Nota sobre postura de Eduardo Cunha

O partido da internet não possui posição oficial sobre o tema aborto. Nossas posições são tomadas através de processos democraticos internos que envolvem uma intensa pesquisa sobre os temas e extensos debates. Por sermos pautados pelos principios da elaboração de políticas públicas eficientes e do uso do conhecimento científico na tomada de decisões, não fazemos uso do alinhamento ideológico automático o que demanda um maior tempo para elaborarmos nossos posicionamentos de forma responsável.
Temos, no entanto, uma visão clara sobre o funcionamento adequado da Democracia. E pautados por essa visão entendemos o posicionamento do Presidente da Câmara como equivocado e anti-democrático. Por mais alto que seja o cargo de um representante político e por maior que seja a força de suas convicções pessoais, nada justifica que seu poder e seu julgamento individul interfiram no andamento normal do processo democrático, conforme jurídicamente estabelecido. O legislativo deve servir aos interesses do povo e não de qualquer indivíduo que nele atue. Dessa forma todos os temas de iniciativa dos representates políticos devem ser debatidos conforme as regras regimentais e a conveniencia da casa. Nenhum deputado, nem mesmo o presidente da camâra, deve usar seu juizo moral subjetivo sobre as pautas propostas para vetar o debate. Ele terá direito a manifestar-se no momento adequado e votar contra ou a favor de qualquer tema. Vetar o debate é um afronte direto a democracia.
A situação é agravada pelo fato do Deputado Eduardo Cunha usar sua orientação religiosa como motivação para vetar o debate sobre a legalização do aborto. Vivemos em um país laico. A leicidade de nossas instituições são a única coisa que garantem ao senhor Eduardo Cunha a mais completa liberdade para professar a fé que quiser, e fazê-lo publicamente, sem chance de reprimendas pela força do Estado. Ao misturar a política com a religião o Presidente da camâra atenta contra a própria liberdade.
Por fim, gostariamos de deixar claro nosso entendimento que qualquer que sejam as pautas ou temas debatidos, a conclusão mais adequada, a solução mais eficiente, o bem geral para o povo basileiro, só será conseguido através do debate livre. Pelos caminhos institucionais aprovados. No caminho da mais completa legalidade. O Partido da Internet jamais concordará com o uso de métodos autocráticos na condução da atividade política qualquer que sejam os motivos para tal. Seremos contra tais ações ainda que esses atos supostamente beneficiem a nós, enquanto instituição, alguma de nossas pautas de defesa ou um de nossos aliados políticos. O custo de permitir esse tipo de ataque as intituições democráticas é alto demais e não é justificável por qualquer suposto ganho pessoal ou coletivo.

Poll Created Wed 25 Feb 2015 10:57PM
Publicar? Closed Sat 28 Feb 2015 10:05PM
Publicar?
Results
Results | Option | % of points | Voters | |
---|---|---|---|---|
|
Agree | 100.0% | 4 |
![]() ![]() ![]() |
Abstain | 0.0% | 0 | ||
Disagree | 0.0% | 0 | ||
Block | 0.0% | 0 | ||
Undecided | 0% | 29 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
4 of 33 people have participated (12%)
Luiz Ricardo
Thu 26 Feb 2015 1:30PM
Perfeito!

Fernando Nunes
Thu 26 Feb 2015 3:19PM
Ótimo texto mesmo.

Fernando Mendes Sun 1 Mar 2015 4:29AM
O texto esta muito bom. Eu tiraria somente essa parte"Pelos caminhos institucionais aprovados. No caminho da mais completa legalidade.", pois fica robotizado.
Rodrigo Rey · Wed 25 Feb 2015 10:26PM
Nada a acrescentar por mim publica.