Loomio
Wed 25 Feb 2015 9:04PM

Nota sobre postura de Eduardo Cunha

MBL Mateus Bispo Leal Public Seen by 180

O partido da internet não possui posição oficial sobre o tema aborto. Nossas posições são tomadas através de processos democraticos internos que envolvem uma intensa pesquisa sobre os temas e extensos debates. Por sermos pautados pelos principios da elaboração de políticas públicas eficientes e do uso do conhecimento científico na tomada de decisões, não fazemos uso do alinhamento ideológico automático o que demanda um maior tempo para elaborarmos nossos posicionamentos de forma responsável.
Temos, no entanto, uma visão clara sobre o funcionamento adequado da Democracia. E pautados por essa visão entendemos o posicionamento do Presidente da Câmara como equivocado e anti-democrático. Por mais alto que seja o cargo de um representante político e por maior que seja a força de suas convicções pessoais, nada justifica que seu poder e seu julgamento individul interfiram no andamento normal do processo democrático, conforme jurídicamente estabelecido. O legislativo deve servir aos interesses do povo e não de qualquer indivíduo que nele atue. Dessa forma todos os temas de iniciativa dos representates políticos devem ser debatidos conforme as regras regimentais e a conveniencia da casa. Nenhum deputado, nem mesmo o presidente da camâra, deve usar seu juizo moral subjetivo sobre as pautas propostas para vetar o debate. Ele terá direito a manifestar-se no momento adequado e votar contra ou a favor de qualquer tema. Vetar o debate é um afronte direto a democracia.
A situação é agravada pelo fato do Deputado Eduardo Cunha usar sua orientação religiosa como motivação para vetar o debate sobre a legalização do aborto. Vivemos em um país laico. A leicidade de nossas instituições são a única coisa que garantem ao senhor Eduardo Cunha a mais completa liberdade para professar a fé que quiser, e fazê-lo publicamente, sem chance de reprimendas pela força do Estado. Ao misturar a política com a religião o Presidente da camâra atenta contra a própria liberdade.
Por fim, gostariamos de deixar claro nosso entendimento que qualquer que sejam as pautas ou temas debatidos, a conclusão mais adequada, a solução mais eficiente, o bem geral para o povo basileiro, só será conseguido através do debate livre. Pelos caminhos institucionais aprovados. No caminho da mais completa legalidade. O Partido da Internet jamais concordará com o uso de métodos autocráticos na condução da atividade política qualquer que sejam os motivos para tal. Seremos contra tais ações ainda que esses atos supostamente beneficiem a nós, enquanto instituição, alguma de nossas pautas de defesa ou um de nossos aliados políticos. O custo de permitir esse tipo de ataque as intituições democráticas é alto demais e não é justificável por qualquer suposto ganho pessoal ou coletivo.

https://pad.riseup.net/p/Eduardo_Cunha_aborto

RR

Rodrigo Rey Wed 25 Feb 2015 10:26PM

Nada a acrescentar por mim publica.

MBL

Poll Created Wed 25 Feb 2015 10:57PM

Publicar? Closed Sat 28 Feb 2015 10:05PM

Publicar?

Results

Results Option % of points Voters
Agree 100.0% 4 MBL FN LR RR
Abstain 0.0% 0  
Disagree 0.0% 0  
Block 0.0% 0  
Undecided 0% 29 FM PDI AF MRM GM FDO JDO RJG DM RH LF RBN LDO RSD LO JRV CHD WFS APD D

4 of 33 people have voted (12%)

LR

Luiz Ricardo
Agree
Thu 26 Feb 2015 1:30PM

Perfeito!

FN

Fernando Nunes
Agree
Thu 26 Feb 2015 3:19PM

Ótimo texto mesmo.

FM

Fernando Mendes Sun 1 Mar 2015 4:29AM

O texto esta muito bom. Eu tiraria somente essa parte"Pelos caminhos institucionais aprovados. No caminho da mais completa legalidade.", pois fica robotizado.