Loomio
Sun 10 Jul 2016 9:30PM

Ecossocialismo DF

ML Mauricio Laxe Public Seen by 13

Esse é um dos conceitos básicos da Raiz. Esse grupo destina-se a promover o estudo, a reflexão, a difusão, o debate, a articulação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do "conceito ecossocialista" no âmbito político, técnico, filosófico e pragmático; O Grupo tem também como objetivo, integrar as pessoas interessadas com o conceito, assim como de promover uma dialogo coletivo e estimulante para analises conjunturais e formulações políticas, baseadas neste e nos demais conceitos da RAIZ. Da mesma forma, o Grupo poderá ainda promover,ações e atividades políticas e socioambientais sobre o "Ecossocialismo" e suas relações e proposições e possíveis posicionamentos, diante dos mais diversos temais e políticas publicas.

BDO

Bruna de Oliveira Mon 11 Jul 2016 3:30AM

Oi, @mauriciolaxe1!

Eu acho a ideia ótima! Tu pensou em como operacionalizar esse grupo? Se articulado a algum círculo ou ele mesmo seria um? Existem leituras mínimas que precisamos fazer para nos apropriarmos desse tema, tu coloca aqui pra gente?

Obrigada! =)

AD

André Dutra Fri 15 Jul 2016 1:42PM

Bacana, Maurício! Sou de Brasília e agora morando na Suécia onde vou iniciar meu mestrado neste semestre em História Global do Meio-Ambiente (pegando algumas/muitas cadeiras de Desenvolvimento Sustentável). A ideia é focar na proposta ecossocialista, sua construção e possíveis futuras aplicações. Vamos que vamos!

LFC

Leandro Freitas Couto Fri 15 Jul 2016 3:36PM

Achei um texto que fala do decrescimento. O sujeito que escreve mora em brasília, podemos fazer um debate. Para mim, a primeira questão a ser respondida é como resolvemos o problema da inclusão social num modelo de sociedade ecossocialista para um país em desenvolvimento como o Brasil? Como você responderia a isso, @mauriciolaxe1

http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/para-compreender-o-201cdecrescimento201d-3687.html

GR

Gabriel Rolemberg Fri 15 Jul 2016 6:02PM

Legal a ideia do grupo Mauricio, reitero o pedido de leituras.

Leandro, interessante esse texto. A ideia de decrescimento é desafiadora. Sobre sua questão, li recentemente um livro do Celso Furtado, chamado "O mito do desenvolvimento", que faz uma abordagem crítica do desenvolvimentismo para os países periféricos como o Brasil, e, apesar de ser da década de 70, já coloca a questão ambiental no debate. Resumindo bastante, no livro Furtado faz uma defesa de uma independência dos países subdesenvolvidos frente aos países ricos pra que possam ter autonomia política e econômica na estruturação de sua produção de acordo com as necessidades da maioria excluída de suas populações. O argumento não foge da necessidade de crescer, porque não sai dos marcos do capitalismo e talvez também por ter como objeto realidades que precisam de transformações estruturais, mas trata a questão de uma maneira crítica.

O tema do meu mestrado é desenvolvimento, então também por isso acho que vai ser muito interessante participar de diálogos por aqui!

CB

Caio Barros Fri 15 Jul 2016 8:44PM

Importante debate. Preciso de muito mais azeite (leituras) para pode saboreá-lo. Inicialmente, creio que o ecossocialismo não tem muita relação com o decrescimento. Tendo a não gostar da ideia de decrescimento principalmente por levar em conta as preocupações do Leandro: a enorme desigualdade material brasileira e a concentração de renda. No livro de Picketty, O Capital no século XXI, notamos que em momentos de baixo crescimento a concentração econômica tende a aumentar, o que gera mais desigualdade. Segundo ele, o baixo crescimento leva a que os ganhos do rentismo (capital) superem os ganhos do trabalho. Ele comprovou essa tese por meio de uma pesquisa histórica de mais de 200 anos. O livro denuncia o baixo crescimento atual do ocidente e a tendência alarmante de concentração de renda. Com esse argumento, eu já refuto a tese do decrescimento de cara.

