligações como as acima mencionadas, @ candidat@ se absterá de usar qualquer simbologia da RAiZ e de fazer qualquer referência à RAiZ durante sua campanha;
  4. A RAiZ, oficialmente e através de seus pré-filiados , não participará em nenhuma administração municipal compartilhada com partidos de direita (PSDB, DEM, PSD, PP, PSC, PR, PPS entre outros). Se pessoas identificadas com a RAiZ assumirem cargos de confiança nessas circunstâncias, terão de fazê-lo em caráter pessoal e deverão se abster de participar das instâncias da RAiZ e de falar em seu nome enquanto tal situação perdurar;

Parecem medidas duras, mas são medidas de proteção. A RAiZ ainda é uma raiz pequena e frágil, sem uma organização sólida, com muitos ativistas com experiências as mais diversas e que nem sempre convergem.

Por fim, fazemos um apelo para aquelas pessoas que de boa fé ingressaram em agrupamentos que conduzem uma política diamteralmente posta à Carta Cidadanista que releiam esta Carta, que releiam o estatuto, que observem o comportamento majoritário da RAiZ nacionalmente e reflitam se aqui é realmente o lugar onde desejam estar e se a RAiZ é aquilo que gostariam de construir.

LFC

Leandro Freitas Couto Wed 20 Jul 2016 9:18PM

Vou colocar em perguntas para nossa reflexão, com minhas respostas para cada uma delas. Penso que todxs devemxs nos posicionar:
1. É aceitável a vinculação da RAiZ com coligações que envolvam partidos de direita? Eu acho que não, e explicitaria com quais partidos a RAiZ poderia participar de coligações. PSOL, PDT, PT, PSB, REDE, PSTU, PCdoB, PCB,

2. O Corte deve ser o mesmo para as cidades menores? Sim.
3. O que fazer em relação a jardineirxs que foram acolhidxs em legendas que resolveram se coligar a esses partidos? acho que tem duas opções: a) não vincular o nome da RAiZ em suas candidaturas; b) Se posicionar independente do partido, cravando a posição contrária à coligação. Em caso de eleito, x candidatx não deve participar ou indicar ninguém no governo da coalizão.

SC

Samuel Cavalcante Wed 20 Jul 2016 9:36PM

A primeira pergunta já caducou...Como Jesus disse: "tudo está consumado".
Na terceira eu agregaria: c) não haverá, nesses municípios, colheita de assinaturas para legalização da RAiZ durante a campanha eleitoral.

LFC

Leandro Freitas Couto Wed 20 Jul 2016 9:42PM

Não. a primeira pergunta se conecta com a terceira. Onde pessoas da RAiZ estão em partidos que participam de coligações fora desse espectro, eles não poderiam usar o nome da RAiZ. A RAiZ não reconhece essas alianças.. Em verdade, alterei a pergunta 1, seguindo sugestão do @gabrielrolemberg , mas não alterei a 3. teria que alterar para coligações que contemplem outros partidos fora dessa lista....

MB

Milena Bendazzoli Wed 20 Jul 2016 10:27PM

Acompanhei o debate quente na Teia virtual, não sei o que aconteceu no Telegram. O que percebi é que o pessoal do Ceará é muito evasivo quando fala de suas alianças. A partir do debate no loomio não consigo saber em que ponto estão essas negociações, mas é claro que o pessoal do Ceará está usando o argumento da horizontalidade para ocultar uma falta de transparência.

Eu concordo com o que foi colocado pelo nosso grupo (DF) no debate até o momento. Essas alianças descaracterizam o projeto que estamos construindo. Não sei se vamos ter como mudar o que estão fazendo, mas acho fundamental fazer esse debate, ele é constituidor da nossa identidade. Mas eu tenho dúvidas sobre como fazer esse debate. Acho que definir uma regra pode gerar reações e acirrar as coisas. Minha estratégia seria radicalizar a transparência do debate, chamando o pessoal do Ceará a demonstrar porque essa aliança foi o caminho escolhido para fazer reais os princípios da carta cidadanista.

LFC

Leandro Freitas Couto Thu 21 Jul 2016 12:17AM

Milena, pra mim tá claro. Eles escolheram pela lógica eleitoreira. foram pro PPL simplesmente pq acham que terão mais chance de se eleger e pq querem se manter no governo do atual prefeito. o PSOL é oposição ao atual prefeito, então não cogitaram...

SC

Samuel Cavalcante Thu 21 Jul 2016 1:31AM

Minha dúvida é o que fazer nessa situação...Por que o Ronaldo e outros ficam falando da autonomia dos circulos...e é isso mesmo?? vou dar uma relida no estatuto e ver como se pode vislumbrar uma saida...

SC

Samuel Cavalcante Fri 22 Jul 2016 10:14AM

Acordei de madrugada e atualizei o texto

SC

Samuel Cavalcante Fri 22 Jul 2016 12:57PM

o último parágrafo estou em dúvida...não sei se fica bem...

CB

Caio Barros Fri 22 Jul 2016 3:01PM

"Por fim, fazemos um apelo para aquelas pessoas que de boa fé ingressaram em agrupamentos que conduzem uma política diamteralmente posta à Carta Cidadanista que releiam esta Carta, que releiam o estatuto, que observem o comportamento majoritário da RAiZ nacionalmente e reflitam se aqui é realmente o lugar onde desejam estar e se a RAiZ é aquilo que gostariam de construir".

Para além de um projeto de poder, a Raiz quer promover e estar inserida em um projeto de transformação social, cultural e econômica do Brasil. Nossos princípios, portanto, devem ser reforçados a cada armadilha que a política pragmática queira nos colocar. É preciso reafirmar nossa consistência moral e ideológica para não cairmos no mesmo balaio de legendas que tornaram a política tão repugnante aos olhos do povo. Obviamente não queremos ser puristas, ingênuos ou sectários, mas queremos adotar práticas diferentes daquelas que tanto macularam a imagem de instituições fundamentais para uma sociedade democrática. Por um amplo diálogo com partidos e movimentos de esquerda para avançar transformações fundamentais nesse país. Em relação aos partidos e movimentos de direita, buscamos o confronto de ideias, o debate democrático, a luta política, o avanço contra a manutenção dos privilégios, a ruptura do status quo. Coligar com esse pessoal, jamais!

MB

Milena Bendazzoli Fri 22 Jul 2016 3:43PM

Eu pensei esse documento com outro caráter. Da forma como ele está, dialoga apenas com outros membros da Raiz e se limita ao momento, às demandas urgentes das coligações. Eu preferiria um documento mais amplo, que mencionasse a necessidade de coerência nas nossas coligações, mas que fosse principalmente uma afirmação da nossa identidade, algo que pudéssemos apresentar a qualquer pessoa interessada em saber qul o diferencial da Raiz

Load More