Realidade: Nesse momento vivemos sob o capitalismo e para superar a espiral de desigualdade e crise, considero que o modelo- que eu ainda tenho que conhecer muito mais- do novodesenvolvimentismo de Bresser Pereira pode dar algum alento à indústria brasileira, dinamizando nossa economia e criando empregos com maior necessidade de qualificações.

Sonho e busca: mas é óbvio que atualmente o modelo capitalista está em profunda agonia e nunca foi tão devastador e concentrador. Para superá-lo, precisamos de uma teoria econômica, uma teoria política e uma revolução cultural. Não creio que a ideia de decrescimento seja uma boa teoria. O ecossocialismo- que eu preciso entender muito mais- sim. Nossa bandeira de ecossocialismo tem que focar em mudanças culturais, críticas ao consumismo, ao individualismo, ao capitalismo. O Estado deve continuar a ser fundamental para controlar o apetite capitalista e deveria, junto com a sociedade, dar suporte a uma mudança nos controles dos meios de produção. É ai que surge uma democracia digna do século XXI, onde as decisões das escolas, das fábricas e dos congressos sejam deliberadas por todos os interessados.
Acho que apenas uma teoria democrática vai induzir a economia a operar de um modo que contraria as práticas capitalistas. Por uma democracia do século XXI que fabrique uma mudança cultural em direção ao ecossocialismo, onde a terra e a humanidade não paguem o preço de um falso progresso.

LFC

Leandro Freitas Couto Sun 17 Jul 2016 11:51AM

foi criado um tópico de ecossocialismo na teia nacional. todos viram?

https://www.loomio.org/d/cw3JKxPU/um-passo-frente-c-rculo-ecossocialista

ML

Mauricio Laxe Mon 18 Jul 2016 12:14PM

Estou preparando uma pequena bibliografia e textos para subsidiar o debate, devo coloca-los em poucos dias, ok

Em 11 de julho de 2016 00:30, Bruna de Oliveira (Loomio) escreveu:

Bruna de Oliveira mentioned you while discussing "Ecossocialismo DF"

Oi, @mauriciolaxe1!

Eu acho a ideia ótima! Tu pensou em como operacionalizar esse grupo? Se articulado a algum círculo ou ele mesmo seria um? Existem leituras mínimas que precisamos fazer para nos apropriarmos desse tema, tu coloca aqui pra gente?

Obrigada! =)

Reply to this email directly or view it on www.loomio.org ( https://www.loomio.org/ahoy/messages/I4TSfZTtsK0MyefXIXXG0tAp2e5dVIE9/click?signature=326ebe343b60d0d010695a20a44387d12bb9457c&url=https%3A%2F%2Fwww.loomio.org%2Fd%2F0CmgVau9%2Fecossocialismo-df%3Futm_campaign%3Dthread_mailer%26utm_medium%3Demail%26utm_source%3Duser_mentioned%23comment-1072995 ).

Change your email preferences ( https://www.loomio.org/email_preferences?unsubscribe_token=JvCN1-WL6pZCfwAzkLw2&utm_campaign=thread_mailer&utm_medium=email&utm_source=user_mentioned ) to unsubscribe from these emails.

BDO

Bruna de Oliveira Sun 21 Aug 2016 1:54PM

@mauriciolaxe1 estou no aguardo das leituras.
Pelo menos uma para darmos um início nas conversas.

O grupo será feito apenas por aqui? Não digo que devamos ter momentos presenciais, mas usar a ferramenta do meet que usamos para as reuniões pode ser bom. :)

@caiobarros eu não sei se concordo contigo, porque não sei se a compreensão sobre decrescimento nos é comum e/ou minimamente similar. Decrescimento não é sinônimo de não crescer. Enfim... acho que é um tema legal de lermos e debatermos.

Abraços!